top of page
HEADER

Sobre o evento

Para sermos capazes de tratar de modo mais racional das polêmicas em torno da cientificidade da psicanálise, devemos compreender quais são os diferentes tipos de problemas teóricos que esse campo acolhe atualmente e quais são os regimes de validação permitidos ou exigidos para o estudo de cada um desses tipos de problemas – em suma, devemos conceitualizar e exemplificar os diferentes tipos de pesquisa em psicanálise que podemos encontrar atualmente em universidades e outros ambientes intelectuais. 

Nessa aula, será apresentada uma tal taxonomia para a pesquisa em psicanálise. Estabeleceremos uma diferença entre os métodos filosóficos e os empíricos utilizados no campo. No âmbito de tais métodos empíricos, estabeleceremos uma diferença entre os métodos experimentais e os não-experimentais, ou retrospectivos. Os famosos métodos clínico e antropológico da psicanálise incluir-se-iam nesses últimos.

 

Participe gratuitamente com o Psicanalista Hugo Tannous, Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com período-sanduíche na University of London.

TEMA.jpg

sobre o tema

  • Tipos de Pesquisa em Psicanálise;

  • Métodos Empíricos vs. Filosóficos;

  • Desafios na Pesquisa Psicanalítica.

THUMB TEMA.png

como assistir?

Esse evento aberto ao público será transmitido ao vivo no dia 16/05/2024 às 19h no canal do Youtube do Instituto ESPE.

Inscreva-se gratuitamente para receber todas as informações e participe ao vivo com o psicanalista Hugo Tannous.

TEMA.jpg

quem é
hugo tannous?

Psicanalista e pesquisador. Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com período-sanduíche na University of London. Mestre em Psicologia também pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

DOCENTE.png
bottom of page