OGN3SA0

SEMINÁRIO ONLINE

A CLÍNICA PSICANALÍTICA
DE FRANÇOISE DOLTO

Cibele Scarpelin

O conceito da Imagem Inconsciente do corpo foi elaborado durante mais de 40 anos de prática clínica psicanalítica. Dolto é uma das mulheres pioneiras no tratamento de crianças e retomar sua clínica permite a possibilidade de construir uma prática criativa perante as novas manifestações sintomáticas.

Nos propomos pensar o corpo em psicanálise a partir dos casos clínicos, seu encaminhamento e seu desfecho. Nesse percurso destacaremos as ferramentas técnicas como o brincar, o pagamento da sessão, a sexualidade infantil, o relacionamento com os pais e as instituições.

 

               O trabalho de Françoise Dolto, uma das personagens mais populares da psicanálise francesa, é reconhecido e admirado na clínica com as crianças, nas instituições, frequentando conferências e com o trabalho radiofônico.

               Nascida em 1908, se formou em medicina e publica em 1939 uma tese sobre as relações entre a psicanálise e a pediatria. Queria ser “médica de educação” e encontrou na psicanálise uma forma de elaborar a culpa pela morte da irmã e enfrentar a mãe, que manifestava claramente que não queria que a filha fosse médica.

               Em uma comissão da Sociedade Francesa de Psicanálise que investiga a prática de Lacan e Dolto, ela é considerada uma psicanalista que tem “intuição demais” e que provoca uma transferência selvagem nos pacientes e alunos, devendo, portanto, manter-se afastada dos jovens. Mas, o fato é que podemos acompanhar através das publicações de seus seminários e de seus livros que a clínica de Dolto é original em relação ao seu trabalho com crianças e na elaboração de suas teorias.

               Proponho, no Seminário sobre a clínica de Françoise Dolto, acompanhar o trabalho dessa psicanalista através da leitura de seu livro “A Imagem Inconsciente do Corpo”, mas também trazendo a contribuição de outras passagens de seus livros. O livro escolhido para a leitura tem o objetivo de trabalhar com os conceitos que perpassam toda a obra de Dolto, como a imagem inconsciente do corpo, a linguagem, o estádio do espelho e fazer a leitura de alguns casos clínicos, como o caso Dominique por exemplo.

               Portanto, o seminário é destinado a psicólogos, psicanalistas, assistentes sociais, professores e a todos que se dedicam e tem interesse no trabalho com as crianças e adolescentes e com a prática clínica em geral.

Inscreva-se e participe conosco deste seminário com a psicanalista e filósofa Cibele Scarpelin!

question.png

interaja ao vivo

Aulas ao vivo com interação real com a psicanalista Cibele Scarpelin

laptop.png

PORTAL DE ENSINO

Os inscritos terão acesso ao exclusivo portal de ensino do Instituto ESPE

certificado (3).png

CERTIFICADO

Certificado de conclusão de 12 horas/aula para os alunos que participarem do curso

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. A Pequena Marette: Percurso e história de Françoise Dolto - 15/08

2. A Imagem Inconsciente do Corpo: A construção da imagem do corpo infantil - 29/08

3. A Imagem Inconsciente do Corpo: As castrações e etapas da infância - 12/09

4. A Imagem Inconsciente do Corpo: o espelho - 26/09

5. A importância da linguagem nas etapas da infância - 17/10

6. Caso clínico: Caso Léon e Caso Marc - 31/10

7. Caso clínico: Caso Dominique - 21/11

8. Finalização: o trabalho clínico de Dolto com crianças, adolescentes, adultos e em instituições - 28/11

METODOLOGIA

As aulas serão online, ao vivo, pelo Zoom, em média duas vezes por mês das 19:00 às 20:30.  As aulas ficarão gravadas e disponíveis em nosso portal de ensino. Os alunos matriculados terão acesso ao portal por 90 dias após a conclusão do curso. A plataforma conta com centenas de cursos, aulas e lives extras disponíveis, contabilizando mais de 300 horas/aula de conteúdo, além de diversas ferramentas de interação com os docentes e alunos matriculados.

GARANTA A SUA VAGA!

Apenas 15 vagas no valor promocional. Faça sua matrícula e garanta a sua!

GARANTA JÁ!

NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE

Faça já sua inscrição!

R$ 220,00 ou 4x de R$55,00

Após confirmado o pagamento você receberá seu acesso ao portal em até 1 dia útil!

DÚVIDAS

Ainda ficou com dúvidas? Entre em contato com um de nossos representantes!

ANALISTA DOCENTE

Cibele 08_1_JPG.webp

Cibele Scarpelin

Sou psicanalista e professora de filosofia. Já trabalhei com crianças em uma ONG e trabalho atualmente na minha clínica particular. Estudo a clínica de Françoise Dolto desde o início da minha formação como analista há dez anos.