OGN3SA0

CURSO ONLINE

PERVERSÃO: DA MEDICINA À PSICANÁLISE - LEITURAS TEÓRICO-CLÍNICAS

Dr. Paulo Roberto Ceccarelli

Uma leitura atenta dos textos de Freud deixa claro que, para ele, a perversão nunca se colocou como um conceito psicopatológico, sendo evocado sempre em linhas gerais. O curso Perversão: da medicina à psicanálise - Leituras teórico-clínicas tem por objetivo refletir sobre o estatuto das perversões na teoria psicanalítica, pois, sem dúvida, nenhuma outra dinâmica pulsional tem causado tanta controvérsia entre os psicanalistas. 

Para alguns, os perversos não são analisáveis, para outros, a começar pelo próprio Freud (1905, "as perversões positivas são também acessíveis à terapia psicanalítica". Ademais, muitas posições psicanalíticas sobre as perversões estão impregnadas, em diferentes graus, da visão do século XVIII-XIX sobre o tema. Cabe, pois refletir sobre o que significa falar de perversão em psicanálise quando, sabemos, que o campo psiquiátrico do século XIX, que inspirou inicialmente Freud, foi radicalmente transformado ao considerar que o "limite entre o que se descreve como estado mental normal e como patológico é tão convencional e tão variável que é provável que cada um de nós o transponha muitas vezes no decurso de um dia" (Freud,, 1906).

Faça sua matrícula e garanta a sua vaga neste curso inédito com o psicanalista Paulo Roberto Ceccarelli, Doutor em Psicopatologia fundamental e Psicanálise pela Université Paris 7 - Diderot com pós-doutorado na Univeristé Paris7 - Diderot; Chercheur associé de l'université Paris 7. Membro da Societé de Psychanalyse Freudienne (SPF) - Paris, França.

question.png

interaja ao vivo

Participe e interaja ao vivo com o Dr. Paulo Cecarelli

laptop.png

PORTAL DE ENSINO

Os inscritos terão acesso ao exclusivo portal de ensino do Instituto ESPE

certificado (3).png

CERTIFICADO

Certificado de conclusão de 20 horas/aula para os alunos que participarem do seminário clínico

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

• Perversões e suas possíveis leituras

Disponível

•  Religião e perversão
Disponível

•  Medicina e perversão

Disponível

• Normal x prerversão

09 de maio

• Os pós-freudianos e as leituras das perversões

23 de maio

• As "derivas" da teoria da perversão como estrutura clínica

06 de junho e 11 de julho

• A escuta do perverso

25 de julho e 01 de agosto

METODOLOGIA

Serão 8 encontros ao vivo (online). Das 20:00 às 21:30 O curso teórico-clínico será coordenado e ministrado pelo psicanalista Paulo Roberto Ceccareli, Doutor em Psicopatologia fundamental e Psicanálise pela Université Paris 7 - Diderot com pós-doutorado na Univeristé Paris7 - Diderot; Chercheur associé de l'université Paris 7. Membro da Societé de Psychanalyse Freudienne (SPF) - Paris, França. As aulas ficarão gravadas e disponíveis em nosso portal. Os alunos matriculados terão acesso ao portal de ensino por 90 dias após a conclusão do curso. A plataforma conta com diversos cursos e aulas extras disponíveis, além de diversas ferramentas de interação com outros alunos matriculados!

GARANTA A SUA VAGA!

Últimas vagas, faça sua matrícula e estude com o Dr. Paulo Ceccarelli. Turma limitada!

TURMA LIMITADA

NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE

Garanta a sua vaga promocional!

R$ 480,00 ou

12x R$ 48,19

Após confirmado o pagamento você receberá seu acesso ao portal em até 1 dia útil!

DÚVIDAS

Ainda ficou com dúvidas? Entre em contato com um de nossos representantes!

ANALISTA DOCENTE

WhatsApp Image 2022-03-15 at 10.57.18.jpeg

Paulo Roberto Ceccarelli

Psicólogo – Psicanalista; Doutor em Psicopatologia fundamental e Psicanálise – Université Paris 7 – Diderot; Pós-doutor - Université Paris 7 – Diderot; Chercheur associé de l’université Paris 7 – Diderot; Membro da Société de Psychanalyse Freudienne (SPF) – Paris, França; Sócio do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais (CPMG); Sócio fundador do Círculo Psicanalítico do Pará (CPPA); Membro do Corpo Docente do Contemporâneo: Inst. de Psicanálise e Transdisciplinaridade – POA, RS; Membro da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental; Professor e orientador de pesquisas na Pós-Graduação em Psicologia/UFPA; Professor e orientador de pesquisas do Mestrado em Promoção de Saúde e Prevenção da Violência/MP da Faculdade de Medicina da UFMG; Coordenador e professor da pós em Sexualidade Humana, da Fac. Santa Casa, BH; Professor na pós em Psicanálise do Hospital Santa Catarina, Blumenau, SC; Pesquisador Associado do LIPIS (PUC-RJ); Membro do Programa Antártico Brasileiro; Diretor científico da Clínica Ampliada de Saúde Mental (CASM: https://casm.bhz.br); Fundador e Coordenador do Instituto Mineiro de Sexualidade.