top of page
THUMB WIX.png

Qual é o manejo clínico na psicanálise com crianças e adolescestes

O analista na clínica psicanalítica com crianças e adolescentes nunca deve perder de vista que seu trabalho visa escutar o sujeito a partir dos mesmos pressupostos teóricos e da mesma regra fundamental (associação livre). O sujeito, para a psicanálise, não nasce ou se desenvolve. O sujeito se constitui como um efeito de linguagem. Esse sujeito do inconsciente é, portanto, atemporal, por isso a clínica o pensa em tempos e não em idade cronológica.

Além dos tempos do sujeito a clínica se guiará a partir do diagnóstico estrutural e do lugar que este sujeito ocupa no desejo de quem cuida. A clínica com crianças guarda alguns desafios a mais quando comparada à clínica com adultos como a presença dos pais e o uso de jogos e brinquedos. Entretanto o maior desafio é a advertência de que as intervenções do analista, durante esses tempos do sujeito, produzirão não só impactos na infância, mas efeitos para toda uma vida que ainda está nos seus tempos mais iniciais.

 

Considerando essas especificidades, vamos apresentar e refletir nessas aulas algumas temáticas e grande importância para a atuação psicanalítica com esse público.

Trabalharemos o tema a partir de seis encontros que serão transmitidos ao vivo, podendo os inscritos participarem e debaterem com os professores e professoras. Os encontros também ficarão gravados e disponíveis. Inscreva-se gratuitamente e participe!

INSCREVA-SE E PARTICIPE!

As aulas foram gravadas pelos docentes de nosso programa de Pós-graduação em Psicanálise com Crianças e Adolescentes Inscreva-se gratuitamente e tenha acesso ao conteúdo. 

Ao final do evento enviaremos um certificado de conclusão de 10 horas/aula para os inscritos que participaram do curso. Confira o conteúdo programático abaixo!

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

THUMB SITE KELLY.png

O que é o TEA para Psicanálise

  • Psicanalista, Professora e Pesquisadora;

  • Doutora em Educação pela USP;

  • Especialista em Tratamento e Escolarização de crianças com DGD pela USP;

  • Graduada em Psicologia pela UMESP.

Disponível Gravado

THUMB SITE KARINA.png

A questão do Diagnóstico de Crianças na Psicanálise

  • Psicanalista; Mestre em Psicologia pela UEL;

  • Especialista em Clínica Interdisciplinar em Estimulação Precoce, pelo Centro Lydia Coriat;

  • Coordenadora geral da Esp. em Psicanálise com Crianças e Adolescentes: Teoria e Clínica.

Disponível Gravado

THUMB SITE RENATA.png

Psicanálise e a Neurose na Infância

  • Psicanalista;

  • Pós-doutorado em Psicologia pela UFRJ;

  • Doutora em Psicologia Clínica e Cultura pela Unb;

  • Mestre em Psicologia pela Unb.

Disponível Gravado

THUMB SITE RINALDA.png

Psicanálise e o Corpo na Adolescência

  • Psicanalista;

  • Doutoranda em Psicologia pela USP;

  • Mestre em Psicologia Clínica pela PUC/SP;

  • Especialista em Teoria, Técnica e Estratégias Especiais em Psicanálise pela USP.

Disponível Gravado

THUMB SITE ANNE PATTI.png

Psicanálise e o Analista de Crianças na Contemporaneidade

  • Psicanalista;

  • Doutora e Mestra em Psicologia pela FFCLRP;

  • Especialista em Psicanálise: Teoria e Clínica pela UNIFRAN;

  • Graduada em Psicologia pela UNAERP.

Disponível Gravado

THUMB SITE FERDINANDO.png

Psicanálise e o Grafo do Desejo na Clínica com Crianças

  • Psicanalista;

  • Membro do Instituto Lalangue;

  • Doutor e Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática;

  • Especialista em Teoria Psicanalítica;

  • Especialista em Transtornos Globais do Desenvolvimento.

Disponível Gravado

SOBRE OS DOCENTES PARTICIPANTES

Karina Stagliano

Karina Stagliano

• Psicanalista;
• Mestre em Psicologia pela UEL;
• Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Hospital Israelita Albert Eistein;
• Especialista em Clínica Interdisciplinar em Estimulação Precoce, pelo Centro Lydia Coriat;
• Coordenadora geral da Esp. em Psicanálise com Crianças e Adolescentes: Teoria e Clínica.

WhatsApp Image 2022-02-10 at 11.39.50_auto_x2.jpg

Kelly Brandão

• Psicanalista, Professora e Pesquisadora;
• Doutora em Educação pela USP;
• Especialista em Tratamento e Escolarização de crianças com DGD pela USP;
• Graduada em Psicologia pela UMESP.

Renata Wirthmann.png

Renata Wirthmann

• Psicanalista;
• Pós-doutorado em Psicologia pela UFRJ;
• Doutora em Psicologia Clínica e Cultura pela Unb;
• Mestre em Psicologia pela Unb. 
• Graduada em Psicologia pela PUC Goiás.

Rinalda Duarte.png

Rinalda Duarte

• Psicanalista;
• Doutoranda em Psicologia pela USP;
• Mestre em Psicologia Clínica pela PUC/SP;
• Especialista em Teoria, Técnica e Estratégias Especiais em Psicanálise pela USP.

7be56f83-f8.jpg

Ane Patti

• Psicanalista;
• Doutora e Mestra em Psicologia pela FFCLRP;
• Especialista em Psicanálise: Teoria e Clínica pela UNIFRAN;
• Graduada em Psicologia pela UNAERP.

FERDINANDO.png

Ferdinando Zapparoli

• Psicanalista;
• Membro do Instituto Lalangue;
• Doutor e Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática;
• Especialista em Teoria Psicanalítica;
• Especialista em Transtornos Globais do Desenvolvimento.

bottom of page