Sobre o evento
É imprescindível a distinção entre a Neurose infantil e a Neurose da criança. Partiremos da constatação de que a neurose infantil não se relaciona com a idade cronológica do sujeito em análise e sim com a posição deste em relação ao Outro.
O caso mais famoso de Neurose infantil, na obra de Freud, foi "O homem dos lobos", um paciente adulto de Freud. A Neurose da criança, por sua vez, remete ao acometimento de manifestações neuróticas (histéricas, obsessivas ou fobias) ainda durante o período da infância.
Para o tratamento de tais manifestações, a clínica psicanalítica com crianças recebe a criança e seus pais ainda nos tempos iniciais da vida do sujeito. O caso clínico mais famoso, descrito por Freud, de neurose da criança foi o "Pequeno Hans", um menino de cinco anos.
Sobre o tema
É imprescindível a distinção entre a Neurose infantil e a Neurose da criança. Partiremos da constatação de que a neurose infantil não se relaciona com a idade cronológica do sujeito em análise e sim com a posição deste em relação ao Outro. O caso mais famoso de Neurose infantil, na obra de Freud, foi "O homem dos lobos", um paciente de Freud.
como assistir?
Esse evento aberto ao público será transmitido ao vivo no dia 22/08/2024 às 19h no canal do Youtube do Instituto ESPE.
Inscreva-se gratuitamente para receber todas as informações e participe ao vivo com a psicanalista, escritora e professora Renata Wirthmann.
quem é RENATA WIRTHMANN
Renata Wirthmann é psicanalista, escritora e professora associada do curso de Psicologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Possui pós-doutorado em Teoria Psicanalítica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutorado em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (UnB) e mestrado em Psicologia pela UnB.