top of page

Lacan, desde seu emblemático retorno a Freud (marca constante de seu ensino), instigou os psicanalistas a estarem atentos às condições e contradições da subjetividade em seu tempo. Em seu tempo: no tempo no qual se dá o manejo da transferência, no tempo no qual se engendra o ato analítico, por fim, no tempo em que se instaura a interpretação, este dizer que promove ondas, que, consequentemente, ressoam ao longo do percurso de uma análise.

 

Sendo assim, buscaremos em nossa jornada apreender o que se fez ressoar ao longo dos encontros (“tíquicos” e não automatizados) que construímos a esteira de nossa pós-graduação. Para tal, nada melhor do que buscar o entrecruzamento das vozes de nossos discentes com aqueles que, advertidos por Lacan, intentam alcançar a posição antípoda do Mestre, a saber, a dos “não-tolos”. 

A jornada será transmitida nos dias 22 e 23 de março no Instituto ESPE, contaremos com conferências com o psicanalista Alexandre Simões, Fernanda Samico e Ferdinando Zapparoli e também com exposições de alunos da Pós-graduação em Clínica Psicanalítica Lacaniana da instituição.

como assistir?

Inscreva-se gratuitamente e participe ao vivo nos dias 22 e 23 de março com docentes e alunos do Instituto ESPE.

Após a inscrição, você receberá uma confirmação em seu e-mail e receberá um link para participar do evento.

SOBRE A JORNADA

A Jornada acontecerá em dois momentos: o primeiro deles será no dia 22/03 das 19:00 às 22:00, contaremos com duas apresentações e conferências os psicanalistas Alexandre Simões e Fernanda Samico. O segundo momento será no dia 22/03 das 09:00 às 12:00, contaremos com uma conferência inaugural com o psicanalista Ferdinando Zapparoli e quatro apresentações de trabalhos. Confira a programação completa do evento:

Sexta-feira - 22 de Março

🕗 19h15 - 19h45

Medicina e Psicanálise na Atualidade: Como Dialogar - Bruno Guimarães Tannus


🕗 19h45 - 20h15

Da (In)Formação à Formação do Analista - Gustavo Espeschit

🕗 21h - 21h40

A Clínica Lacaniana em nosso Tempo - Fernanda Samico e Alexandre Simões

CONFIRA OS DOCENTES PARTICIPANTES

ALEXANDRE SIMÕES

Alexandre Simões

Psicanalista. Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), com Mestrado e Doutorado em Filosofia, ambos na linha de pesquisa dedicada à Teoria Psicanalítica (UFMG). Membro do Fórum do Campo Lacaniano e Coordenador da Esp. em Clínica Psicanalítica Lacaniana do Instituto ESPE/UniFil. Reside em Belo Horizonte (MG)

WhatsApp Image 2024-03-21 at 12.06.05 (1).jpeg

Bruno Tannus

Médico e Psicanalista. Graduação em Medicina pela UFPR. Especialização (residência médica) em Medicina de Família e Comunidade pela PUC-PR e Especialização em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa pela UFSC. Especialização em andamento em Clínica Psicanalítica Lacaniana pelo Instituto ESPE. Capitão do Quadro de Oficiais Médicos da Aeronáutica. Coordenador do grupo de estudos Psicossomática Brasil.

WhatsApp Image 2024-03-21 at 14.39.00.jpeg

Bruna Alves

Psicológa do CAPS-Adulto de Indaiatuba. Pós-Graduanda em Clínica Psicanalítica Lacaniana (ESPE) . Treinamento em Serviço de Avaliação Psicológica de Adultos (Unicamp). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de São João Del Rey (UFSJ).

Fernanda Samico.jpeg

Fernanda Samico

Psicanalista. Doutora em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestre em Psicanálise pela mesma instituição e graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Diretora do Núcleo Vassouras do Corpo Freudiano - Escola de Psicanálise. 

WhatsApp Image 2024-03-21 at 12.10.06.jpeg

Gustavo Espeschit

Professor, psicanalista, dramaturgo. Licenciatura plena em Letras Português/Inglês e suas Respectivas Literaturas (UNIUBE/MG). Pos-graduado em Metologia do Ensino da Lingua Portuguesa (Faculdade São Luis). Pós-graduado em Filosofia (Estácio). Pós-graduado em Fundamentos da Psicanalise (Instituto ESPE). Pós-graduado em Clinica Lacaniana (Instituto ESPE)

FERDINANDO.png

Ferdinando Zapparoli

Psicanalista. Membro do Instituto Lalangue. Doutor e Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Especialista em Transtornos Globais do Desenvolvimento. Especialista em Teoria Psicanalítica, com pós-doutorado em andamento em Linguagem e Ciências da natureza. Diretor pedagógico do Instituto ESPE.

WhatsApp Image 2024-03-21 at 15.02.36.jpeg

Gil Clayton

Psicanalista. Psicólogo graduado pela Universidade Paulista - UNIP (2017). Neuropsicólogo pela Universidade São Caetano do Sul - USCS. Pós-graduando em Psicanálise Lacaniana pelo Instituto ESPE.

WhatsApp Image 2024-03-21 at 13.24.13.jpeg

Amanda Vasconcelos

Psicóloga pela UNINOVE – Universidade Nove de Julho. Pós-graduanda em Clínica Psicanalítica Lacaniana pelo Instituto ESPE.

bottom of page