top of page
HEADER

Sobre o evento

O objetivo desta aula é questionarmos as consequências teórico-filosóficas das concepções de linguagem que Jacques Lacan desenvolveu buscando compreender como seu ensino pôde intervir em campos para além do psicanalítico.


Sabemos que nos anos 1950, em seu “retorno a Freud”, o psicanalista revisitou os conceitos freudianos ao inscrever a psicanálise no campo da linguagem. Neste trabalho, ele não deixou de se influenciar e de participar dos debates intelectuais de sua época e de dialogar com outros saberes e ciências, as quais não saíram incólumes de suas intervenções, dado que foram questionadas por suas invenções. Assim, nos interessa saber não só como a psicanálise lacaniana recorreu a outras ciências e saberes (filosofia, etnologia, linguística etc.) em sua construção, mas também como essas ficam após as elaborações lacanianas, mais especificamente considerando seus desenvolvimentos quanto a linguagem.

 

Participe gratuitamente com a Psicanalista Izabela Loner, Filósofa e Pesquisadora. Doutoranda em Filosofia na UNICAMP. Mestra em Filosofia pela UFABC.

TEMA.jpg

sobre o tema

  • A Interseção entre Psicanálise e Outros Saberes;

  • O Impacto das Elaborações Lacanianas na Filosofia da Linguagem;

  • Consequências Teórico-Filosóficas das Elaborações Lacanianas.

THUMB TEMA.png

como assistir?

Esse evento aberto ao público será transmitido ao vivo no dia 28/05/2024 às 19h30 no canal do Youtube do Instituto ESPE.

Inscreva-se gratuitamente para receber todas as informações e participe ao vivo com a psicanalista Izabela Loner.

TEMA.jpg

quem é
izabela loner?

Filósofa e Pesquisadora. Doutoranda em Filosofia na UNICAMP. Mestra em Filosofia pela UFABC, Bacharela em Filosofia e em Ciências e Humanidades pela mesma instituição. Membra do Grupo de Trabalho Filosofia e Psicanálise da Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia (ANPOF). 

DOCENTE.png
bottom of page