OGN3SA0

LIVE ABERTA AO PÚBLICO

ALINHAVO DOS AMORES
 

Lançamento do livro: "Alinhavo dos Amores" 

Freud é singular ao não querer descrever o que é a mulher, mas sim como ela se torna mulher. Logo, o que desperta desejo de um escritor, quem escreve sobre amor, quem ama, é justamente o oculto. Quem ama faz uma aposta em um outro que vem cheio de marcas, desconhecido, impossíveis de saber, mesmo assim não sabendo, topamos amar um outro que vem sem garantia, amarrações, feridas e muitas marcações, que às vezes nos ofuscam. O amor é de cada um, é um a um. Não existe uma resposta do que é a mulher, não se tem uma resposta do que é o amor.

Esse livro fala dos amores a partir do vazio que rasga o ventre para nascer o desejo. Talvez de um outro lugar, um outro entendimento do que é o amor, um amor que rompe com a ideia de ter, mas aceita que amar é se equivocar, é não ter, é muitas vezes não estar juntos, no amor não se tem pressa. O amor que a autora costura, faz seus alinhavos, é a partir de diferentes modos de amar, onde o amar é se reinventar, uma invenção para não sufocar, para não morrer, uma conexão para além dos delírios de quem se ama, afinal, só posso dizer do amor, de um único lugar, do meu lugar. Já a procuração delirante que insistimos em ter em nome do outro ou do amor do outro, é puro desatino. Assim, o amor vai se fazendo inscrição, vai se escrevendo em pequenas linhas como uma espécie de cura de um narcisismo infantil, descobrindo camada após camada, em uma tentativa não mais de juntar os pedaços, de se fazer um, não mais em uma busca daquilo que “escapou”, que supostamente tivemos e perdemos, mas aceitar a própria falta como desejo, reconhecendo assim seu lugar no desejo, aparecendo um sujeito, saindo da esfera do outro. A autora traz um amor que vai além do que o outro quer de mim, fazendo assim o amor como fé, uma confiança no outro, no dizer do outro, no amor do outro, afastando-se assim da lógica da garantia.

Essa live já está disponível no Instagram do Instituto ESPE. Acesse nossa página e acompanhe o nosso conteúdo

GRATUITO

Essa aula já está disponível no Instagram do Instituto ESPE. Acesse nossa página e acompanhe o nosso conteúdo!

NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE

Já disponível

Gratuito

Não esqueça de curtir, se inscrever no canal e ativar o sininho para receber nossas notificações!

DÚVIDAS

Ainda ficou com dúvidas? Entre em contato com um de nossos representantes.

DOCENTES E PALESTRANTES

Mireli

Mireli Barbosa Martins

Psicanalista. Graduada em psicologia. Formação em psicanálise pela Maiêutica Florianópolis – 2014. Especialização em psicologia clínica com abordagem psicanalítica pela PUCPR - 2017. Mestranda em psicanálise pela Universidad Kennedy - Buenos Aires – Argentina – 2018. Trabalha como psicanalista e psicóloga no consultório desde 2011. Professora universitária. Publicação do livro: Amor e suas inscrições. 2020. Publicação do livro: Alinhavo dos Amores: As linhas que me costuram, os pontos que me desconstroem. 2021; e autora de vários artigos.

Marco Correa Leite

Gruaduado em Psicologia pela UEL. Mestre em Psicologia pela UEM. Psicanalista e Supervisor Clínico do Instituto Lalangue - Clínica e Transmissão em Psicanálise. Coordenador das Pós-graduações em Fundamentos da Psicanálise: Teoria e Clínica em Londrina-PR, São Paulo-SP e também das turmas na modalidade de ensino remoto. Autor dos livros "Queime Antes de Ler" e "Ainda há Amor?". 

Eduardo Lucas Andrade

Psicanalista membro do Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalíticos (EBEP), psicólogo (04/42858), escritor membro da Academia Bom-despachense de letras e da Academia inclusiva de autores brasilienses. Autor do livro Suicídio e Clínica Psicanalítica, Estrela: a bezerra que virou saudades!, dentre outros. Organizador dos livros A Psicanálise na Vida Cotidiana vol 1, 2 e 3 e do livro O Corpo da Palavra: do desejo à experiência clínica, dentre outros.