OGN3SA0

SEMINÁRIO ONLINE

INIBIÇÃO, SINTOMA E 
ANGÚSTIA NA CLÍNICA HOJE

Valéria Codato

Há um número crescente de casos de pânico, ansiedade e fobias, bem como de acting-outs, que buscam ajuda em nossos consultórios particulares e também nas instituições públicas, muitas vezes já diagnosticados por psiquiatras e sob tratamento medicamentoso.

Encontramos em Freud e em Lacan construções teóricas relevantes que contribuem para a compreensão de tais sofrimentos considerados como “transtornos” ou “patologias” próprias de nossa época.

Desde Freud, a inibição, o sintoma e a angústia se encontram imbricados e entrelaçados na dinâmica defensiva do sujeito. Há inibição ou produção do sintoma para evitar a angústia, ou ainda, angústia e sintoma podem substituírem um ao outro. Enfim há uma mobilidade entre essas manifestações que apontam para o desejo inconsciente.

Lacan, por sua vez, ao apresentar o nó borromeu, afirma uma heterogeneidade entre inibição, sintoma e angústia, articulados às três dimensões – Real, Simbólico e Imaginário – e seus entrelaçamentos.

Inibição, Sintoma e Angústia, portanto, se reportam à estrutura do ser falante e aos modos de gozo que implicam num sofrimento do qual buscam curar-se.

Como entender a formação dos sintomas, inibições e angustias nestes casos? Qual a direção do tratamento a partir da clínica psicanalítica?

São questões que nos interrogam a partir da prática clínica para as quais os convido aos estudos!

question.png

interaja ao vivo

Participe e interaja ao vivo com a psicanalista Valéria Codato

laptop.png

PORTAL DE ENSINO

Os inscritos terão acesso ao exclusivo portal de ensino do Instituto ESPE

certificado (3).png

CERTIFICADO

Certificado de conclusão de 8 horas/aula para os alunos que participarem do curso

METODOLOGIA

As aulas serão online e ministradas ao vivo via Zoom, das 20h às 22h pela psicanalista Me. Valéria Codato.

 

As aulas ficarão gravadas e disponíveis no portal de ensino do Instituto ESPE. Os alunos matriculados terão acesso ao portal de ensino por 90 dias após a conclusão do curso. A plataforma conta com centenas de cursos, aulas e lives extras disponíveis, contabilizando mais de 300 horas/aula de conteúdo, além de diversas ferramentas de interação com os docentes e alunos matriculados.

CRONOGRAMA

1) Inibição, Sintoma e Angústia - 09/08

2) Do Sintoma freudiano ao Sinthome lacaniano - 13/09

3) A Angústia e o desejo do Outro (Lacan) - 04/10

4) A Inibição, o acting-out e a passagem ao ato (Lacan) - 08/11

ÚLTIMAS VAGAS

Garanta a sua vaga e estude com quem é referência. Turma limitada!

ONLINE

NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE

Últimas vagas disponíveis!

4x R$ 56,25 ou R$ 225,00 à vista

Em até 4x no cartão de crédito. Em até 1 dia útil já será liberado o acesso ao portal!

DÚVIDAS

Ainda ficou com dúvidas? Entre em contato com um de nossos representantes!

ANALISTA DOCENTE

WhatsApp Image 2021-09-29 at 16.52_edited.jpg

Valéria Codato

Psicanalista. Membro fundador da Associação de Psicanálise de Maringá- Ato Analítico. Pratica a clínica psicanalítica de adultos, análise de controle, supervisão de casos clínicos e realiza várias atividades de transmissão da psicanálise. Mestre em Psicologia (UEM) Especialista em Psicanálise (Sedes Sapientae) e Graduada em Psicologia (UEL). Foi docente em cursos de graduação em Psicologia e atualmente ministra disciplinas de psicanálise em cursos de pós-graduação. Atuou por cerca de 30 anos no setor público (saúde pública, penitenciária, justiça e direitos humanos). Coautora do livro "O Infamiliar na contemporaneidade: o que faz família hoje?", publicado em 2021 pela Editora Ágalma, e do livro "Os quatro conceitos da psicanálise comentados", publicado em 2022, numa coedição da Editora Ágalma e da Associação de Psicanálise de Maringá Ato Analítico.