![]() |
|---|
Sobre a AULa
A voz é o último objeto que foi adicionado na lista dos objetos pulsionais por Lacan a partir de suas pesquisas sobre a psicose. A abordagem psicanalítica dessa evasão corporal que é a voz, ao mesmo tempo íntima e, todavia, quase desde sempre voltada ao Outro — já que é em um grito, em uma jaculação sonora, que o pequeno humano, que acaba de nascer, apresenta-se ao mundo —, permite considerar a voz como estando na origem do sujeito e não só como uma produção dele.
A voz é ao mesmo tempo o que chama o sujeito a advir, o que está perdido assim que este aceita entrar na linguagem, e o objeto do qual o sujeito tentará aproximar-se — senão encontrar — pelo intermédio dos dispositivos que a convocam.
Nesta aula aberta, vamos explorar a noção da voz como objeto pulsional em Lacan, compreendendo seu lugar na constituição do sujeito e na direção do tratamento. A partir das particularidades da pulsão invocante, discutiremos como a voz se articula entre o corpo e o Outro, e de que modo essa perspectiva orienta a escuta e a prática do psicanalista.
Inscreva-se gratuitamente e tenha acesso a esta aula aberta com o psicanalista Jean-Michel Vives, professor titular de psicopatologia clínica e psicanálise na Universidade Côte d’Azur (Nice-França) e psicanalista em Toulon.
como assistir?
Essa aula aberta ao público será transmitida ao vivo no dia 25/11/2025, às 19h, no canal do Youtube do Instituto ESPE!
Inscreva-se gratuitamente para receber todas as informações e participe ao vivo com o psicanalista Jean-Michel Vives

quem é JEAN-MICHEL VIVES?
professor titular de psicopatologia clínica e psicanálise na Universidade Côte d’Azur (Nice-França) e psicanalista em Toulon. Ele é membro do movimento Insistance que ele criou com Alain Didier-Weill e do Corpo Freudiano no Brasil. Seus artigos e livros são traduzidos em vários pais: Argentina, Brasil, Mexico, Espanha, Estados Unidos, Itália, Tunísia, Turquia. No brasil ele publicou já sete livros. O próximo será lançado em novembro: GOLDBERG, L. VIVES J.-M. (2025) O que é um ato psicanalítico? Desafios da transgressão na direção do tratamento. São Paulo: Aller Editora.

