Nosso programa foi concebido para proporcionar aos alunos, desde as primeiras aulas, uma visão geral e ampla do que é a Psicanálise. Partindo de um retorno às descobertas freudianas e indo ao encontro dos avanços propostos por Jacques Lacan, nosso curso não se propõe apenas a uma apresentação da teoria psicanalítica, mas a uma articulação com a prática clínica e com a formação do analista.
Nosso corpo docente, extremamente preparado e com extenso conhecimento teórico e prática clínica, é um diferencial importante frente a outros cursos de pós-graduação em todo o território nacional. Os alunos terão aulas com psicanalistas renomados no Brasil e no mundo que primam pela psicanálise e sua ética, com todo rigor teórico que exige a transmissão da psicanálise, sem deixar de cuidar com muita atenção do percurso de cada aluno, convidando os alunos a falarem, a exporem suas dúvidas e a dizerem, quando sentirem-se a vontade para tal, da sua própria experiência com a teoria, com sua clínica e com sua formação.
A psicanálise, como uma práxis, não deve ser pensada apenas como uma teoria, pois perde aquilo de mais essencial que a caracteriza e justifica sua existência: a experiência singular da análise pessoal. Desta forma, a teoria segue a análise de cada um e a análise de cada um delineia um estilo único. É a partir da experiência de cada um que se pode transmitir, afinal, o que é psicanálise.
MÓDULO INTERNACIONAL
Participe ao vivo de nosso módulo internacional legendado com certificação extra!
CERTIFICADO
Certificado emitido pelo ESPE e ESPD, a maior instituição dedicada à psicanálise do Brasil!
PORTAL DE ENSINO
Acesso ao maior portal de ensino e transmissão em psicanálise do Brasil!
CONCEPÇÃO DO PROGRAMA
Tendo em vista a proposta de Freud de inserir a psicanálise nas universidades e também seu questionamento sobre as vicissitudes desta entrada, propomos neste curso de especialização um curso certificado por uma instituição de ensino reconhecida como uma das maiores instituições de ensino superior dedicada ao campo da saúde mental.
Neste curso o aluno terá uma formação a nível de especialização, revisitando os escritos freudianos e a releitura proposta por Lacan. Conhecerá diferentes analistas das mais relevantes Escolas de Psicanálise de todo o mundo, como o caso da Escola Freudiana de Buenos Aires, Escola dos Fóruns do Campo Lacaniano, Escola Brasileira de Psicanálise / Associação Mundial de Psicanálise, entre outras.
PÚBLICO ALVO
Graduados de todos os cursos devidamente reconhecidos pelo MEC que procuram conhecer e se aprofundar na teoria psicanalítica com um corpo docente e um programa especialmente desenvolvido para transmitir a psicanálise de forma rigorosa, ética e acessível.
OBJETIVOS GERAIS
Apresentar a Psicanálise enquanto uma teoria e uma prática clínica de escuta, acolhimento, tratamento e cura do sujeito.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Apresentar a história da psicanálise desde seu início com Freud até o avanço teórico e clínico proposto por Lacan;
Aprofundar-se na teoria psicanalítica em Freud e Lacan;
Conhecer e aprimorar a psicanálise enquanto prática clínica;
Apresentar aos pós-graduandos a formação em psicanálise naquilo que Lacan preconiza como uma Escola de psicanálise.
GRUPO DE ESTUDOS
Encontros mensais remotos com a turma e a coordenação do curso!
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Acesso a diversos cursos, nacionais e internacionais, com certificação universitária!
MÓDULO DE AMBIENTAÇÃO
Inicie seus estudos antes do período letivo da especialização!
A PÓS-GRADUAÇÃO
O curso será ministrado pelo Instituto de Ensino Superior em Psicologia e Educação (ESPE), uma das maiores instituições de ensino superior dedicadas ao ensino e à pesquisa da psicanálise no Brasil e certificado pela ESPD - Escola Superior de Pesquisa e Desenvolvimento, faculdade pertencente ao grupo ESPE.
METODOLOGIA DE ENSINO
Aulas expositivas presenciais com discussões teóricas e apresentações de casos clínicos. O curso está organizado de forma a problematizar questões concernentes à prática da clínica psicanalítica. As exposições teóricas devem responder às dificuldades contemporâneas do atendimento psicanalítico. Mesmo as aulas de epistemologia, nas quais são esperadas discussões mais aprofundadas a nível filosófico, estão traçadas para orientar o pós-graduando na compreensão de seu objeto de estudo que é o sujeito do inconsciente, sua escuta e as intervenções no campo da clínica.
Além das aulas presenciais, os alunos também contarão com disciplinas especiais online, como:
a) Grupo de Estudos: Encontros mensais com a coordenação do curso e convidados para promover leituras e debates de importantes textos.
b) Módulo Internacional: Aulas ao vivo legendadas com psicanalistas de referência mundial, de diferentes escolas de psicanálise, com certificação internacional.
c) Disciplinas complementares: Acesso a diversas disciplinas complementares gravadas com grandes nomes da psicanálise.
FREQUÊNCIA
As aulas presenciais serão realizadas em Porto Alegre (RS) no Hotel Plaza São Rafael (Av. Alberto Bins, nº 514), em média uma vez por mês, às sextas-feiras das 19:00 às 22:30 e aos sábados das 08:30 às 12:30 e das 13:30 às 17:30. O grupo de estudos acontecerá mensalmente, de forma online e interativa.
PERÍODO LETIVO
As aulas terão início no mês de abril/2025. Os interessados já podem realizar a pré-inscrição e aguardarem serem notificados. Em caso de aprovação no processo seletivo, o interessado poderá prosseguir com a matrícula.
Os alunos matriculados que optarem pelo plano antecipado de estudos, poderão iniciar sua especialização pelo Módulo de Ambientação, um dos grandes diferenciais do Instituto ESPE. Este módulo foi criado para que os(as) alunos(as) iniciem seus estudos antes do período letivo da especialização e entrem alinhados com os conteúdos teóricos da Psicanálise. Assim, ao iniciar o período letivo, a partir dessa base teórica, os alunos e alunas terão mais possibilidades de discutir e realizar trocas com os professores e professoras do instituto.
A função do Módulo é abranger os conceitos gerais da Psicanálise, estimular a pesquisa e escrita pré-período letivo para aproximá-los da teoria e do espaço de interlocução clínica. O(A) aluno(a) terá acesso a 30 horas/aulas sobre os conceitos fundamentais e a formação do analista com grandes referências da psicanálise, antes do início de suas aulas.
O Instituto ESPE possui mais de 4000 alunos em cursos de especialização, sendo a maior instituição de ensino superior dedicada ao ensino e à pesquisa da psicanálise no Brasil. Somos avaliados com nota máxima no Google, são mais de 200 comentários positivos disponíveis de alunos e ex-alunos. Estude com quem é referência!
Instituto ESPE
"O ESPE tem sido algo que foge de todas as minhas expectativas, na transmissão da Psicanálise, na dinâmica de interação com todos aqueles que apreciam a mesma, no compromisso do corpo de colaboradores da instituição, o que inclui necessariamente "pessoas vivas " que respondem outras também vivas sem automatismos, algo tão comum atualmente."
André Souza
"O ESPE trouxe um novo significado para a transmissão da psicanálise e tem sido uma experiência transformadora. O nível dos professores, a organização e o excelente conteúdo dos cursos tem sido um grande motivador para mim. Sou uma grande admiradora do trabalho e procuro aproveitar ao máximo os conteúdos."
Joseli Maria
"Experiência muitíssimo válida. O cuidado da instituição com os alunos é marcante. Além de um atendimento excelente da equipe de apoio, sempre nos são disponibilizadas as aulas introdutórias de cursos paralelos ao nosso. As intervenções e aulas extras dos professores foram excepcionais!"
Ana Maria Guerra
ESTUDE COM OS MAIORES NOMES DA PSICANÁLISE!
NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE
Últimas vagas promocionais, inscreva-se e garanta a sua!
INVESTIMENTO
O investimento é de R$ 150,00 + 24 parcelas de R$ 520,00. Confira nossas condições de parcelamento!
CORPO DOCENTE
Vitor Hugo Triska
Cléo Busanello de Medeiros
Fernando Hartmann
(Conferencista)
Psicanalista associado à APPOA e psicólogo. Doutor em Psicologia Social e Institucional (UFRGS) com pós-doutorado no PPG em Psicanálise: Clínica e Cultura (UFRGS). Mestre em Psicologia Social e Institucional (UFRGS). Foi professor substituto no Instituto de Psicologia da UFRGS e é docente em cursos de especialização em psicanálise.
Ana Cláudia Meira
Psicanalista e Psicóloga. Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestre em Psicologia pela mesma universidade. membro pleno do Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre (CEPdePA) e membro da Sociedade Brasileira de psicanálise de Porto Alegre (SBPdePA). Autora do Livro "A Escrita Científica no Divã" e do livro "Histórias de Captura: investimentos mortíferos na relação mãe e filha".
Fernanda Samico
Psicóloga e psicanalista. Mestre pelo PPG Psicanálise: Clínica e Cultura (UFRGS). Pesquisadora no Núcleo de Estudos em Psicanálise e Infâncias (NEPIs/UFRGS). Coordenadora do Centro Regional de Referência em autismo (CRR 10) - Programa TEAcolhe
Ana Suy Sesarino
Psicanalista. Doutora em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela UERJ, Mestre em Psicologia pela UFPR, Especialista em Psicologia Clínica - Abordagem Psicanalítica pela PUCPR. Graduada em Psicologia. Reside em Curitiba (PR).
Marco Leite
Psicanalista e Pesquisador. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com doutorado sanduíche na Université Sorbonne Nouvelle (Paris). Pós-doutorado em Psicanálise na Universidade de Paris-Diderot Paris VII. Membro da Association Lacanienne International (ALI) e membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA).
Taiasmin Ohnmacht
Psicóloga, psicanalista e escritora. Pós-graduada em Assessoria linguística e revisão textual (FAPA/2013), Mestre em Psicanálise: clínica e cultura (UFRGS/2019), com pesquisa sobre relações raciais. Participou da organização do E-BOOK, Da Vida Que Resiste – Vivências de Psicólogas (os) Entre a Ditadura e a Democracia (CRP/RS, 2014), e de artigos em publicações psicanalíticas.
Pedro Cattapan
(Conferencista)
Psicanalista. Doutora em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestre em Psicanálise pela mesma instituição e graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Diretora do Núcleo Vassouras do Corpo Freudiano - Escola de Psicanálise.
Josias Fontoura
Psicanalista. Mestre em Psicanálise: Clínica e Cultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Percurso de Formação em Psicanálise pela Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA). Membro do Núcleo de Estudos em Psicanálise e Infâncias (NEPIs) da UFRGS. Integrante do Projeto de Pesquisa Infâncias e Psicanálise: Metodologias, Dispositivos e Intervenção (UFRGS).
Thales Melgarejo de Abreu
Psicanalista. Membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA). Mestre em Psicanálise: Clínica e Cultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Problemas do Desenvolvimento na Infância e Adolescência - Abordagem Interdisciplinar pelo Centro Lydia Coriat.
Mingnon Lins
Psicanalista, Especialista em Psicanálise e Saúde Mental, Mestre e Doutora em Psicanálise, Clínica e Pesquisa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Docente da pós-graduação Fundamentos da Psicanálise: Teoria e Clínica (Instituto ESPE), Supervisora clínico-institucional da rede de Saúde Mental de São João de Meriti, Baixada Fluminense/RJ.
Gabriel Binkowiski
Psicanalista e Professor Doutor no Departamento de Psicologia da USP. Doutor em Psicologia pela Université Sorbonne Paris Nord. Mestre em Clínica Transcultural pela mesma universidade. Membro da Unité Transversale de Recherche Psycogenèse et Psychopathologie (UTRPP).
Psicanalista. Doutorando em Psicanálise pela U.V.A.-RJ. Mestre em Psicologia pela UEM. Graduado em Psicologia pela UEL. Coordenador Geral e docente das Pós-graduações em Fundamentos da Psicanálise: Teoria e Clínica pelo Instituto ESPE.
Lívia Maciel Vigil
Psicanalista e supervisora clínica, Mestre em Psicanálise, Clínica e Cultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Percurso em Psicanálise junto à Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA), Graduação em Psicologia junto à Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Coordenadora clínica do Projeto Gradiva – atendimento psicanalítico gratuito a mulheres em situação de violência.
Sander Machado
Psicanalista e pesquisador. Graduado em Psicologia e Especialista em Residência Integrada Multiprofissional em Saúde pelo Hospital de Clínicas/UFRGS. Membro Efetivo do Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre (CEPdePA) e Adherente da Apertura para Otro Lacan (APOLa Internacional e sede Salvador/Bahia). Autor dos livros Gramáticas do masoquismo (Artes & Ecos, 2023) e Provocações psicanalíticas (Ulysses, 2021).
Luciano Elia
Psicanalista, professor doutor titular da área de Psicanálise do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), fundador de dois Programas de Pós Graduação em Psicanálise nesta Universidade e ainda atuando em um deles (Mestrado Profissional em Psicanálise e Políticas Públicas), supervisor clínico-territorial do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Neusa Santos Souza
Christian Dunker
(Conferencista convidado)
Psicanalista, Doutor e Mestre em Psicologia Experimental pela USP (Universidade de São Paulo) com pós-doutorado na Pós-Doutorado na Manchester Metropolitan University.
Docente da disciplina EAD.
Psicanalista membro do EBEP-RJ, professor associado da UFF e do PPPPP-UERJ. Autor de "Psicanálise, criatividade e depressão " (Appris, 2021) e organizador de "Percursos psicanalíticos no Brasil" (INM, 2024)
Márcio Fransen Pereira
Psicanalista. Mestre em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Atendimento Clínico pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduado em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil. Psicólogo da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo\RS e atua como coordenador no Ambulatório de Saúde Mental (SUS).
Augusto Paim
Psicanalista. Membro efetivo do Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre (CEPdePA). Mestre em Psicanálise: Clínica e Cultura pela UFRGS. Supervisor da Clínica de Atendimento Psicológico da UFRGS. Autor do livro "Racismo e Psicanálise: a saída da grande noite".
João Jaeger
Psicanalista bilíngue (português e Libras), Mestre em Psicanálise: clínica e cultura (UFRGS), Especialista em Tradução e Interpretação de Libras (Uníntese), membro do Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre (CEPdePA), membro do Instituto Horizontes, tradutor e intérprete de Libras.
Vladmir Safatle
Psicanalista, Professor e Filósofo. Doutorado em Lieux et transformations de la philosophie pela Université de Paris. Mestre em Filosofia pela USP. Pesquisador no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tescnológico (CNPq), no Brasil.
Docente da disciplina EAD.
COORDENAÇÃO
Josias Fontoura
Psicanalista. Mestre em Psicanálise: Clínica e Cultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Percurso de Formação em Psicanálise pela Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA). Membro do Núcleo de Estudos em Psicanálise e Infâncias (NEPIs) da UFRGS. Integrante do Projeto de Pesquisa Infâncias e Psicanálise: Metodologias, Dispositivos e Intervenção (UFRGS). Editor-chefe na Editora Discurso, responsável por trabalhos de tradução, edição e publicação de autores como Alba Flesler (2021), Roland Chemama (2022) e Ricardo Rodulfo (2023) no Brasil. Coordenador do curso de pós graduação Fundamentos da Psicanálise: Teoria e Clínica – Porto Alegre (Instituto ESPE). Professor convidado do curso Fundamentos da Clínica Psicanalítica: situação do tempo, lugar do exercício e a função do analista no contexto brasileiro (Assemblage). Docente em cursos livres e pós-graduação nos temas: nó borromeano; constituição psíquica; contemporaneidade; formação psicanalítica.
Marco Leite
Psicanalista. Doutorando em Psicanálise pela U.V.A.-RJ. Mestre em Psicologia pela UEM. Graduado em Psicologia pela UEL. Coordenador Geral e docente das Pós-graduações em Fundamentos da Psicanálise: Teoria e Clínica pelo Instituto ESPE. Autor dos livros "Ainda há Amor?", "Queime Antes de Ler", " O que resta das cinzas", "Psicanálise nas redes" e "Psicanálise Clínica: primeiros passos" além de diversos artigos que versam sobre psicanálise, saúde mental e contemporaneidade.