top of page
HEADER

Sobre o evento

Tornou-se uma experiência comum na prática clínica psicanalítica que pais tragam seus filhos para confirmarem diagnósticos psiquiátricos recebidos seja por profissionais da saúde, seja por profissionais da escola, como por pessoas leigas ou mesmo pelos pais.

 

Nesses últimos casos, os leigos têm acesso a uma profusão de dados (nas mídias sociais) sobre como saber, supostamente, diagnosticar transtornos – como se tratasse simplesmente de saber preencher uma lista de sintomas e encontrar o transtorno correspondente.

 

Nunca vimos uma proliferação tão vasta de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Transtorno Obsessivo-Compulsivo, Transtorno Bipolar e Espectro Autista por exemplo. Ao lado dessa profusão de diagnóstico, o uso de medicamentos tem avançado de uma forma sem precedentes. Muitas questões surgem com esse fenômeno.

TEMA.png

Sobre o tema

Afinal, é um fato que as pessoas relatam sintomas, mas isso significa necessariamente que estamos diante de transtornos mentais? Será que a forma que vivemos, nossa relação com as normas sociais, o que esperamos, o que compreendemos por doença, sofrimento etc. não envolvem questões mais complexas da condição humana que a psiquiatria poderia nos fornecer?

BANNER TEMA.png

como assistir?

Esse evento aberto ao público será transmitido ao vivo no dia 08/08/2024 às 19h:30 no canal do Youtube do Instituto ESPE.

Inscreva-se gratuitamente para receber todas as informações e participe ao vivo com o psicanalista Ronaldo Manzi, Doutor em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP, 2013) e pela Radboud Universiteit Nijmegen.

TEMA.png

quem é RONALDO MANZI

Psicanalista e Artista Plástico. Doutor em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP, 2013) e pela Radboud Universiteit Nijmegen (RUN, 2013) (co-tutela). Pós-doutor em filosofia (USP, 2017; UNB, 2023), em Psicologia Social (USP, 2019) e em Educação (PUC-GO, 2021). É membro do grupo de pesquisa do Laboratório de Estudos em Teoria Social, Filosofia e Psicanálise do Centro-Oeste. É membro da International Society of Psychoanalysis and Philosophy (ISPP). Presidente do Conselho Editorial da Editora Casa.

DOCENTE.png
bottom of page