OGN3SA0

SEMINÁRIO TEÓRICO-CLÍNICO

O AMOR E AS FÓRMULAS DA SEXUAÇÃO
SEMINÁRIO 20 DE LACAN

Dr. Jorge Sesarino

A psicanálise é uma cura pela via do amor, e a análise ensina a amar.

Neste seminário teórico clínico ministrado e organizado pelo psicanalista Jorge Sesarino, Doutor em Sciences Psichologiques pela Université de Liège e Membro da Escuela Freudiana de Buenos Aires, trabalharemos O Amor e as Fórmulas da Sexuação a partir de Freud e Lacan, mas também, a partir da história do amor desde a mitologia grega até o amor de fim de análise.

O amor simbólico, o novo amor, como disse Lacan no seminário XX, não visa a completude do ser, mas sim a sua falta, fazendo com que aquele que ama eleve o ser amado para além do que ele parece ser. Nesse sentido o amor é a sublimação do desejo, que junto ao gozo se enlaça na triáde amor-desejo-gozo, dando consistência ao amar e ser amado. Assim, amar é oferecer a falta-em-ser a quem também falta ser. Se é com a falta que cada um ama, deseja e goza, o outro pode recusar a falta que se lhe oferece; daí o perigo do amor. 

Alguns interrogantes nos orientarão nesse trabalho de estudo: Por que pensa-se que amar é receber uma fortuna, uma riqueza, um tesouro? O amor é riqueza ou pobreza? É narcisista o amor da riqueza da completude imaginária do outro? O amor é complemento ou suplência à carência, à incompletude do ser? O amor é da ordem do ter ou do ser? Qual a relação entre o amor o desejo? Pode o amor dar sentido a sua falta em ser?

Inscreva-se e participe conosco deste seminário com Jorge Sesarino em que faremos uma releitura do Seminário XX de Lacan, articulando a teoria com seus mais de 35 anos de prática clínica.

question.png

interaja ao vivo

Participe e interaja ao vivo com o psicanalista Dr. Jorge Sesarino

laptop.png

PORTAL DE ENSINO

Os inscritos terão acesso ao exclusivo portal de ensino do Instituto ESPE

certificado (3).png

CERTIFICADO

Certificado de conclusão de 21 horas/aula para os alunos que participarem do curso

METODOLOGIA

As aulas serão online e ministradas ao vivo via Zoom, das 09:00 às 12:00. Trabalharemos o amor e as fórmulas da sexuação, a partir das descobertas de Freud, até os avanços de Lacan em seu Seminário XX, mas também a partir da história do amor, desde à mitologia grega até o amor de fim de análise, em sete encontros com o psicanalista Jorge Sesarino, Doutor em Sciences Psichologiques pela Université de Liège e Membro da Escuela Freudiana de Buenos Aires.

 

As aulas ficarão gravadas e disponíveis no portal de ensino do Instituto ESPE. Os alunos matriculados terão acesso ao portal de ensino por 90 dias após a conclusão do curso. A plataforma conta com centenas de cursos, aulas e lives extras disponíveis, contabilizando mais de 300 horas/aula de conteúdo, além de diversas ferramentas de interação com os docentes e alunos matriculados.

CALENDÁRIO

• Aula aberta – 28/05/2022

•  Encontro 2 - 25/06/2022

•  Encontro 3  - 30/07/2022

•  Encontro 4 - 27/08/2022

• Encontro 5  - 24/09/2022

•  Encontro 6 - 29/10/2022

•  Encontro 7 - 26/11/2022

GARANTA A SUA VAGA!

Garanta a sua vaga e estude com um dos grandes nomes da psicanálise. Turma limitada!

ONLINE

NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE

Garanta a sua vaga promocional!

12x R$ 84,34 ou R$ 840,00 à vista

Em até 10x no cartão de crédito. Em até 1 dia útil já será liberado o acesso ao portal!

PRÉ-INSCRIÇÃO

Ainda ficou com dúvidas? Faça uma pré-inscrição e aguarde o contato de um de nossos representantes!

ANALISTA DOCENTE

jorge-sesarino-10.png

Jorge Sesarino

Psicanalista e Membro da Escuela Freudiana de Buenos Aires. Doutor em Sciences Psichologiques pela Université de Liège, Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná. Graduado em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Docente das pós-graduações em Psicanálise do Instituto ESPE.