Sobre o CURSO
Existe neurose na infância? Claro que existe! Nosso percurso de estudo iniciará na importante distinção entre a neurose infantil (homem dos lobos) e a neurose na infância (Pequeno Hans).
Notamos que, diferente da clínica com adultos, a neurose da criança causa incômodo, primeiramente, nos seus pais e instituições (escola, por exemplo), que na criança. O incômodo da neurose sobre a própria criança aparecerá mais tarde, regularmente, somente após as intervenções do analista.
Faça sua inscrição e participe deste curso com a psicanalista Renata Wirthmann, com pós-doutorado em Teoria Psicanalítica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutorado em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (UnB) e mestrado em Psicologia pela UnB.
interaja ao vivo
Aulas ao vivo com interação real com a psicanalista Renata Wirthmann
PORTAL DE ENSINO
Os inscritos terão acesso ao exclusivo portal de ensino do Instituto ESPE
CERTIFICADO
Certificado de conclusão de 8 horas/aula para os alunos que participarem do curso
metodologia
As aulas serão conduzidas de forma online e ao vivo, utilizando a plataforma Zoom, nos dias 31 de agosto (disponível gravado), 14, 21 e 28 de setembro, com início às 10h30 e encerramento às 12h30.
As aulas ficarão gravadas e disponíveis em nosso portal de ensino. Os alunos matriculados terão acesso ao portal por 90 dias após a conclusão do curso. A plataforma conta com centenas de cursos, aulas e lives extras disponíveis, contabilizando mais de 300 horas/aula de conteúdo, além de diversas ferramentas de interação com os docentes e alunos matriculados.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
As Particularidades das Neuroses na Criança
-
Da Criança-sintoma ao Sintoma da Criança: O Percurso do Tratamento
-
As Intervenções do Analista e os Pais: A "Influência Analítica"
-
As Intervenções do Analista e a Criança: O Brincar e a Estrutura
quem é RENATA WIRTHMANN
Renata Wirthmann é psicanalista, escritora e professora associada do curso de Psicologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Possui pós-doutorado em Teoria Psicanalítica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutorado em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (UnB) e mestrado em Psicologia pela UnB.