Qual é o manejo clínico na psicanálise com crianças e adolescestes?
O analista na clínica psicanalítica com crianças e adolescentes nunca deve perder de vista que seu trabalho visa escutar o sujeito a partir dos mesmos pressupostos teóricos e da mesma regra fundamental (associação livre). O sujeito, para a psicanálise, não nasce ou se desenvolve. O sujeito se constitui como um efeito de linguagem. Esse sujeito do inconsciente é, portanto, atemporal, por isso a clínica o pensa em tempos e não em idade cronológica.
Além dos tempos do sujeito a clínica se guiará a partir do diagnóstico estrutural e do lugar que este sujeito ocupa no desejo de quem cuida. A clínica com crianças guarda alguns desafios a mais quando comparada à clínica com adultos como a presença dos pais e o uso de jogos e brinquedos. Entretanto o maior desafio é a advertência de que as intervenções do analista, durante esses tempos do sujeito, produzirão não só impactos na infância, mas efeitos para toda uma vida que ainda está nos seus tempos mais iniciais.
Considerando essas especificidades, vamos apresentar e refletir nessas aulas algumas temáticas e grande importância para a atuação psicanalítica com esse público.
Trabalharemos o tema a partir de seis encontros que serão transmitidos ao vivo, podendo os inscritos participarem e debaterem com os professores e professoras. Os encontros também ficarão gravados e disponíveis. Inscreva-se gratuitamente e participe!
INSCREVA-SE E PARTICIPE!
As aulas foram gravadas pelos docentes de nosso programa de Pós-graduação em Psicanálise com Crianças e Adolescentes Inscreva-se gratuitamente e tenha acesso ao conteúdo.
Ao final do evento enviaremos um certificado de conclusão de 10 horas/aula para os inscritos que participaram do curso. Confira o conteúdo programático abaixo!
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
O que é o TEA para Psicanálise
-
Psicanalista, Professora e Pesquisadora;
-
Doutora em Educação pela USP;
-
Especialista em Tratamento e Escolarização de crianças com DGD pela USP;
-
Graduada em Psicologia pela UMESP.
Disponível Gravado
A questão do Diagnóstico de Crianças na Psicanálise
-
Psicanalista; Mestre em Psicologia pela UEL;
-
Especialista em Clínica Interdisciplinar em Estimulação Precoce, pelo Centro Lydia Coriat;
-
Coordenadora geral da Esp. em Psicanálise com Crianças e Adolescentes: Teoria e Clínica.
Disponível Gravado
Psicanálise e a Neurose na Infância
-
Psicanalista;
-
Pós-doutorado em Psicologia pela UFRJ;
-
Doutora em Psicologia Clínica e Cultura pela Unb;
-
Mestre em Psicologia pela Unb.
Disponível Gravado
Psicanálise e o Corpo na Adolescência
-
Psicanalista;
-
Doutoranda em Psicologia pela USP;
-
Mestre em Psicologia Clínica pela PUC/SP;
-
Especialista em Teoria, Técnica e Estratégias Especiais em Psicanálise pela USP.
Disponível Gravado
Psicanálise e o Analista de Crianças na Contemporaneidade
-
Psicanalista;
-
Doutora e Mestra em Psicologia pela FFCLRP;
-
Especialista em Psicanálise: Teoria e Clínica pela UNIFRAN;
-
Graduada em Psicologia pela UNAERP.
Disponível Gravado
Psicanálise e o Grafo do Desejo na Clínica com Crianças
-
Psicanalista;
-
Membro do Instituto Lalangue;
-
Doutor e Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática;
-
Especialista em Teoria Psicanalítica;
-
Especialista em Transtornos Globais do Desenvolvimento.
Disponível Gravado
SOBRE OS DOCENTES PARTICIPANTES
Karina Stagliano
• Psicanalista;
• Mestre em Psicologia pela UEL;
• Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Hospital Israelita Albert Eistein;
• Especialista em Clínica Interdisciplinar em Estimulação Precoce, pelo Centro Lydia Coriat;
• Coordenadora geral da Esp. em Psicanálise com Crianças e Adolescentes: Teoria e Clínica.
Kelly Brandão
• Psicanalista, Professora e Pesquisadora;
• Doutora em Educação pela USP;
• Especialista em Tratamento e Escolarização de crianças com DGD pela USP;
• Graduada em Psicologia pela UMESP.
Renata Wirthmann
• Psicanalista;
• Pós-doutorado em Psicologia pela UFRJ;
• Doutora em Psicologia Clínica e Cultura pela Unb;
• Mestre em Psicologia pela Unb.
• Graduada em Psicologia pela PUC Goiás.
Rinalda Duarte
• Psicanalista;
• Doutoranda em Psicologia pela USP;
• Mestre em Psicologia Clínica pela PUC/SP;
• Especialista em Teoria, Técnica e Estratégias Especiais em Psicanálise pela USP.
Ane Patti
• Psicanalista;
• Doutora e Mestra em Psicologia pela FFCLRP;
• Especialista em Psicanálise: Teoria e Clínica pela UNIFRAN;
• Graduada em Psicologia pela UNAERP.
Ferdinando Zapparoli
• Psicanalista;
• Membro do Instituto Lalangue;
• Doutor e Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática;
• Especialista em Teoria Psicanalítica;
• Especialista em Transtornos Globais do Desenvolvimento.