OGN3SA0

CURSO ONLINE

PSICANÁLISE, PSICOPATOLOGIA E A CLÍNICA ATUAL

Me. Valéria Codato

Já pensou em participar de um final de semana de aula das pós-graduações do Instituto ESPE? 

Neste final de semana (24 e 25 de junho) estaremos abrindo a possibilidade de interessados na psicanálise a assistirem como ouvintes a um final de semana da Pós-graduação em Fundamentos da Psicanálise: Teoria e Clínica do Instituto ESPE, com a psicanalista Me. Valéria Codato sobre "As clínicas em Freud: sobre o trabalho possível nas neuroses, psicoses e perversões" e as "Estruturas Clínicas em Lacan".

Esta aula retomará conceitos centrais para o manejo clínico na psicanálise. Ouvimos de muitos colegas que a perversão não é analisável, mas como dizer que esses não ficam na clínica se justamente o diagnóstico só é possível a partir da transferência que se produz durante o tratamento?

Há também quem diga que a psicanálise é impossível em casos das psicoses, resgatando alguns pontos da teoria freudiana. No entanto, as psicoses estão aí e, mais uma vez, se o diagnóstico é a partir da transferência, não seria o analista que não tivesse recursos teóricos para acolher estes sujeitos? 

Não é só preciso saber diagnosticar, precisamos também saber manejar a transferência para que alcancemos os objetivos propostos em uma psicanálise. 

Neste encontro, partiremos das estruturas freudianas clássicas para seguir com os avanços teóricos e clínicos propostos por Lacan a partir da metáfora paterna e suas formulações posteriores sobre a cadeia borromeana, no intuito de aprender os conceitos que tocam no âmago da experiência analítica contemporânea. Confira o conteúdo programático abaixo! 

question.png

interaja ao vivo

Participe e interaja ao vivo pelo chat com a Me. Valéria Codato

laptop.png

PORTAL DE ENSINO

Os inscritos terão acesso ao exclusivo portal de ensino do Instituto ESPE

certificado (3).png

CERTIFICADO

Certificado de conclusão de 15 horas/aula para os alunos que participarem do seminário clínico

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Diagnóstico estrutural em psicanálise

•  O sintoma para a psicanálise: de Freud à Lacan

•  Modos de subjetivação e diagnóstico estrutural em Freud: psicose, perversão e neurose

Elementos simbólicos para o diagnóstico em Lacan: metáfora paterna e castração

Estruturas e tipos clínicos

Do Sintoma Freudiano ao Sinthome Lacaniano

Do Nome-do-pai aos nomes do pai

• Os avanços clínicos a partir da leitura de Lacan

METODOLOGIA

Neste final de semana nos dias 24 de junho (Sexta-feira) das 19:00 às 22:30 e 25 de junho (Sábado) das 08:30 às 17:30 teremos uma aula de nossa pós-graduação em Fundamentos da Psicanálise: Teoria e Clínica. Estamos abrindo a possibilidade de interessados na psicanálise terem a experiência de participarem como ouvintes de uma aula de nossa especialização com a Me. Valéria Codato, psicanalista com mais de 30 anos de clínica e transmissão em psicanálise e fundadora do Ato Analítico. Os matriculados poderão assistir a aula completa e participarem via chat, os ouvintes não poderão se comunicar via vídeo e áudio, ficando vedada esse tipo de participação aos alunos de nossa pós-graduação.

As aulas ficarão gravadas e disponíveis em nosso portal. Os alunos matriculados terão acesso ao portal de ensino por 60 dias após a conclusão do curso. A plataforma conta com diversos cursos e aulas extras disponíveis, além de diversas ferramentas de interação com outros alunos matriculados!

GARANTA A SUA VAGA!

Faça sua matrícula e participe da aula de umas das maiores pós-graduações em psicanálise do Brasil. Turma limitada!

TURMA LIMITADA

NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE

Garanta a sua vaga promocional!

R$ 90,00 ou

3x R$ 30,00

Após confirmado o pagamento você receberá seu acesso ao portal em até 1 dia útil!

DÚVIDAS

Ainda ficou com dúvidas? Entre em contato com um de nossos representantes!

ANALISTA DOCENTE

WhatsApp Image 2021-09-29 at 16.52_edited.jpg

Valéria Codato

Psicanalista. Membro fundador da Associação de Psicanálise de Maringá- Ato Analítico. Pratica a clínica psicanalítica de adultos, análise de controle, supervisão de casos clínicos e realiza várias atividades de transmissão da psicanálise. Mestre em Psicologia (UEM) Especialista em Psicanálise (Sedes Sapientae) e Graduada em Psicologia (UEL). Foi docente em cursos de graduação em Psicologia e atualmente ministra disciplinas de psicanálise em cursos de pós-graduação. Atuou por cerca de 30 anos no setor público (saúde pública, penitenciária, justiça e direitos humanos). Autora do livro Os Quatro Conceitos Fundamentais da Psicanálise comentados.