OGN3SA0

SEMINÁRIO

AS ESTRUTURAS CLÍNICAS NA PSICANÁLISE
COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Dra. Renata Wirthmann

A primeira incumbência do psicanalista é escutar cuidadosamente, para tal escuta é fundamental não antecipar a compreensão. A primeira incumbência do analisando é falar livremente, diante da proposta da regra fundamental da psicanálise: a associação livre. A escuta é, por excelência, a ferramenta de trabalho da psicanálise. Na clínica com crianças e adolescentes incluímos alguns objetos, como jogos e brinquedos que cumprem uma função semelhante a função do divã para os adultos. O divã é um instrumento que se justifica na clínica psicanalítica sustentado pelo conceito de transferência com o propósito de servir à regra fundamental. A equivalência entre tais instrumentos - divã, brinquedos e jogos - nos faz lembrar que o objeto da psicanálise com crianças não é a criança, tampouco são os pais, que o objeto é o sujeito, assim como na clínica com adultos. Em qualquer clínica psicanalítica trata-se de escutar e é somente através dessa escuta que poderemos diagnosticar e intervir a partir dessa hipótese diagnóstica. Eis o propósito deste curso, buscar e construir, ao longo de oito encontros semanais, conhecimento para as seguintes questões: como atender crianças e adolescentes? Como realizar o diagnóstico estrutural? Como pensar os diagnósticos do DSM-5 na clínica psicanalítica com crianças e adolescentes? Como nortear as intervenções na prática clínica a partir da construção do diagnóstico?

question.png

interaja ao vivo

Participe e interaja ao vivo com a psicanalista Dra. Renata Wirthmann

laptop.png

PORTAL DE ENSINO

Os inscritos terão acesso ao exclusivo portal de ensino do Instituto ESPE

certificado (3).png

CERTIFICADO

Certificado de conclusão de  20 horas/aula para os alunos que concluírem o curso!

METODOLOGIA

As aulas serão online, ao vivo, pelo Zoom das 17h às 19h30, com a psicanalista Dra. Renata Wirthmann.  As aulas ficarão gravadas e disponíveis em nosso portal de ensino. Os alunos matriculados terão acesso ao portal por 90 dias após a conclusão do curso. A plataforma conta com centenas de cursos, aulas e lives extras disponíveis, contabilizando mais de 300 horas/aula de conteúdo, além de diversas ferramentas de interação com os docentes e alunos matriculados.

CRONOGRAMA

1) Escutando e ouvindo (escuta flutuante e associação livre) - 20/07

2) Instrumentos da clínica psicanalítica (divã, brinquedos, jogos e os

conceitos de resistência e transferência) - 27/07

3) O lugar dos pais na clínica com crianças e adolescentes - 03/08

4) As estruturas clínicas na psicanálise com crianças e adolescentes - 10/08

5) DSM-5 e medicalização na clínica com crianças e adolescentes - 17/08

6) As intervenções na clínica com crianças e as estruturas clínicas - 24/08

7) As intervenções na clínica com adolescentes e as estruturas clínicas - 31/08

8) Análise terminável e análise interminável na clínica com crianças e adolescentes - 14/09

GARANTA A SUA VAGA!

Garanta a sua vaga e estude com grandes nomes da psicanálise. 

Turma limitada

TURMA LIMITADA

NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE

R$460,00 até

3x de R$153,30

Após a inscrição você receberá um e-mail de confirmação

DÚVIDAS

Ainda ficou com dúvidas? Entre em contato com um de nossos representantes!

ANALISTAS DOCENTES

WhatsApp Image 2022-03-16 at 14.51.17.jpeg

Renata Wirthmann

Psicanalista e professora associada do curso de Psicologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Escreve livros infanto-juvenis e foi contemplada com a bolsa FUNARTE de criação literária em 2009 e uma menção honrosa no I Concurso Nacional de Literatura Infantil e Juvenil promovido pela Companhia Editora de Pernambuco em 2010. Possui pós-doutorado em Teoria Psicanalítica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutorado em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (UnB) e mestrado em Psicologia pela UnB. Suas principais linhas de pesquisa são estudos psicanalíticos da psicose, autismo, infância e adolescência.