![]() |
|---|
Sobre o CURSO
Estima-se que, só no Brasil, dois milhões de pessoas apresentam algum Transtorno do Espectro Autista (TEA) e, como sabemos, contemporaneamente há um crescente movimento no sentido da inclusão.
A grande maioria dos profissionais da Educação não se sente preparada e instrumentalizada para lidar com todos os tipos de alunos que a lei da Inclusão prescreve.
Acreditamos que a psicanálise tem muito a dizer sobre o autismo e é um instrumento que pode auxiliar no processo da inclusão. A percepção da psicanálise de que o autismo é um modo de estar no mundo e não uma “doença”, contribui para que alunos e professores tenham uma compreensão do funcionamento psíquico, algo que vai além do comportamento, proporcionando as condições para uma melhor compreensão de adaptação
e invenção de uma nova maneira de lidar com os desafios no âmbito da escola.
Faça sua inscrição e participe deste curso com docentes renomadas e com vasta experiência na clínica psicanalítica com sujeitos autistas.

interaja ao vivo
Aulas ao vivo com interação real com as psicanalistas Bartyra de Castro, Marcela Decourt e Paula Catunda.

PORTAL DE ENSINO
Os inscritos terão acesso ao exclusivo portal de ensino do Instituto ESPE

CERTIFICADO
Certificado de conclusão de 8 horas/aula para os alunos que participarem do curso
.png)
metodologia
As aulas serão conduzidas de forma online e ao vivo, utilizando a plataforma Zoom, nos dias 18 de agosto e 01 de setembro (Disponível gravado), 15 e 29 de setembro, das 20:00 às 22:00.
As aulas ficarão gravadas e disponíveis em nosso portal de ensino. Os alunos matriculados terão acesso ao portal por 90 dias após a conclusão do curso. A plataforma conta com centenas de cursos, aulas e lives extras disponíveis, contabilizando mais de 300 horas/aula de conteúdo, além de diversas ferramentas de interação com os docentes e alunos matriculados.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Aula 1: Os Desafios da Inclusão diante do Autismo | Com Paula Catanda
-
Aula 2: Autismo e Mediação: A Função do Duplo | Com Marcela Decourt
-
Aula 3: A Prática entre Vários | Com Bartyra de Castro
-
Aula 4: Relação Família e Escola diante dos Desafios dos Alunos Autistas | Com Paula Catunda

QUEM É Bartyra de castro?
Psicanalista, graduada em Psicologia pela UNIVERSIDADE FEDERAL DOESPÍRITO SANTO, Membro da ESCOLA BRASILEIRA DE PSICANÁLISE/ASSOCIAÇÃO MUNDIAL DE PSICANÁLISE, sócia-fundadora e membro do Conselho Consultivo e Técnico da ASSOCIAÇÃO PIPA(e rabiola), responsável pela COLEÇÃO PIPA TRADUZ, tradutora, autora de vários artigos e capítulos em livros sobre autismo, coorganizadora de livros publicados sobre o mesmo tema

QUEM É Marcela Decourt ?
Psicanalista. Mestre e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Supervisora e Professora do Gradiva Instituto de Psicanálise. Correspondente da Seção Rio de Janeiro da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP-RJ). Fundadora, Membro do Conselho Consultivo e Coordenadora do Projeto PIPA (Projeto de Investigação Psicanalítica do Autismo). Supervisiona e Orienta projetos na interface da Psicanálise com a Educação, há 20 anos.

QUEM É Paula Catunda?
Psicanalista. Especialização Lato Sensu em Teoria da Psicanálise de Orientação Lacaniana. Instituto de Psicanálise da Bahia (Associado ao Campo Freudiano – EBP) e Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Associada ao CLIN-a. Membro do Conselho Consultivo e Coordenadora do Projeto PIPA (Projeto de Investigação Psicanalítica do Autismo).

