top of page
HEADER

Sobre o evento

De que modo Freud estabeleceu seu interesse pelo campo artístico no interior da clínica e teoria psicanalítica? Sigmund Freud dialogou intensamente com o campo da arte e da literatura. Circulando entre ciência e arte, Freud foi um pesquisador de dois estilos: de um lado, o grande observador e investigador da natureza, de outro, o narrador literário e escritor.

As duas faces convivem em diálogo e conflito, de onde pretende-se extrair as consequências da relação poética para a teoria psicanalítica: desde a fantasia, a prosa de sonho e mítica até o tema da angústia e da castração, Freud recolheu da arte elementos para fundamentar sua prática clínica e elaboração teórica, sendo herdado por Lacan esse mesmo modelo de pensamento.

Nesta aula aberta, os docentes Gilson Iannini e Josiane Orvatich irão apontar os temas mais importantes que situam a complexa relação de Freud com a arte, de modo a sustentar a relevância do campo artístico e literário no interior das construções psicanalíticas. 

TEMA.jpg

SOBRE O TEMA

  • Freud e a Integração da Arte na Psicanálise;

  • A Dualidade na Abordagem de Freud;

  • Consequências da Relação Poética para a Teoria Psicanalítica;

THUMB TEMA.png

como assistir?

Esse evento aberto ao público será transmitido ao vivo no dia 20/05/2024 às 19h30 no canal do Youtube do Instituto ESPE.

Inscreva-se gratuitamente para receber todas as informações e participe ao vivo com os psicanalistas Gilson Iannini e Josiane Orvatich.

TEMA.jpg

quem é
gilson iannini

Gilson Iannini é psicanalista, doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado realizado na mesma instituição sobre as relações entre ciência e literatura em Freud. Mestre em Psychanalyse: concepts et clinique pela Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis. Editor das Obras incompletas de Sigmund Freud (Editora Autêntica) e autor de “Freud no século XXI”.

DOCENTE.png
TEMA.jpg
DOCENTE 1.png

quem é
josiane orvatich?


Josiane Orvatich é psicanalista e escritora. Doutoranda em Filosofia da Psicanálise (PUCPR). Mestre em Filosofia (PUCPR). Graduada em Filosofia (PUCPR) e Psicologia (UFPR). Especialista em Psicologia (PUCPR). Coordenadora local da Pós-graduação em Fundamentos da Psicanálise: Teoria e Clínica (Curitiba) e coordenadora geral da Pós-graduação em Psicanálise, Arte e Literatura. Diretora de publicação da Editora Sinthoma. 

bottom of page