Sobre o evento
Existe autismo na infância?
O diagnóstico do espectro autista anula a experiência infantil, ou seja, a ficção, a força do desejo, a curiosidade e o poder da plasticidade próprios da infância.
É preciso ser sensível ao clamor dos gritos dos pequenos que sofrem, a fim de tecer experiências cênicas, exibindo imaginação e humanidade ainda que outros tentem silenciá-los através de rótulos, metodologias e propostas terapêuticas cada vez mais precoces.
Por isso, é fundamental sustentar uma clínica que não só se oponha aos clichês dos atuais diagnósticos-prognósticos, mas também a um aparato que defina antecipadamente o futuro da infância, das suas famílias e da sua inclusão escolar e comunitária. Ninguém sabe o que as crianças podem criar quando vivem suas experiências de infância.
Neste sentido, seríamos nós capazes de desconstruir nosso olhar, corpo, gestos e criar novos dispositivos para enfrentar o sofrimento da infância?
Sobre o tema
O diagnóstico do espectro autista anula a experiência infantil, ou seja, a ficção, a força do desejo, a curiosidade e o poder da plasticidade próprios da infância. É preciso ser sensível ao clamor dos gritos dos pequenos que sofrem, a fim de tecer experiências cênicas, exibindo imaginação e humanidade ainda que outros tentem silenciá-los através de rótulos, metodologias e propostas terapêuticas cada vez mais precoces.
como assistir?
Esse evento aberto ao público será transmitido ao vivo no dia 16/09/2024 às 20h no canal do Youtube do Instituto ESPE.
Inscreva-se gratuitamente para receber todas as informações e participe ao vivo com o psicanalista Dr. Steban Levin
quem é steban lebin?
Graduado em Psicologia, Psicomotricista, Psicanalista e Professor de Educação Física. Diretor de diferentes cursos de capacitação em psicomotricidade, psicanálise, clínica com crianças e trabalho interdisciplinar. É autor de inúmeros artigos em diversas revistas especializadas nacionais e internacionais e vários livros: A clínica psicomotora; A função da criança; As Crianças do Outro Espelho; Para uma infância virtual; Pinóquios: Fantoches ou crianças de verdade?; A dimensão desconhecida da infância; O jogo no diagnóstico e vários outros apresentados em diferentes países, como Itália, Estados Unidos, Uruguai, Colômbia, México, Brasil, entre outros.