OGN3SA0

ESTUDE COM OS GRANDES NOMES DA PSICANÁLISE

FUNDAMENTOS DA PSICANÁLISE: TEORIA E CLÍNICA

SÃO PAULO - SP

Nosso programa foi concebido para proporcionar aos alunos, desde as primeiras aulas, uma visão geral e ampla do que é a Psicanálise. Partindo de um retorno às descobertas freudianas e indo ao encontro dos avanços propostos por Jacques Lacan, nosso curso não se propõe apenas a uma apresentação da teoria psicanalítica, mas a uma articulação com a prática clínica e com a formação do analista.  

  

Nosso corpo docente, extremamente preparado e com extenso conhecimento teórico e prática clínica, é um diferencial importante frente a outros cursos de pós-graduação em todo o território nacional. Os alunos terão aulas com psicanalistas renomados no Brasil e no mundo que primam pela psicanálise e sua ética, com todo rigor teórico que exige a transmissão da psicanálise, sem deixar de cuidar com muita atenção do percurso de cada aluno, convidando os alunos a falarem, a exporem suas dúvidas e a dizerem, quando sentirem-se a vontade para tal, da sua própria experiência com a teoria, com sua clínica e com sua formação. 

 

A psicanálise, como uma práxis, não deve ser pensada apenas como uma teoria, pois perde aquilo de mais essencial que a caracteriza e justifica sua existência: a experiência singular da análise pessoal. Desta forma, a teoria segue a análise de cada um e a análise de cada um delineia um estilo único. É a partir da experiência de cada um que se pode transmitir, afinal, o que é psicanálise. 

DOCENTES

Corpo docente extremamente capacitado com ampla experiência na prática clínica!

CERTIFICADO

Certificado emitido pela UniFil, uma das melhores Universidades Privadas do Paraná!

ÉTICA

Comprometimento e ética com a transmissão da psicanálise. Estude com um Instituto que valoriza o aluno!

CONCEPÇÃO DO PROGRAMA 

Tendo em vista a proposta de Freud de inserir a psicanálise nas universidades e também seu questionamento sobre as vicissitudes desta entrada, propomos neste curso de especialização um curso certificado por uma instituição de ensino reconhecida como uma das melhores universidades particulares do Brasil. 

Neste curso o aluno terá uma formação a nível de especialização, revisitando os escritos freudianos e a releitura proposta por Lacan. Conhecerá diferentes analistas das mais relevantes Escolas de Psicanálise de todo o mundo, como o caso da Escola Freudiana de Buenos Aires, Escola dos Fóruns do Campo Lacaniano, Escola Brasileira de Psicanálise / Associação Mundial de Psicanálise, entre outras.  

 PÚBLICO ALVO 

Graduados de todos os cursos devidamente reconhecidos pelo MEC que procuram conhecer e se aprofundar na teoria psicanalítica com um corpo docente e um programa especialmente desenvolvido para transmitir a psicanálise de forma rigorosa, ética e acessível. 

OBJETIVOS GERAIS

Apresentar a Psicanálise enquanto uma teoria e uma prática clínica de escuta, acolhimento, tratamento e cura do sujeito. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Apresentar a história da psicanálise desde seu início com Freud até o avanço teórico e clínico proposto por Lacan.
 

 Aprofundar-se na teoria psicanalítica em Freud e Lacan.
 

 Conhecer e aprimorar a psicanálise enquanto prática clínica.

 Apresentar aos pós-graduandos a formação em psicanálise naquilo que Lacan preconiza como uma Escola de psicanálise.

ACOMPANHAMENTO

Acompanhamento pedagógico com o coordenador do curso e equipe do Instituto ESPE!

PORTAL DE ENSINO

Durante todo o curso os alunos terão total acesso ao portal de ensino do Instituto ESPE, com aulas e conteúdos exclusivos disponíveis!

MÓDULO DE AMBIENTAÇÃO

Diferencial exclusivo do Instituto ESPE. Inicie seus estudos antes do período letivo da especialização!

A ESPECIALIZAÇÃO

O curso será ministrado pelo Instituto de Ensino Superior em Psicologia e Educação (ESPE) e certificado pelo Centro Universitário Filadélfia (UniFil), uma das melhores Universidades Privadas do Paraná, com conceito máximo (5) no MEC para oferta de cursos à distância e conceito 4 no MEC para a oferta de cursos presenciais.

METODOLOGIA DE ENSINO

Aulas expositivas presenciais com discussões teóricas e apresentações de casos clínicos. O curso está organizado de forma a problematizar questões concernentes à prática da clínica psicanalítica. As exposições teóricas mediadas pelos recursos audiovisuais (quando necessário) devem apontar para responder às dificuldades contemporâneas do atendimento psicanalítico. Mesmo as aulas de epistemologia, nas quais são esperadas discussões mais aprofundadas a nível filosófico, estão traçadas para orientar o pós-graduando na compreensão de seu objeto de estudo que é o sujeito do inconsciente, sua escuta e as intervenções no campo da clínica.

Além das aulas presenciais, os alunos também participarão da disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica Aplicada em Psicanálise, de maneira online e concomitante com o período letivo da especialização, onde os alunos realizarão leituras de importantes textos e serão avaliados, orientados e supervisionados a partir da escrita de seus textos!

FREQUÊNCIA

As aulas presenciais serão realizadas em São Paulo-SP, no Bairro de Moema, em média uma vez por mês, às sextas-feiras das 19:00 às 22:30 e aos sábados das 08:30 às 12:30 e das 13:30 às 17:30. 

PERÍODO LETIVO

O início do período letivo da especialização está datado para o dia 25/03/2022. O processo de seleção será aberto a partir do dia 23 setembro/2021 e ficará disponível até as vagas se esgotarem. Os alunos que se matricularem já poderão iniciar seus estudos logo após a efetivação de sua matrícula, dependendo do plano de pagamento que escolher, através do módulo de ambientação do Instituto ESPE.  

Módulo de Ambientação é um grande diferencial criado pelo Instituto ESPE, para que os alunos iniciem seus estudos antes do período letivo da especialização e entrem alinhados com os conteúdos teóricos da psicanálise. Assim, ao iniciar o período letivo, a partir dessa base teórica, os alunos terão mais possibilidades de discutir e realizar trocas com os professores.  

O Módulo de Ambientação foi adicionado sem custo extra para os alunos e são disciplinas que compõem o programa da especialização, portanto são obrigatórias. O aluno contará com a possibilidade de realizá-lo concomitante com o período letivo do curso, ou antes, a depender do plano que escolher. No entanto, reforçamos nossa recomendação de iniciarem antes do período letivo para um melhor aproveitamento da especialização. 

O homem, a psicanálise e a formação do analista

ea_62_414.jpg

"Tenho a impressão de que não está acabada. Esta escultura de León Ferrari, batizada de “Homem”, representa muito do que queremos transmitir com nosso curso de Fundamentos da Psicanálise.

Um curso de pós-graduação, embora tenha uma data marcada para seu fim, abre as portas para um mais-ainda. Assim é a Psicanálise. O conceito de obra, propriamente falando, não se limita a algo pronto e acabado. Notemos como Freud lançou as bases para que outros, após ele, se dedicassem às suas descobertas que estão à disposição de todos que se aventuram a falar livremente na presença do analista.

A Pós-Graduação em Fundamentos da Psicanálise do Instituto ESPE tem um duplo propósito: por um lado, retornar aos fundamentos, aos alicerces, à estrutura do que se constituiu como uma das maiores descobertas da humanidade no século 20; por outro lado, nosso trabalho está mais para a construção de uma obra, tal qual a forma como pensamos o humano, a saber, inacabado.

Esta posição de nosso curso – de retornar aos alicerces, de voltar aos fundamentos – não tem o sentido de ficar por lá, mas o de caminhar em direção à novidade, à clínica e à formação do analista nos dias atuais.

No percurso desta pós-graduação, propomos aos alunos uma obra, em que cada um, a par do que pensou, fez e construiu Freud nomeando de Psicanálise, possa, a partir de sua formação pessoal que comporta a análise pessoal, a supervisão e os estudos teóricos, mais do que ser responsável pelo que aprende no curso, responsabilizar-se pelo que, a partir deste curso, irá fazer em nome da Psicanálise.

Nosso curso não tem suas raízes na tentativa de fazer com que o aluno aprenda o que é e como se faz uma psicanálise. Nosso curso é, antes de mais nada, um convite, um convite à transmissão, um convite a mãos à obra."

  Marco Correa Leite (Coordenador da Esp.)

ESTUDE COM OS MAIORES NOMES DA PSICANÁLISE!

PROGRAMA

Processo seletivo aberto. As vagas são limitadas. Faça sua inscrição e garanta a sua vaga! 

NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE

Vagas Limitadas!

R$ 150,00 +

24X R$ 580,00

Em até um dia útil um de nossos representantes entrará em contato!

DÚVIDAS

Ainda ficou com dúvidas? Entre em contato com um de nossos representantes.

CORPO DOCENTE

jorge-sesarino-10.png

Jorge Sesarino

tpm104-mulher-novo-homem-004.jpg

Oscar Angel Cesarotto

Helena Lima

Helena Lima

Psicanalista, Doutor em en Sciences Psichologiques pela Université de Liège, Mestre em Antropologia Social pela UFPR, graduado em Psicologia pela PUCPR. Membro da Escuela Freudiana de Buenos Aires (EFBA). Residente de Curitiba (PR)

Psicanalista,  Graduado em Psicologia - Facultad de Filosofia & Letras de La Universidad de Buenos Aires. Doutor em Comunicação & Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com pós-doutoramento na Escola de Comunicação e Artes (ECA/USP). Residente de São Paulo (SP)

Psicanalista. Doutora em Saúde Pública, Bióloga, Pós-doutorado em Educação: Psicologia da Educação na PUC/SP; Mestre em Psicologia Social e Psicóloga pela PUC/SP, cursando outro pós-doutorado no Instituto de Psicologia - USP. Pesquisadora do Núcleo de Psicanálise do Instituto de Psicologia da USP. Residente de São Paulo (SP)

1607384291329.jpg

Francisco Capoulade

Psicanalista. Diretor e co-fundador do Instituto de Pesquisa e Estudos em Psicanálise em Espaços Públicos (IPEP). Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos, e em Psychopathologie et Psychanalyse dans l'Université Sorbonne Paris Cité (Paris-Diderot).  Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Residente de Campinas (SP)

Ricardo Goldenberg

Psicanalista, com mais de 40 anos de Clínica e Transmissão; Graduado em Psicologia pela Universidad de Buenos Aires,  Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e Mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Foi membro da EFBA entre 1979 e 1983. Residente de São Paulo (SP)

download.jpg

Lauro Baldini

Psicanalista. Graduado em Letras pelo UNIFEG, Mestre em Linguística pela UNICAMP e Doutor em Linguística pela mesma universidade. Atualmente é professor-doutor do Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da UNICAMP. Membro do Coletivo Estação Psicanálise. Residente de Campinas (SP)

images%20(2)_edited.jpg

Leandro dos Santos

download.jfif

Josiane Orvatich

WhatsApp Image 2021-08-28 at 17.48.49.jpeg

João Torrecillas Sartori

Psicanalista,  Doutor em Psicologia Clínica pela USP, ,com pós-doutoramento em Psicologia Social pela PUC-PS e Mestre em Psicologia Escola e do Desenvolvimento pela USP. Residente de São Paulo (SP)

Psicanalista, supervisora clínica e escritora. Graduada em Filosofia (PUCPR) e Psicologia (UFPR). Especialista em Psicologia e Mestre em Filosofia. Coordenadora local da Pós-graduação em Fundamentos da Psicanálise do Instituto ESPE (CWB). Coordenadora do Projeto Dedo de Prosa. Residente de Curitiba (PR)

Médico (FAMERP) e Psicanalista. Pesquisador da Associação Univeristária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental. Mestre em Filosofia (UFSCar), Doutorando em Teoria Psicanalítica (UFRJ) e Doutorando em Ciência Política (UFSCar). Residente de Campinas (SP)

Ana Suy Sesarino Kuss

Ana Suy Sesarino

Cristina hoyer

Cristina Hoyer

Psicanalista, Doutora em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela UERJ, Mestre em Psicologia pela UFPR, Especialista em Psicologia Clínica - Abordagem Psicanalítica pela PUCPR. Graduada em Psicologia. Residente de Curitiba (PR)

Psicanalista. Mestre em Psicanálise, Saúde e Sociedade; Especialista em Teoria Psicanalítica e Prática Clínico-Institucional. Graduada em Fonoaudiologia e Psicologia. Coordenadora local da Esp. em Fundamentos da Psicanálise e Psicanálise com Crianças e Adolescentes do Rio de Janeiro-RJ. Residente do Rio de Janeiro (RJ) 

img_comunidade_forum_voz_2_30052017.jpg

Kelly Brandão

Psicanalista; Doutora em Educação pelo Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação, na linha de pesquisa Educação Especial, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo; especialista pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e graduada em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo. Residente de Campinas (SP)

download (1).jpg

Marta Ferreira

WhatsApp Image 2020-09-07 at 21.59.13.jpeg

Ana Tereza Groisman

image (1).png

Alexandre Starnino

Psicanalista e Psiquiatra. Graduada em Medicina pela FCM-Unicamp. Membro Fundadora da Tykhe Associação de Psicanálise e do Coletivo Estação Psicanálise (Campinas-SP). Residente de Campinas (SP)

Psicanalista, membro da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP/AMP) e Diretora de Cartéis. Possui especialização em Psicanálise pelo Cepcop/USU. Professora do professora do Instituto de Clínica Psicanalítica do Rio de Janeiro. Residente do Rio de Janeiro (RJ)

Psicanalista e Pesquisador. Doutorando em FIlosofia pela Unicamp. Mestre pela mesma instituição com período sanduíche na Univeristé Paris VII - (UFR) Étude Psychanalytiques e na Escola Doctoolare Science Po - Paris. Coordenador Local da Esp. em Fundamentos da Psicanálise em São Paulo. Residente de Campinas (SP)

_MG_0171.JPG

Ferdinando Zapparoli

Psicanalista; Membro do Instituto Lalangue. Doutor e Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Especialista em Transtornos Globais do Desenvolvimento. Especialista em Teoria Psicanalítica, com pós-doutorado em andamento em Linguagem e Ciências da natureza. Diretor pedagógico do Instituto ESPE; Residente de Londrina (PR)

Marco%20Leite_edited.jpg

Marco Leite

 Mestre em Psicologia pela UEM. Graduado em Psicologia pela UEL. Psicanalista e Supervisor Clínico no Instituto Lalangue - Clínica e Transmissão em Psicanálise. Coordenador Geral das Pós-graduações em Fundamentos da Psicanálise: Teoria e Clínica pelo Instituto ESPE. Residente de Londrina (PR)

CONFERENCISTAS CONVIDADOS

Daniel Omar Perez

Psicanalista. Professor de filosofia na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), pesquisador PQ 1D no CNPQ com pesquisas sobre o sujeito e a linguagem a partir de Kant. Atualmente a pesquisa aborda a relação entre estrutura da proposição e a natureza humana (antropologia), realizou dois estágios de pós-doutorado, na Michigan State University nos EUA, e também na  Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn na Alemanha. Concluiu o doutorado em 2002  e o mestrado em 1996 ambas na Universidade Estadual de Campinas (BRASIL), Obteve o título de licenciado em filosofia em 1992 na Universidade Nacional de Rosario (ARGENTINA),  Publicou artigos científicos em revistas nacionais e internacionais, livros e capítulos de livros  sobre filosofia e psicanálise.

COORDENAÇÃO

Alexandre Starnino

Psicanalista e Pesquisador. Doutorando em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre pela mesma instituição com período sanduíche na Université Paris VII (UFR- Étude Psychanalytiques) e na École Doctorale Science Po - Paris com apoio da FAPESP. Desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: Epistemologia da Psicologia e da Psicanálise, Filosofia Social e Política; em especial a partir dos trabalhos de Jacques Lacan e da teoria do discurso de Ernesto Laclau. Organizador de Por que nos identificamos (2018, CRV). Autor de vários artigos e capítulos de livros na área de psicanálise, clínica e política. Coordenador Local da Esp. em Fundamentos da Psicanálise em São Paulo. Residente de Campinas (SP).

Marco Leite

Marco Leite

Graduado em Psicologia pela UEL. Mestre em Psicologia pela UEM. Psicanalista e Supervisor Clínico no Instituto Lalangue - Clínica e Transmissão em Psicanálise. Coordenador Geral das Pós-graduações em Fundamentos da Psicanálise: Teoria e Clínica pelo Instituto ESPE. Autor dos livros "Ainda há Amor?" pela editora Juruá, "Queime Antes de Ler" e " O que resta das cinzas" ambos pela editora Calligraphie e também de diversos artigos que versam sobre psicanálise, saúde mental e contemporaneidade. Residente de Londrina (PR).