Esta especialização é dedicada ao estudo do autismo a partir da perspectiva da psicanálise de orientação lacaniana, oferecendo uma formação que une fundamentos teóricos à prática clínica. O curso aborda o autismo em todas as fases da vida do sujeito, desde a infância até a velhice, investigando as formas singulares de constituição subjetiva e as contribuições da psicanálise para práticas interdisciplinares, especialmente na saúde e na educação. A proposta também valoriza as autobiografias de sujeitos autistas, o papel da família, a atuação de associações de direitos e os desafios da inclusão.
O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) representa um desafio complexo para a sociedade, tanto por sua complexidade clínica quanto pelo aumento no número de diagnósticos. Em resposta, muitas propostas terapêuticas focam em uma perspectiva adaptativa, treinando o autista para se adequar a padrões neurotípicos, o que frequentemente leva ao silenciamento e sofrimento do sujeito.
Em oposição a essa lógica, este curso valoriza o sujeito e sua singularidade. A psicanálise lacaniana se mostra pertinente ao recusar a homogeneização e a coerção, sustentando uma ética que permite ao sujeito criar suas próprias soluções em sua relação com a linguagem, o corpo e o laço social.
Ao considerar o autismo como uma estrutura subjetiva específica — e não como um déficit a ser corrigido — a psicanálise abre novos horizontes para a atuação profissional. A especialização visa formar profissionais capazes de lidar de forma crítica e ética com as questões contemporâneas do autismo, articulando escuta clínica, responsabilidade social e diálogo interdisciplinar.

DOCENTES
Equipe multidisciplinar com extenso conhecimento teórico e clínico!

CERTIFICADO
Certificado emitido pelo ESPE e ESPD, a maior instituição dedicada à psicanálise do Brasil!

AULAS AO VIVO
Aulas ao vivo com interação real com os profissionais e pesquisadores!
CONCEPÇÃO DO PROGRAMA
A formação se baseia em dois eixos inter-relacionados: a psicanálise de orientação lacaniana e os desafios contemporâneos sobre o autismo. O curso oferece um percurso teórico e clínico que aborda o autismo em todas as fases da vida, desde indicadores precoces em bebês até as demandas da vida adulta e do envelhecimento, como inclusão no mercado de trabalho e construção de vínculos. Um dos diferenciais é a ênfase nas contribuições da psicanálise para práticas interdisciplinares em saúde e educação, humanizando o cuidado e construindo estratégias de inclusão que respeitem a singularidade de cada sujeito.
O programa também destaca a importância da participação da família, das associações e dos próprios sujeitos autistas, estendendo-se ao campo social e político para discutir direitos e políticas públicas.
PÚBLICO ALVO
Graduados de todos os cursos devidamente reconhecidos pelo MEC que procuram aperfeiçoar o conhecimento na teoria, na clínica e na formação em psicanálise de um modo geral.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Estudar o autismo como uma quarta estrutura psíquica, distinta da neurose, psicose e perversão.
Investigar a especificidade de atuação profissional em cada setor do hospital e nas diferentes instituições de saúde;
Analisar o autismo em todas as fases da vida, identificando as necessidades clínicas e sociais de cada etapa;
Articular a psicanálise com outras áreas do saber, como medicina, pedagogia e fonoaudiologia, para enriquecer as práticas de inclusão.
Refletir sobre o manejo clínico, os dispositivos psicanalíticos (atendimento individual, oficinas) e sua articulação com métodos educacionais inclusivos.
Reconhecer a importância da família, das redes sociais, das associações e do protagonismo das pessoas autistas para a construção de caminhos singulares de inscrição na linguagem.

ESTUDOS CLÍNICOS AVANÇADOS
Mais de 360 horas de aulas ao vivo com professores, pesquisadores e clínicos que são referência no Brasil!

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Acesso a diversos cursos e aulas complementares, com certificação de extensão universitária!

MÓDULO DE AMBIENTAÇÃO
Diferencial exclusivo do Instituto ESPE. Inicie seus estudos antes do período letivo da especialização!
A PÓS-GRADUAÇÃO
O curso será ministrado pelo Instituto de Ensino Superior em Psicologia e Educação (ESPE), uma das maiores instituições de ensino superior dedicada ao ensino e à pesquisa da psicanálise no Brasil e certificado pela ESPD - Escola Superior de Pesquisa e Desenvolvimento, faculdade pertencente ao grupo ESPE.
METODOLOGIA DE ENSINO
Aulas expositivas (remotas), com interação ao vivo com os docentes, através da plataforma Zoom ou pelo portal de ensino do Instituto ESPE. Os alunos e alunas deverão estar presentes em sala (on-line), mantendo as câmeras abertas, bem como os microfones em condições de uso para a completa e síncrona interação entre eles e com o docente, a partir de um ambiente dialógico de transmissão. Os alunos do programa também terão acesso a aulas gravadas com grandes referências da psicanálise, que estão nomeadas no calendário como EAD.
FREQUÊNCIA
As aulas serão realizadas em média duas vezes por mês, durante 18 meses, às sextas-feiras das 19:00 às 22:30 e aos sábados das 08:30 às 12:30 e das 13:30 às 17:30. Os alunos deverão estar presentes em sala online, devendo ter no mínimo 75% de presença em cada módulo.
PERÍODO LETIVO
As aulas terão início em Maio de 2026. Os interessados já podem realizar a pré-inscrição e aguardarem serem notificados. Em caso de aprovação no processo seletivo, o interessado poderá prosseguir com a matrícula e iniciar seus estudos pelo módulo de ambientação.
O Módulo de Ambientação é um grande diferencial criado pelo Instituto ESPE para que os(as) alunos(as) iniciem seus estudos antes do período letivo da especialização e entrem alinhados com os conteúdos teóricos. Assim, ao iniciar o período letivo, a partir dessa base teórica, os alunos e alunas terão mais possibilidades de discutir e realizar trocas com os professores e professoras do instituto.
A função do Módulo é abranger os conceitos gerais da Psicanálise, estimular a pesquisa e escrita pré-período letivo para aproximá-los da teoria e do espaço de interlocução clínica. O(A) aluno(a) terá acesso a 30 horas/aula gravadas sobre a psicanálise, seu método e uma introdução aos conceitos fundamentais de Freud a Lacan.
O Instituto ESPE possui mais de 3500 alunos em cursos de especialização, sendo a maior instituição de ensino superior dedicada ao ensino e à pesquisa da psicanálise no Brasil. Somos avaliados com nota máxima no Google, são mais de 200 comentários positivos disponíveis de alunos e ex-alunos. Estude com quem é referência!
Instituto ESPE
"O ESPE tem sido algo que foge de todas as minhas expectativas, na transmissão da Psicanálise, na dinâmica de interação com todos aqueles que apreciam a mesma, no compromisso do corpo de colaboradores da instituição, o que inclui necessariamente "pessoas vivas " que respondem outras também vivas sem automatismos, algo tão comum atualmente."
André Souza
"O ESPE trouxe um novo significado para a transmissão da psicanálise e tem sido uma experiência transformadora. O nível dos professores, a organização e o excelente conteúdo dos cursos tem sido um grande motivador para mim. Sou uma grande admiradora do trabalho e procuro aproveitar ao máximo os conteúdos."
Joseli Maria
"Experiência muitíssimo válida. O cuidado da instituição com os alunos é marcante. Além de um atendimento excelente da equipe de apoio, sempre nos são disponibilizadas as aulas introdutórias de cursos paralelos ao nosso. As intervenções e aulas extras dos professores foram excepcionais!"
Ana Maria Guerra
VAGAS AFIRMATIVAS
O Instituto ESPE lança um novo processo seletivo de bolsas de estudo para promover inclusão, diversidade e ampliar o acesso à formação psicanalítica. As oportunidades são destinadas a pessoas pretas, pardas, indígenas e a candidatos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Quer saber mais e participar? Confira o edital completo e faça sua inscrição até 31 de janeiro de 2026.
MATRICULE-SE PARA A TURMA 2026
Preencha sua inscrição para garantir sua vaga em 2026.
Vagas limitadas!
CORPO DOCENTE

Vladmir Safatle
Psicanalista, Professor e Filósofo. Doutorado em Lieux et transformations de la philosophie pela Université de Paris. Mestre em Filosofia pela USP. Pesquisador no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no Brasil.
Docente da disciplina EAD - gravado.

Maria Rita Kehl
Psicanalista e escritora brasileira, foi integrante da Comissão Nacional da Verdade. Doutora em Psicanálise pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Autora de diversos livros e escreve artigos sobre temas como cultura, comportamento, literatura e psicanálise.
Docente da disciplina EAD - gravado.

Julianne Gomes Correia
Psicanalista e psicóloga em exercício na cidade de Belo Horizonte (MG)
Doutora em Psicologia pela UFMG. Mestrado em Psicologia Clínica pela da Universidade Católica de Pernambuco(UNICAP). Especialista em Psicologia Escolar/ Educacional reconhecido pelo CFP/CRP(2018)
Graduada em Psicologia.

Margaret Couto
Psicanalista, Mestre em Psicologia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas/UFMG (2001). Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG na linha de pesquisa Psicologia, Psicanálise e Educação (2011). Pós-Doutora em Teoria Psicanalítica pelo Instituto de Psicologia da UFRJ (2021). Professora dos Cursos de Pós Graduação Psicanálise com Crianças e Adolescentes e Autismo, Psicanálise e Conexões do Instituto de Educação Continuada da PUC-MG. Aderente da Escola Brasileira de Psicanálise- Seção Minas Gerais. Pesquisadora do grupo de investigação sobre Psicanálise e Autismo PIPA (e rabiola).

Ana Suy Sesarino
Psicanalista. Doutora em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela UERJ, Mestre em Psicologia pela UFPR, Especialista em Psicologia Clínica - Abordagem Psicanalítica pela PUCPR. Graduada em Psicologia. Reside em Curitiba (PR).
Docente da disciplina EAD - gravado.

Renata Wirthmann
Psicanalista. Doutora em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (Unb), com pós-doutorado em Psicologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (Unb). Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
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Alex Barreiro
Psicanalista. Pós-doutorando pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, onde estuda o autismo como quarta estrutura psíquica. Realizou visita técnica de pós-doutoramento na Universidade Cote D’azul, em Nice (França), sob os cuidados do professor Jean Michel-Vives. Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2019) e mestre em Educação pela mesma instituição (2014). Pós-graduado (especialista) em História, Sociedade e Cultura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012).

Jana Walter
Psicanalista. Especialista em Medicina e Psicanálise com Bebês- FBUNI; Psicanálise com Crianças, SEDES SAPIENTIAE, São Paulo e Teoria Psicanalítica, PUC São Paulo. Master em Gestão e Empreendedorismo Social. Mentora e editora-chefe da Revista Crianças. Membro da Rede-Bebê – São Paulo. Graduada em Psicologia e Jornalismo.

Christian Dunker
(Conferencista convidado)
Psicanalista, Doutor e Mestre em Psicologia Experimental pela USP (Universidade de São Paulo) com pós-doutorado na Pós-Doutorado na Manchester Metropolitan University. Docente da disciplina EAD de Introdução à Psicopatologia.
Docente da disciplina EAD - gravado.

Roberto Calazans
Psicanalista. Professor Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei. Psicólogo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Mestre em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Doutor em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004).

Guilherme de Almeida
Doutorando pela Faculdade de Educação da Unicamp, bolsista CAPES de Excelência Acadêmica, mestre na mesma instituição e bacharel em Direito pela PUC/PR. Atua na linha de frente da inclusão e direitos das pessoas autistas como presidente da Associação Nacional para Inclusão da Pessoas Autistas - Autistas Brasil, entidade de referência nacional. É o único pesquisador brasileiro integrante do Stanford Neurodiversity Project, onde participa dos comitês de Inclusão no Ensino Superior e no Mercado de Trabalho.

Rinalda Duarte
Psicanalista e Pesquisadora. Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifício Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Especialista em Teoria, Técnica e Estratégias Especiais em Psicanálise pela Universidade de São Paulo (USP). Trabalha em consultório com Clínica, Supervisão e Grupo de Estudos com Psicanálise e Psicologia.

Inês Catão
Pós-doutora pela Universidade Côte dAzur (Nice, França, 2010). Doutora em Psicologia Clínica e Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal, 2006). Mestre em Psicopatologia e Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (Lisboa, Portugal, 2000). Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981).

Kelly Brandão
Psicanalista. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Tratamento e Escolarização de crianças com DGD (USP). Graduada em Psicologia (UMESP). Professora e pesquisadora na Unicamp. Autora do livro "Educação Inclusiva: para todos ou cada um" finalista do prêmio Jabuti.

Brenda Rodrigues
Psicanalista, graduada, mestre e doutora em Psicologia pela UFMG. Professora convidada do IEC PUCMG, Analista de terapias especiais na Abertta Saúde ArcelorMittal. Tem experiência clínica, especialmente, com crianças e adolescentes, prática em pesquisa psicanalitica sobre clínica com bebês, autismos, psicoses.

Pedro Lucas Costa
e Lopes de Lima
Pessoa Autista, Doutorando em Psicologia do desenvolvimento e Escolar pelo Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, Mestre em Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor - Universidade Fernando Pessoa/Porto-Portugal (2022); Especialista em Orientação Educacional, Psicopedagogia Institucional e Clínica e Psicologia da Educação Licenciado em Pedagogia - IESB (2016).

Marilda Piccolo
Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás, onde fez também graduação em Pedagogia. Licenciada em História pela Universidade Católica de Goiás. Especialista em Administração e Planejamento para Docentes (Universidade Luterana do Brasil); em Educação a Distância (Universidade Católica de Brasília) e em Psicopedagogia, pelo Portal Educação (EAD). Foi professora da Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS) nos cursos de Licenciatura

Marcela Decourt
Psicanalista. Doutorado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), Mestrado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995). Atualmente coordena o Projeto PIPA /RJ- Projeto de Investigação Psicanalítica sobre o Autismo.

Bartyra Ribeiro
Psicanalista, graduada em Psicologia pela UFES. Membro da ESCOLA BRASILEIRA DE PSICANÁLISE / ASSOCIAÇÃO MUNDIAL DE PSICANÁLISE, sócia-fundadora e membro do Conselho Consultivo e Técnico da ASSOCIAÇÃO PIPA (e rabiola).
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Ferdinando Zapparoli
Psicanalista. Doutor e Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Especialista em Transtornos Globais do Desenvolvimento. Especialista em Teoria Psicanalítica, com pós-doutorado em andamento em Linguagem e Ciências da natureza. Especialista com pesquisas aplicadas a topologia lacaniana. Diretor pedagógico do Instituto ESPE. Reside em Londrina (PR).

Denise Bessa
Psicanalista. Doutoranda pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pela Université Côte d’Azur (França). É mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e graduada em Psicologia pela PUC-SP. Possui também formação pelo DU (Diplôme Universitaire) Psychisme face à Naissance, da Université Paris V.
COORDENAÇÃO

Renata Wirthmann
Psicanalista. Doutora em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (Unb), com pós-doutorado em Psicologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (Unb). Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás
