![]() |
---|
Sobre o evento
É válido extrairmos as devidas consequências das passagens onde Freud aproxima o psicanalista do cirurgião (por meio dos bisturis), os movimentos iniciais de uma análise com o jogo de xadrez, o percurso que daí se depreende com uma travessia estreita entre Cila e Caríbdis, o vetor de uma análise como antagônico ao narcisismo.
É a partir destas balizas – umas, mais conhecidas, outras mais discretas – que, por fim, poderemos nos perguntar: “o que faz com que um percurso tenha, consequentemente, efeitos analíticos?”, “uma análise avança em qual direção?”. Neste mesmo movimento, poderemos também verificar em que medida uma atenção especial reservada para as formulações freudianas balizadoras do fazer analítico pode nos levar a considerar o psicanalista como um operador do ato analítico.
Faça sua inscrição gratuitamente e participe de nossa aula sobre a "Clínica Psicanalítica em nosso tempo: o psicanalista e seu logos".

Sobre o tema
Em inúmeros momentos de sua obra, Sigmund Freud nos apresentou argumentos, conceitos e elaborações que, de maneira cuidadosa e perspicaz, funcionam tal qual balizas demarcadoras quanto ao encaminhamento do percurso analítico.
Se inscreva e participe dessa aula aberta sobre a "Clínica Psicanalítica em nosso tempo: o psicanalista e seu logos"
.png)
como assistir?
Essa aula aberta ao público será transmitida ao vivo no dia 08/05/2025 às 20:00 no canal do Youtube do Instituto ESPE!
Inscreva-se gratuitamente para receber todas as informações e participe ao vivo com o psicanalista Alexandre Simões.

quem é Alexandre Simões?
Psicanalista, graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), com Mestrado (1997) e Doutorado (2002), ambos na linha de pesquisa voltada à Teoria Psicanalítica (UFMG). É professor da Universidade do Estado de Minas Gerais, onde leciona disciplinas voltadas para a Psicanálise. Coordenador da pós-graduação em Clínica Psicanalítica Lacaniana e Fundamentos da Psicanálise: teoria e clínica (ambas, sediadas no ESPE). É líder do grupo de pesquisa Plataforma de Estudo e Pesquisa sobre Subjetividade e Contemporaneidade-PESC.
.png)