
![]() |
---|
SEMINÁRIO
A CLÍNICA DO AUTISMO NA HIPÓTESE
DA QUARTA ESTRUTURA
Programa de Investigação Psicanalítica do Autismo - PIPA (e rabiola)
Embora Jacques Lacan tenha falado muito pouco especificamente de autismo
em sua obra, seu ensino nos orienta categoricamente para que escutemos os autistas.
A forma de a psicanálise entender um tratamento em relação a qualquer sujeito é a partir do caso a caso. Vale ressaltar que, embora isto fale de algo da ordem do singular, da maneira própria que cada um tem de estar no mundo, este um a um é, sobretudo, uma forma de funcionamento psíquico. Isto quer dizer que, tanto um autista não funciona como outro autista, como ele não funciona como qualquer outro sujeito de outra estrutura psíquica. Trata-se, portanto, de um enlaçamento entre um universal da estrutura psíquica e a singular forma de funcionar de cada um. A sutileza deste enlaçamento justifica todo um campo de pesquisa.
Não consideramos o autismo uma doença ou uma deficiência, mas se insere entre as estruturas psíquicas como uma psicopatologia. Assim, se não é uma doença, não temos que buscar uma cura, mas um tratamento, ou vários. Tratar é oferecer melhores condições de vida, mesmo subjetiva. Temos, pois, uma forma própria de diagnosticar o autismo, baseada em parâmetros que dizem de nosso aparato conceitual.
O PIPA (e rabiola), criado em 2013, é um dos Programas gerenciados pela OSCIP Núcleo de Referência. O campo de investigação do PIPA (e rabiola) é pautado na orientação lacaniana do Campo freudiano, em especial, na de Jean-Claude Maleval, cuja maior baliza de pesquisa está na hipótese de que, partindo do proposto por Rosine e Robert Lefort, o autismo é uma quarta estrutura psíquica, além das conhecidas: neurose, psicose e perversão. Mas isto são as nossas premissas teóricas. Há outras dentro do próprio Campo freudiano, e outras tantas, entre os psicanalistas de diferentes orientações.
Para a Psicanálise de orientação lacaniana, é fundamental toda uma investigação diagnóstica para que se possa permitir uma leitura clara das formas de funcionamento autístico.
Não perca este Seminário Clínico onde discutiremos sobre Autismo, com o Programa de Investigação Psicanalítica do Autismo - PIPA ( e rabiola). Faça sua inscrição e participe ao vivo!

interaja ao vivo
Participe e interaja ao vivo com os psicanalistas docentes

PORTAL DE ENSINO
Os inscritos terão acesso ao exclusivo portal de ensino do Instituto ESPE
.png)
CERTIFICADO
Certificado de conclusão de 8 horas/aula para os alunos que participarem do curso
METODOLOGIA
Serão 4 encontros ao vivo (online) no dia 03/06 às 19:00 e nos dias 10/06, 24/06 e 01/07 das 14:00 às 16:00. O curso será coordenado e ministrado pelo Programa de Investigação Psicanalítica do Autismo - PIPA ( e rabiola).
O Seminário será composto por exposições de casos clínicos, portanto, as aulas não serão gravadas, os interessados participarão de uma breve seleção e os matriculados deverão assinar um termo de sigilo.
Os alunos matriculados terão acesso ao portal de ensino por 30 dias após a conclusão do curso. A plataforma conta com diversos cursos e aulas extras disponíveis, além de diversas ferramentas de interação com outros alunos matriculados!
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1) Aula aberta - Autismo: uma quarta estrutura psíquica? - (03/06)
Bartyra Ribeiro de Castro
2) A transferência no autismo - (10/06)
Rachel Amin
3) Borda Autística (duplo, ilha de competência e objeto autístico) - (24/06)
Renata Tavares
4) O trabalho com pais de crianças autistas e a escola - (01/07)
Mariana Lombardi e Juliana Vieira
GARANTA A SUA VAGA!
Garanta a sua vaga e estude com grandes nomes da psicanálise. Turma limitada!
NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE
R$ 180,00 até
6x de R$ 32,88
Após a inscrição você receberá um e-mail
de confirmação
DÚVIDAS
Ainda ficou com dúvidas? Faça sua pré-inscrição e aguarde o contato de um de nossos representantes!
DOCENTES
.jpeg)
Rachel Amim
Rachel Amin, Psicóloga pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora Minas Gerais. Maîtrise em Psicopatologia em Paris V. Sorbonne -Paris-França. Especialista em Teoria Psicanalítica pela Universidade Estácio de Sá RJ: Fundamentos da Psicanálise de Freud a Lacan. Membro da Escola Brasileira de Psicanálise\Associação Mundial de Psicanálise. RJ. Cocriadora, coordenadora e supervisora do PROGRAMA DE INVESTIGAÇÃO PSICANALÍTICA DO AUTISMO - PIPA (e rabiola), em 2013, com frentes de pesquisa em Vitória – ES, Teresópolis – RJ, Rio de Janeiro – RJ, Campina Grande – PB, São Paulo – SP e Teixeira de Freitas – BA. Coordenadora do Programa de Investigação Psicanalítica do Autismo -PIPA (e rabiola) Teresópolis – RJ.

Renata Tavares
Renata Tavares Imperial, Psicanalista, pesquisadora do Programa de Investigação Psicanalítica do Autismo - PIPA (e rabiola) Vitória - ES. Correspondente da Seção Leste-Oeste da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP-LO). Graduada em Psicologia e Mestre em Psicologia Institucional pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ. Atua no CAPSi da Prefeitura Municipal de Vitória/ES e no consultório particular.

Mariana Lombardi
Mariana Rossoni Lombardi, Psicanalista, graduada em Psicologia pela Universidade de Vila Velha - ES, especialista em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do ES, pesquisadora do PIPA (e rabiola) Vitória – ES. Atua no consultório particular.

Juliana Vieira
Juliana Moysés Vieira, Psicanalista, Membro da Instituição Psicanálise & Cultura, Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo, Pós-graduada em Psicologia Clínica e da Família – Faculdade Saberes, Pesquisadora do Programa de Investigação Psicanalítica do Autismo - PIPA (e rabiola) Vitória - ES, foi psicóloga na APAE de Vitória, atua no acompanhamento e assistência escolar, no campo da educação infantil. Acompanhamento e Experiência clínica de 15 anos no atendimento a crianças, adolescentes e adultos. Clínica também voltada ao cuidado de pessoas com condições especiais, como deficiência intelectual, física, neurológica ou autismo, incluindo escuta e apoio familiar.

Bartyra Ribeiro de Castro
Bartyra Ribeiro de Castro, Psicanalista, Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo, Membro da Escola Brasileira de Psicanálise / Associação Mundial de Psicanálise. Fundadora as OSCIP Núcleo de Referência me 2005, Cocriadora, coordenadora e supervisora do PROGRAMA DE INVESTIGAÇÃO PSICANALÍTICA DO AUTISMO - PIPA (e rabiola), em 2013, com frentes de pesquisa em Vitória – ES, Teresópolis – RJ, Rio de Janeiro – RJ, Campina Grande – PB, São Paulo – SP e Teixeira de Freitas – BA. Responsável pela formação dos professores da rede pública municipal de Vitória quanto ao acolhimento e sustentação do ensino de crianças autistas, através dos projetos AUTISMO NO CINEMA e ESSE UM: CLUBE DO LIVRO SOBRE O AUTISMO, do PIPA (e rabiola). Coorganizadora dos livros: QUEM É MEU ALUNO?, DIÁRIOS DE BORDO e NÃO SEM ELES, juntamente com Ana Lúcia Sodré de Oliveira. Coordenadora do Programa de Investigação Psicanalítica do Autismo -PIPA (e rabiola) Vitória – ES e Teixeira de Freitas – BA.