OGN3SA0

AULA GRATUITA

Renata Wirthmann

A QUESTÃO DIAGNÓSTICO NA CLÍNICA
PSICANALÍTICA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES

A temática do diagnóstico é sempre atual e relevante pois é determinante tanto para a condução do tratamento na clínica quanto para a promoção de políticas públicas de qualquer país. Isso significa que, embora, os objetos de estudo e as ferramentas de trabalho da psicanálise e da psiquiatria sejam bem diferentes, estas têm trabalhado cada vez com maior proximidade de acordo com as demandas, por vezes, dos próprios sujeitos em tratamento, por vezes dos seus pais ou responsáveis e até pela demanda das instituições onde esses sujeitos estão inseridos. Na contemporaneidade a clínica psicanalítica com crianças e adolescentes têm recebido e encaminhado casos para, e da, psiquiatria, pediatria, neuropediatria e outros saberes médicos. Temos trabalhado, mais frequentemente, em equipes multiprofissionais com nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicopedagogos, terapêutas ocupacionais e acompanhantes terapêuticos. Diante dessa diversidade de saberes, como pensar a questão do diagnóstico na clínica com crianças e adolescentes? Essa é a proposta desse encontro e hoje: consideramos que a psicanálise atende o sujeito e não a criança, o adolescente, o adulto ou o idoso. Consideramos também que o diagnóstico na psicanálise não é tomado em termos de transtornos, mas de estruturas. Incluiremos nesta discussão a proposta de Jean-Claude Maleval de pensar o autismo como quarta estrutura. Diante de todos esses elementos únicos da prática psicanalítica, como praticar a psicanálise e, ao mesmo tempo, contribuir e receber os demais saberes do trabalho multidisciplinar.

Não perca essa aula aberta ao público ministrada pela Pós-Doutora em Teoria Psicanalítica na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Renata Wirthmann! 

question.png

interaja ao vivo

Participe e interaja ao vivo com a

Dra. Renata Wirthmann

laptop.png

AULA GRAVADA

A aula ficará gravada e disponível em nosso canal 

comunidade.png

COMUNIDADE

Faça parte da maior comunidade de psicanálise do Brasil

METODOLOGIA

Essa aula aberta ao público será transmitida no dia 13/07 (quarta-feira) às 19:00 no canal do Youtube do Instituto ESPE. A aula será coordenada e ministrada pela psicanalista Dra. Renata WirthmannFaça sua inscrição gratuitamente e receba um lembrete no dia da aula!

AULA JÁ DISPONÍVEL!

Faça sua inscrição e participe ao vivo. No dia encaminharemos o link para seu e-mail!

NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE

Faça sua Inscrição!

Após a inscrição você receberá um e-mail de confirmação

DÚVIDAS

Ainda ficou com dúvidas? Entre em contato com um de nossos representantes!

ANALISTA DOCENTE

WhatsApp Image 2022-03-16 at 14.51.17.jpeg

Renata Wirthmann

Psicanalista e professora associada do curso de Psicologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Escreve livros infanto-juvenis e foi contemplada com a bolsa FUNARTE de criação literária em 2009 e uma menção honrosa no I Concurso Nacional de Literatura Infantil e Juvenil promovido pela Companhia Editora de Pernambuco em 2010. Possui pós-doutorado em Teoria Psicanalítica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutorado em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (UnB) e mestrado em Psicologia pela UnB.