OGN3SA0

ESTUDE COM OS GRANDES NOMES DA PSICANÁLISE

INTRODUÇÃO À PSICANÁLISE E
A FORMAÇÃO DO ANALISTA

LONDRINA - PR

O que é a psicanálise e como ser psicanalista?

Esta questão que parece ser prontamente respondida de forma até equivocada de que a psicanálise é um tratamento e o analista é o efeito de um curso, da análise pessoal e também da supervisão, não se sustenta quando vamos nos aprofundado em uma leitura criteriosa da história da psicanálise e da formação do analista.

 

Aprender a psicanálise ou vivê-la na carne?

O analista é o que se produz pela análise ou aquilo que se determina depois de um curso? A Psicanálise trata as pessoas do que precisamente? Seria a psicanalise uma ciência ou uma experiência estética? O inconsciente e as intervenções do analista são passíveis de serem pensados fora da transferência ou são somente artifícios teóricos e técnicos para alcançar algum tipo de transformação naquele que se submete ao tratamento?

Falar de psicanálise e de formação do analista é levantar uma série de questões que não devem serem respondidas de forma apressada, caso contrário, corremos o risco de repetir uma série de falas e de rituais que nada tem a ver com a psicanálise, mas antes, seu oposto ético, a saber um tratamento psicoterápico em que um profissional conduz uma determinada técnica para o bem comum.

DOCENTES

Corpo docente extremamente capacitado com ampla experiência na prática clínica!

CERTIFICADO

Certificado emitido pela UniFil, uma das melhores Universidades Privadas do Paraná!

ÉTICA

Comprometimento e ética com a transmissão da psicanálise. Estude com um Instituto que valoriza o aluno!

OBJETIVO DO CURSO

Pensar as bases epistemológicas e práticas do ensino de Freud e de Lacan. Trabalhar a partir da leitura de textos e apresentação de casos clínicos nos encontros.

 PÚBLICO ALVO 

Todos os interessados em se aprofundar no campo da psicanálise.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

•   Freud e o início da psicanálise   Marco Leite
 

•   Sexualidade infantil  |  Karina Stagliano

•   O complexo de Édipo  |  (ver com Helena)
 

•   Primeira tópica e a pulsão de vida  |  Karina Stagliano
 

•   O inconsciente, recalque e repressão  |  Daniel Omar Perez
 

•   Segunda tópica e a Pulsão de morte  |  Ferdinando Zapparoli
 

•   Introdução à Lacan  |  Ferdinando Zapparoli

•   A formalização da psicanálise  |  Ferdinando Zapparoli

•   A formação do analista em Freud na IPA e em Lacan  |  Marco Leite
 

•   A escola de Lacan e a formação nos dias atuais  |  Marco Leite, Ferdinando Zapparoli e Karina Stagliano

•   Qual a atualidade de Freud e de Lacan?   Daniel Omar Perez e Helena Lima

ACOMPANHAMENTO

Acompanhamento pedagógico com o coordenador do curso e equipe do Instituto ESPE!

PORTAL DE ENSINO

Durante todo o curso os alunos terão total acesso ao portal de ensino do Instituto ESPE, com aulas e conteúdos exclusivos disponíveis!

MÓDULO DE AMBIENTAÇÃO

Diferencial exclusivo do Instituto ESPE. Inicie seus estudos antes do período letivo da especialização!

A ESPECIALIZAÇÃO

O curso será ministrado pelo Instituto de Ensino Superior em Psicologia e Educação (ESPE) e certificado pelo Centro Universitário Filadélfia (UniFil), uma das melhores Universidades Privadas do Paraná, conceito máximo (5) no MEC, para oferta de cursos a distância e conceito 4 no MEC para oferta de cursos presenciais.

METODOLOGIA DE ENSINO

Aulas gravadas em tópicos. Cada tópico pode ter até 03 aulas com no
mínimo 20min e no máximo 40min cada.

O homem, a psicanálise e a formação do analista

ea_62_414.jpg

"Tenho a impressão de que não está acabada. Esta escultura de León Ferrari, batizada de “Homem”, representa muito do que queremos transmitir com nosso curso de Fundamentos da Psicanálise.

Um curso de pós-graduação, embora tenha uma data marcada para seu fim, abre as portas para um mais-ainda. Assim é a Psicanálise. O conceito de obra, propriamente falando, não se limita a algo pronto e acabado. Notemos como Freud lançou as bases para que outros, após ele, se dedicassem às suas descobertas que estão à disposição de todos que se aventuram a falar livremente na presença do analista.

A Pós-Graduação em Fundamentos da Psicanálise do Instituto ESPE tem um duplo propósito: por um lado, retornar aos fundamentos, aos alicerces, à estrutura do que se constituiu como uma das maiores descobertas da humanidade no século 20; por outro lado, nosso trabalho está mais para a construção de uma obra, tal qual a forma como pensamos o humano, a saber, inacabado.

Esta posição de nosso curso – de retornar aos alicerces, de voltar aos fundamentos – não tem o sentido de ficar por lá, mas o de caminhar em direção à novidade, à clínica e à formação do analista nos dias atuais.

No percurso desta pós-graduação, propomos aos alunos uma obra, em que cada um, a par do que pensou, fez e construiu Freud nomeando de Psicanálise, possa, a partir de sua formação pessoal que comporta a análise pessoal, a supervisão e os estudos teóricos, mais do que ser responsável pelo que aprende no curso, responsabilizar-se pelo que, a partir deste curso, irá fazer em nome da Psicanálise.

Nosso curso não tem suas raízes na tentativa de fazer com que o aluno aprenda o que é e como se faz uma psicanálise. Nosso curso é, antes de mais nada, um convite, um convite à transmissão, um convite a mãos à obra."

  Marco Correa Leite (Coordenador da Esp.)

ESTUDE COM OS MAIORES NOMES DA PSICANÁLISE!

PROGRAMA

Confira o programa completo e se inscreva na lista de espera do curso para garantir sua vaga no processo de seleção!

EM BREVE DISPONÍVEL

NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE

Entre em nossa lista de espera e aguarde o processo de seleção iniciar (setembro/2021)

Em até três dias úteis um de nossos representantes entrará em contato!

DÚVIDAS

Ainda ficou com dúvidas? Entre em contato com um de nossos representantes.

CORPO DOCENTE

Captura de tela 2021-08-10 000043.png

Daniel Omar Perez

Marco Leite

_MG_0171.JPG

Ferdinando Zapparoli

Psicanalista, Doutor e Mestre em Filosofia pela Unicamp, com pós-doutorado Michigan State University nos EUA e em Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn na Alemanha. Professor e pesquisador na Unicamp

70837766_2391522904309743_61766151500998

Karina Stagliano

Gruaduado em Psicologia pela UEL. Mestre em Psicologia pela UEM. Psicanalista e Supervisor Clínico do Instituto Lalangue - Clínica e Transmissão em Psicanálise. Coordenador Geral da Pós-graduação em Fundamentos da Psicanálise: Teoria e Clínica 

Helena Lima

Helena Lima

Psicanalista; Membro do Instituto Lalangue. Doutor e Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Especialista em Transtornos Globais do Desenvolvimento. Especialista em Teoria Psicanalítica.pela UniFil. Diretor pedagógico do Instituo ESPE

Psicanalista, Mestre em Psicologia pela UEL, Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Hospital Israelita Albert Eistein, Especializando em Clínica Interdisciplinar em Estimulação Precoce, pelo Centro Lydia, Graduada em Psicologia pela UEL e Coordenadora da Esp. em Psicanálise com Crianças e Adolescentes: Teoria e Clínica

Psicanalista. Doutora em Saúde Pública, Bióloga, Pós-doutorado em Educação: Psicologia da Educação na PUC/SP; Mestre em Psicologia Social e Psicóloga pela PUC/SP, cursando outro pós-doutorado no Instituto de Psicologia - USP. Pesquisadora do Núcleo de Psicanálise do Instituto de Psicologia da USP.