OGN3SA0

SEMINÁRIO

INIBIÇÃO, SINTOMA E ANGÚSTIA
NA CLÍNICA HOJE

com a psicanalista Valéria Codato

Há um número crescente de casos de pânico, ansiedade e fobias, bem como de acting-outs, que buscam ajuda em nossos consultórios particulares e também nas instituições públicas, muitas vezes já diagnosticados por psiquiatras e

sob tratamento medicamentoso.

Encontramos em Freud e em Lacan construções teóricas relevantes que contribuem para a compreensão de tais sofrimentos considerados como “transtornos” ou “patologias” próprias de nossa época.

Desde Freud, a inibição, o sintoma e a angústia se encontram imbricados e entrelaçados na dinâmica defensiva do sujeito. Há inibição ou produção do sintoma para evitar a angústia, ou ainda, angústia e sintoma podem substituírem um ao outro. Enfim há uma mobilidade entre essas manifestações que apontam para o desejo inconsciente.

Lacan, por sua vez, ao apresentar o nó borromeu, afirma uma heterogeneidade entre inibição, sintoma e angústia, articulados às três dimensões – Real, Simbólico e Imaginário – e seus entrelaçamentos.

Inibição, Sintoma e Angústia, portanto, se reportam à estrutura do ser falante e aos modos de gozo que implicam num sofrimento do qual buscam curar-se.

Como entender a formação dos sintomas, inibições e angustias nestes casos? Qual a direção do tratamento a partir da clínica psicanalítica?

São questões que nos interrogam a partir da prática clínica para as quais os convido aos estudos!

question.png

interaja ao vivo

Participe e interaja ao vivo com os docentes

laptop.png

PORTAL DE ENSINO

Os inscritos terão acesso exclusivo ao portal de ensino do Instituto ESPE

certificado (3).png

CERTIFICADO

Certificado de conclusão de 03 horas/aula para os alunos que participarem do curso

METODOLOGIA

Serão encontros ao vivo (online), que acontecerão semanalmente às sextas-feiras às 19h do dia  04/03 ao 24/06, e terá três horas de duração, com as Psicanalistas Cláudia Ribeiro Martins e a Helena Lima. Todas as aulas ficarão gravadas e disponíveis no portal de ensino do Instituto ESPE por 90 dias!

PÚBLICO ALVO

estudantes e profissionais interessados na clínica psicanalítica.

OBJETIVO DO CURSO

Abordar a obra de Winnicott a partir de múltiplas perspectivas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Aula 1 – Inibição, Sintoma e Angústia (Freud)

  • Aula 2 – Do Sintoma freudiano ao Sinthome lacaniano

  • Aula 3 – A Angústia e o desejo do Outro (Lacan) 

  • Aula 4 – A inibição, o acting-out e a passagem ao ato (Lacan)

GARANTA A SUA VAGA!

Aproveite para realizar um curso do Instituto ESPE por um valor abaixo da média de mercado. Todo o valor arrecadado será destinado a doação!

TURMA LIMITADA

NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE

Preço social

VAGAS ENCERRADAS

DÚVIDAS

Ainda ficou com dúvidas? Faça sua pré-inscrição e aguarde o contato de um de nossos representantes!

ANALISTA DOCENTE

pp.jpg

Valéria Codato

Psicanalista. Membro fundador da Associação de Psicanálise de Maringá- Ato Analítico. Pratica a clínica psicanalítica de adultos, análise de controle, supervisão de casos clínicos e realiza várias atividades de transmissão da psicanálise. Mestre em Psicologia (UEM) Especialista em Psicanálise (Sedes Sapientae) e Graduada em Psicologia (UEL). Foi docente em cursos de graduação em Psicologia e atualmente ministra disciplinas de psicanálise em cursos de pós-graduação. Atuou por cerca de 30 anos no setor público (saúde pública, penitenciária, justiça e direitos humanos).