OGN3SA0

A MAIOR PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICANÁLISE ESTÁ DE VOLTA !

FUNDAMENTOS DA PSICANÁLISE: TEORIA E CLÍNICA

SÃO PAULO - SP

Nosso programa foi concebido para proporcionar aos alunos, desde às primeiras aulas, uma visão geral e ampla do que é a Psicanálise. Partindo de um retorno às descobertas freudianas e indo ao encontro dos avanços propostos por Jacques Lacan, nosso curso, não se propõe apenas a uma apresentação da teoria psicanalítica, mas a uma articulação com a prática clínica e, com a formação do analista.  

 

 

Nosso corpo docente, extremamente preparado, com extenso conhecimento teórico e prática clínica, é um diferencial importante frente a outros cursos de pós-graduação em todo o território nacional. Os alunos terão aulas com Psicanalistas renomados no Brasil e no mundo, que primam pela psicanálise e sua ética, com todo rigor teórico que exige a transmissão da psicanálise, sem deixar de cuidar com muita atenção do percurso de cada aluno, convidando os alunos a falarem, a exporem suas dúvidas e a dizerem, quando sentirem-se a vontade para tal, da sua própria experiência com a teoria, com sua clínica e com sua formação. 

 

A Psicanálise, como uma práxis, não deve ser pensada apenas como uma teoria, pois perde aquilo de mais essencial que a caracteriza e justifica sua existência, a saber: a experiência singular da análise pessoal. Desta forma a teoria segue a análise de cada um, e a análise de cada um delineia um estilo único. É a partir da experiência de cada um que se pode transmitir afinal, o que é Psicanálise. 

DOCENTES

Corpo docente extremamente capacitado com ampla experiência na prática clínica!

CERTIFICADO

Certificado emitido pela UniFil, uma das melhores Universidades Privadas do Paraná!

ÉTICA

Comprometimento e ética com a transmissão da psicanálise. Estude com um Instituto que valoriza o aluno!

CONCEPÇÃO DO PROGRAMA 

Tendo em vista a proposta de Freud de inserir a psicanálise nas universidades e também seu questionamento sobre as vicissitudes desta entrada, propomos neste curso de especialização um curso certificado por uma instituição de ensino reconhecida como uma das melhores universidades particulares do Brasil. 

Neste curso, o aluno terá uma formação a nível de especialização, revisitando os escritos freudianos e a releitura proposta por Lacan. Conhecerá diferentes analistas das mais relevantes Escolas de Psicanálise de todo o mundo, como o caso da Escola Freudiana de Buenos Aires, Escola dos Fóruns do Campo Lacaniano, Escola Brasileira de Psicanálise / Associação Mundial de Psicálise, entre outras.  

 PÚBLICO ALVO 

Graduados de todos os cursos devidamente reconhecidos pelo MEC que procuram conhecer e se aprofundar na teoria psicanalítica com um corpo docente e um programa especialmente desenvolvido para transmtir a psicanálise de forma rigorosa, ética e acessível. 

OBJETIVOS GERAIS

Apresentar a Psicanálise enquanto uma teoria e uma prática clínica de escuta, acolhimento, tratamento e cura do sujeito. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Apresentar a história da psicanálise desde seu início com Freud até o avanço teórico e clínico proposto por Lacan.
 

 Aprofundar-se na teoria psicanalítica em Freud e Lacan.
 

 Conhecer e aprimorar a psicanálise enquanto prática clínica.

 Apresentar aos pós-graduandos a formação em psicanálise naquilo que Lacan preconiza como uma Escola de psicanálise.

FÓRUM DE DISCUSSÃO

Participe de fóruns e grupos de debates entre os alunos

PORTAL DE ENSINO

Os alunos terão acesso exclusivo a um portal de ensino do Instituto ESPE

CONTEÚDOS EXTRAS

Tenha acesso a conteúdos, conferências, grupos de estudos, lives e aulas exclusivas do ESPE

A ESPECIALIZAÇÃO

O curso será ministrado pelo Instituto de Ensino Superior em Psicologia e Educação (ESPE) e certificado pelo Centro Universitário Filadélfia (UniFil), uma das melhores Universidades Privadas do Paraná, conceito 4 no MEC.

INÍCIO:

16/04/2021

LOCAL:

São Paulo - SP

PERÍODO:

Dezoito meses

FREQUÊNCIA:

Mensal

As aulas serão realizadas uma vez por mês, nas sextas-feiras (19:00 - 22:30) e aos sábados (08:30 - 17:30). Consulte nosso cronograma completo!

O homem, a psicanálise e a formação do analista

"Tenho a impressão de que não está acabada. Esta escultura de León Ferrari, batizada de “Homem”, representa muito do que queremos transmitir com nosso curso de Fundamentos da Psicanálise.

Um curso de pós-graduação, embora tenha uma data marcada para seu fim, abre as portas para um mais-ainda. Assim é a Psicanálise. O conceito de obra, propriamente falando, não se limita a algo pronto e acabado. Notemos como Freud lançou as bases para que outros, após ele, se dedicassem às suas descobertas que estão à disposição de todos que se aventuram a falar livremente na presença do analista.

A Pós-Graduação em Fundamentos da Psicanálise do Instituto ESPE tem um duplo propósito: por um lado, retornar aos fundamentos, aos alicerces, à estrutura do que se constituiu como uma das maiores descobertas da humanidade no século 20; por outro lado, nosso trabalho está mais para a construção de uma obra, tal qual a forma como pensamos o humano, a saber, inacabado.

Esta posição de nosso curso – de retornar aos alicerces, de voltar aos fundamentos – não tem o sentido de ficar por lá, mas o de caminhar em direção à novidade, à clínica e à formação do analista nos dias atuais.

No percurso desta pós-graduação, propomos aos alunos uma obra, em que cada um, a par do que pensou, fez e construiu Freud nomeando de Psicanálise, possa, a partir de sua formação pessoal que comporta a análise pessoal, a supervisão e os estudos teóricos, mais do que ser responsável pelo que aprende no curso, responsabilizar-se pelo que, a partir deste curso, irá fazer em nome da Psicanálise.

Nosso curso não tem suas raízes na tentativa de fazer com que o aluno aprenda o que é e como se faz uma psicanálise. Nosso curso é, antes de mais nada, um convite, um convite à transmissão, um convite a mãos à obra."

  Marco Correa Leite (Coordenador da Esp.)

ESTUDE COM OS MAIORES NOMES DA PSICANÁLISE!

GARANTA A SUA VAGA!

Turma confirmada em apenas uma hora. Últimas 5 vagas promocionais disponíveis, garanta a sua!

NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE

Valor oficial

Matrícula + 24x R$ 589,00

Vaga promocional

Matrícula + 24x R$ 464,00

Últimas 5 vagas promocionais disponíveis!

DÚVIDAS

Ainda ficou com dúvidas? Entre em contato com um de nossos representantes.

CORPO DOCENTE

Jorge Sesarino

Psicanalista, Doutor em en Sciences Psichologiques pela Université de Liège, Mestre em Antropologia Social pela UFPR, graduado em Psicologia pela PUCPR. Membro da Escuela Freudiana de Buenos Aires (EFBA)

Alexandre Simões

Psicanalista, graduado em Psicologia pela UFMG, com Mestrado e Doutorado, ambos na linha de pesquisa dedicada à Teoria Psicanalítica (UFMG). Dedica suas pesquisas, a partir de Freud e Lacan, à Psicanálise na Contemporaneidade e ao campo da Subjetividade e Saúde Coletiva

Michele Kamers

Psicanalista, Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Bolsista CAPES PSDE na UNiversidade de Paris Sorbonne Denis Diderot e Mestre em Psicologia e Educação

Cleyton Andrade

Psicólogo e psicanalista. Doutor em Psicologia pela UFMG, Mestrado em Psicologia pela mesma Instituição e Especialista em Saúde Mental pela Escola de Saúde Pública de MInas Gerais. Membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise. 

Marcus do Rio Teixira

Psicanalista, Diretor da Editora Agalma, Membro do Campo Psicanalítico de Salvador (Bahia, Brasil), Autor de mais de 10 livros!

Ana Suy Sesarino

Psicanalista, Doutoranda em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela UERJ, Mestre em Psicologia pela UFPR, Especialista em Psicologia Clínica - Abordagem Psicanalítica pela PUCPR. Graduada em Psicologia

Alfredo Eidelsztein

Uma das grandes referências da Psicanálise Mundial, Diretor da APOLa Internacional, Doutor pela Universidad de Buenos Aires, área de Psicologia (Tesis de Doctorado: “Clínica-y-formalización”), autor de 16 livros. Ministra seminários no mundo todo

Ana Tereza Groisman

Psicanalista, membro da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP/AMP). Possui especialização em Psicanálise pelo Cepcop/USU. É professora do Instituto de Clínica Psicanalítica do Rio de Janeiro

Clara Cruglak

Uma das grandes referências da Psicanálise Mundial, Analista da Escola (A.E) e Analista Membro da Escola Freudiana de Buenos Aires (A.M.E). Autora do livro "Clínica da Identificação" e coautora de "Topología y Psicoanálisis", "El saber del Analista", "La Experiencia del Pase"

Karina Stagliano

Psicanalista, Mestre em Psicologia pela UEL, Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Hospital Israelita Albert Eistein, Especializando em Clínica Interdisciplinar em Estimulação Precoce, pelo Centro Lydia, Graduada em Psicologia pela UEL e Coordenadora da Esp. em Psicanálise com Crianças e Adolescentes: Teoria e Clínica

Silvia Amigo

Psicanalista pela Escuela Freudiana de Buenos Aires (EFBA), formada em Medicina pela Universidad de Buenos Aires, Especialista em Psiquiatria, pertence a EFBA desde 1979. Ministra seminários internacionais por toda América Latina e Europa. Colaboradora habitual dos Cuadernos de Sigmund Freud

Alexandre Starnino

Psicanalista, Doutorando na UNICAMP. É Mestre em Filosofia pela UNICAMP e graduado em Filosofia pela UFRJ. Desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: Epistemologia da Psicologia e da Psicanálise, Filosofia social e Política

Leandro dos Santos

Psicanalista, Pós-doutor em Psicologia Social (PUC-SP), Doutor em Psicologia Clínica e Mestre em Psicologia Escolar (USP). Graduado em Psicologia

Sandra Mosello

Psicanalista, Mestre em Psicologia Social Comunitária pela Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade TUIUTI do Paraná. Especialista em Psicologia Clínica pela mesma Universidade. Graduada em 1º lugar no curso de Psicologia da Universidade de TUIUTI

Ferdinando Zapparoli

Psicanalista; Membro do Instituto Lalangue. Doutorado e Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Especialista em Transtornos Globais do Desenvolvimento. Especialista em Teoria Psicanalítica.pela UniFil

COORDENAÇÃO

Marco Leite

Gruaduado em Psicologia pela UEL. Mestre em Psicologia pela UEM. Psicanalista e Supervisor Clínico do Instituto Lalangue - Clínica e Transmissão em Psicanálise. Coordenador da Pós-graduação em Fundamentos da Psicanálise: Teoria e Clínica em Londrina-PR, São Paulo-SP e também da turma na modalidade de ensino remoto. Autor dos livros "Queime Antes de Ler" e "Ainda há Amor?"

SOBRE NÓS

O ESPE é um Insituto de Ensino e Pesquisa focado estritamente nas áreas da Psicologia e Educação. Com docentes extremamente reconhecidos e capacitados o ESPE tem como principal propósito formar profissionais que sejam referência em sua área.

LOCALIZAÇÃO

(43) 98411-5764

 

Av. Maringá, 725, Sala 602

Londrina/Paraná/Brasil - CEP 86060000

contato@institutoespe.com.br

CONECTE-SE
CONECTE-SE
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2019 por Instituto de Ensino Superior em Psicologia e Educação