OGN3SA0

EXCLUSIVO FAMÍLIA ESPE

Dr. Ferdinando Zapparoli

PARA ALÉM DO DIAGNÓSTICO:
PERSPECTIVAS PSICANALÍTICAS

Os Transtornos de Personalidade se referem, segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), a um conjunto de comportamentos, que apesar de se manifestarem de diferentes maneiras, em todos eles as pessoas apresentam padrões de comportamento e formas de reagir e se relacionar persistentes, e que causam sofrimento significativo ou até mesmo comprometimento da sua funcionalidade. Esses Transtornos de Personalidade são classificados em três subgrupos: Grupo A – Transtornos Estranhos ou Excêntricos, Grupo B – Transtornos Dramáticos ou Erráticos, Grupo C – Transtornos Ansiosos e/ou Apreensivos.


A Psicanálise não ignora os Transtornos de Personalidade, porém antes mesmo de uma nomenclatura ou tipificação, convoca o retorno à subjetividade, ao questionamento e à complexidade do sujeito, que é considerado singular, porém compreendido como um todo, envolvendo, sua fala, seu pensamento, seu comportamento, seu corpo, entre outros elementos, considerando também suas questões sociais, econômicas, culturais, psíquicas e biológicas. Por isso, faz-se necessária uma investigação da subjetividade desse sujeito à luz do rigor teórico e clínico que a Psicanálise exige.

Aula aberta gratuita e exclusiva para os integrantes das Famílias ESPE, com o Dr. Ferdinando Zapparoli. Psicanalista Praticante no Instituto Lalangue e Diretor Pedagógico do Instituto ESPE. 

question.png

interaja ao vivo

Participe e interaja ao vivo com o

Dr. Ferdinando Zapparoli

laptop.png

AULA GRAVADA

A aula ficará gravada e disponível em nosso canal 

comunidade.png

COMUNIDADE

Faça parte da maior comunidade de psicanálise do Brasil

METODOLOGIA

Essa aula exclusiva para as Famílias ESPE será transmitida no dia 15/06 às 20:00, com o Psicanalista Dr. Ferdinando ZapparoliFaça sua inscrição gratuitamente e receba um lembrete no dia da aula!

GARANTA A SUA VAGA!

Faça sua inscrição e participe ao vivo. No dia encaminharemos o link para seu e-mail!

ONLINE

NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE

Faça sua inscrição!

Após a inscrição você receberá um e-mail de confirmação

DÚVIDAS

Ainda ficou com dúvidas? Entre em contato com um de nossos representantes!

ANALISTA DOCENTE

Ferdinando Zapparoli

Ferdinando Zapparoli 

Psicanalista Praticante no Instituto Lalangue, Diretor Pedagógico do Instituto ESPE, Físico da Universidade Estadual de Londrina, Especialista em Transtornos Globais do Desenvolvimento, Especialista em Fundamentos da Psicoterapia Psicanalítica, Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática, pós-doutorando em Linguagem e Ciências da Natureza