OGN3SA0

SEMINÁRIO

A CLÍNICA DO AUTISMO NA HIPÓTESE
DA QUARTA ESTRUTURA

Programa de Investigação Psicanalítica do Autismo - PIPA (e rabiola)

Embora Jacques Lacan tenha falado muito pouco especificamente de autismo

em sua obra, seu ensino nos orienta categoricamente para que escutemos os autistas.

 

A forma de a psicanálise entender um tratamento em relação a qualquer sujeito é a partir do caso a caso. Vale ressaltar que, embora isto fale de algo da ordem do singular, da maneira própria que cada um tem de estar no mundo, este um a um é, sobretudo, uma forma de funcionamento psíquico. Isto quer dizer que, tanto um autista não funciona como outro autista, como ele não funciona como qualquer outro sujeito de outra estrutura psíquica. Trata-se, portanto, de um enlaçamento entre um universal da estrutura psíquica e a singular forma de funcionar de cada um. A sutileza deste enlaçamento justifica todo um campo de pesquisa.

Não consideramos o autismo uma doença ou uma deficiência, mas se insere entre as estruturas psíquicas como uma psicopatologia. Assim, se não é uma doença, não temos que buscar uma cura, mas um tratamento, ou vários. Tratar é oferecer melhores condições de vida, mesmo subjetiva. Temos, pois, uma forma própria de diagnosticar o autismo, baseada em parâmetros que dizem de nosso aparato conceitual.

O PIPA (e rabiola), criado em 2013, é um dos Programas gerenciados pela OSCIP Núcleo de Referência. O campo de investigação do PIPA (e rabiola) é pautado na orientação lacaniana do Campo freudiano, em especial, na de Jean-Claude Maleval, cuja maior baliza de pesquisa está na hipótese de que, partindo do proposto por Rosine e Robert Lefort, o autismo é uma quarta estrutura psíquica, além das conhecidas: neurose, psicose e perversão. Mas isto são as nossas premissas teóricas. Há outras dentro do próprio Campo freudiano, e outras tantas, entre os psicanalistas de diferentes orientações.

Para a Psicanálise de orientação lacaniana, é fundamental toda uma investigação diagnóstica para que se possa permitir uma leitura clara das formas de funcionamento autístico.

Não perca este Seminário Clínico onde discutiremos sobre Autismo, com o Programa de Investigação Psicanalítica do Autismo - PIPA ( e rabiola). Faça sua inscrição e participe ao vivo!

question.png

interaja ao vivo

Participe e interaja ao vivo com os psicanalistas docentes

laptop.png

PORTAL DE ENSINO

Os inscritos terão acesso ao exclusivo portal de ensino do Instituto ESPE

certificado (3).png

CERTIFICADO

Certificado de conclusão de 8 horas/aula para os alunos que participarem do curso

METODOLOGIA

Serão 4 encontros ao vivo (online) no dia 03/06 às 19:00 e nos dias 10/06, 24/06 e 01/07 das 14:00 às 16:00. O curso será coordenado e ministrado pelo Programa de Investigação Psicanalítica do Autismo - PIPA ( e rabiola).

 

O Seminário será composto por exposições de casos clínicos, portanto, as aulas não serão gravadas, os interessados participarão de uma breve seleção e os matriculados deverão assinar um termo de sigilo.

Os alunos matriculados terão acesso ao portal de ensino por 30 dias após a conclusão do curso. A plataforma conta com diversos cursos e aulas extras disponíveis, além de diversas ferramentas de interação com outros alunos matriculados!

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1) Aula aberta - Autismo: uma quarta estrutura psíquica? - (03/06)

Bartyra Ribeiro de Castro

2)  A transferência no autismo - (10/06)

Rachel Amin

3) Borda Autística (duplo, ilha de competência e objeto autístico) - (24/06)

Renata Tavares

4) O trabalho com pais de crianças autistas e a escola - (01/07)

Mariana Lombardi e Juliana Vieira

GARANTA A SUA VAGA!

Garanta a sua vaga e estude com grandes nomes da psicanálise. Turma limitada!

TURMA LIMITADA

NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE

R$ 180,00 até

6x de R$ 32,88

VAGAS ESGOTADAS

Após a inscrição você receberá um e-mail

de confirmação

DÚVIDAS

Ainda ficou com dúvidas? Faça sua pré-inscrição e aguarde o contato de um de nossos representantes!

DOCENTES

WhatsApp Image 2022-05-25 at 10.42.17 (1).jpeg

Rachel Amim

Rachel Amin, Psicóloga pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora Minas Gerais. Maîtrise em Psicopatologia em Paris V. Sorbonne -Paris-França. Especialista em Teoria Psicanalítica pela Universidade Estácio de Sá RJ: Fundamentos da Psicanálise de Freud a Lacan.  Membro da Escola Brasileira de Psicanálise\Associação Mundial de Psicanálise. RJ. Cocriadora, coordenadora e supervisora do PROGRAMA DE INVESTIGAÇÃO PSICANALÍTICA DO AUTISMO - PIPA (e rabiola), em 2013, com frentes de pesquisa em Vitória – ES, Teresópolis – RJ, Rio de Janeiro – RJ, Campina Grande – PB, São Paulo – SP e Teixeira de Freitas – BA. Coordenadora do Programa de Investigação Psicanalítica do Autismo -PIPA (e rabiola) Teresópolis – RJ.

WhatsApp Image 2022-05-25 at 10.42.18.jpeg

Renata Tavares

Renata Tavares Imperial, Psicanalista, pesquisadora do Programa de Investigação Psicanalítica do Autismo - PIPA (e rabiola) Vitória - ES. Correspondente da Seção Leste-Oeste da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP-LO). Graduada em Psicologia e Mestre em Psicologia Institucional pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ. Atua no CAPSi da Prefeitura Municipal de Vitória/ES e no consultório particular.

WhatsApp Image 2022-05-25 at 10.42.17.jpeg

Mariana Lombardi

Mariana Rossoni Lombardi, Psicanalista, graduada em Psicologia pela Universidade de Vila Velha - ES, especialista em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do ES, pesquisadora do PIPA (e rabiola) Vitória – ES. Atua no consultório particular.

WhatsApp Image 2022-05-24 at 16.06.39.jpeg

Juliana Vieira

Juliana Moysés Vieira, Psicanalista, Membro da Instituição Psicanálise & Cultura, Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo, Pós-graduada em Psicologia Clínica e da Família – Faculdade Saberes, Pesquisadora do Programa de Investigação Psicanalítica do Autismo - PIPA (e rabiola) Vitória - ES, foi psicóloga na APAE de Vitória, atua no acompanhamento e assistência escolar, no campo da educação infantil. Acompanhamento e Experiência clínica de 15 anos no atendimento a crianças, adolescentes e adultos. Clínica também voltada ao cuidado de pessoas com condições especiais, como deficiência intelectual, física, neurológica ou autismo, incluindo escuta e apoio familiar. 

WhatsApp Image 2022-05-25 at 09.48.45.jpeg

Bartyra Ribeiro de Castro

Bartyra Ribeiro de Castro, Psicanalista, Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo, Membro da Escola Brasileira de Psicanálise / Associação Mundial de Psicanálise. Fundadora as OSCIP Núcleo de Referência me 2005, Cocriadora, coordenadora e supervisora do PROGRAMA DE INVESTIGAÇÃO PSICANALÍTICA DO AUTISMO - PIPA (e rabiola), em 2013, com frentes de pesquisa em Vitória – ES, Teresópolis – RJ, Rio de Janeiro – RJ, Campina Grande – PB, São Paulo – SP e Teixeira de Freitas – BA. Responsável pela formação dos professores da rede pública municipal de Vitória quanto ao acolhimento e sustentação do ensino de crianças autistas, através dos projetos AUTISMO NO CINEMA e ESSE UM: CLUBE DO LIVRO SOBRE O AUTISMO, do PIPA (e rabiola). Coorganizadora dos livros: QUEM É MEU ALUNO?, DIÁRIOS DE BORDO e NÃO SEM ELES, juntamente com Ana Lúcia Sodré de Oliveira. Coordenadora do Programa de Investigação Psicanalítica do Autismo -PIPA (e rabiola) Vitória – ES e Teixeira de Freitas – BA.