top of page
HEADER (2)

Sobre o evento

Diagnosticar é preciso? A questão sobre o ato de diagnosticar abre uma equivocidade interessante. Por um lado, nos perguntamos se necessitamos ou precisamos de um diagnóstico para nossa prática clínica e, por outro lado, se há uma precisão diagnóstica em nosso campo.

 

Despido de qualquer intenção de classificar ou categorizar a partir de sinais clínicos e observação direta de seu paciente, tal qual faz um médico baseado nos manuais de psiquiatria (DSM ou CID), um psicanalista, de modo diverso, conta unicamente com sua escuta como instrumento clínico, tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento.

 

Escuta dirigida à dimensão do dizer e do dito do analisante, seguindo o método clínico introduzido por Freud – atenção flutuante do lado do analista, associação livre por parte do paciente/analisante.

Faça sua inscrição e participe desta aula aberta com a psicanalista Valéria Codato, Psicanalista e Mestre em psicologia (UEM).

TEMA.jpg

Sobre o tema

A questão sobre o ato de diagnosticar abre uma equivocidade interessante. Por um lado, nos perguntamos se necessitamos ou precisamos de um diagnóstico para nossa prática clínica e, por outro lado, se há uma precisão diagnóstica em nosso campo.

BANNER TEMA.png

como assistir?

Esse evento aberto ao público será transmitido ao vivo no dia 29/07/2024 às 19h:30 no canal do Youtube do Instituto ESPE.

Inscreva-se gratuitamente para receber todas as informações e participe ao vivo com a psicanalista Valéria Codato, Psicanalista e Mestre em psicologia.

TEMA.jpg

quem é VALÉRIA CODATO

Psicanalista, membro fundador do Ato Analítico Associação de Psicanálise de Maringá; Psicóloga (UEL) e Mestre em Psicologia (UEM); atuou nas Políticas Públicas (Sistema Único de Saúde e Departamento Penitenciário no Estado do PR); foi docente de cursos de graduação e atualmente em cursos de pós graduação (ESPE); co-autora do livro “Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise comentados”, publicado pela ED. Ágalma em 2022.

DOCENTE.png
bottom of page