
![]() |
---|
CURSO ONLINE
PERVERSÃO: DA MEDICINA À PSICANÁLISE - LEITURAS TEÓRICO-CLÍNICAS
Dr. Paulo Roberto Ceccarelli
Uma leitura atenta dos textos de Freud deixa claro que, para ele, a perversão nunca se colocou como um conceito psicopatológico, sendo evocado sempre em linhas gerais. O curso Perversão: da medicina à psicanálise - Leituras teórico-clínicas tem por objetivo refletir sobre o estatuto das perversões na teoria psicanalítica, pois, sem dúvida, nenhuma outra dinâmica pulsional tem causado tanta controvérsia entre os psicanalistas.
Para alguns, os perversos não são analisáveis, para outros, a começar pelo próprio Freud (1905, "as perversões positivas são também acessíveis à terapia psicanalítica". Ademais, muitas posições psicanalíticas sobre as perversões estão impregnadas, em diferentes graus, da visão do século XVIII-XIX sobre o tema. Cabe, pois refletir sobre o que significa falar de perversão em psicanálise quando, sabemos, que o campo psiquiátrico do século XIX, que inspirou inicialmente Freud, foi radicalmente transformado ao considerar que o "limite entre o que se descreve como estado mental normal e como patológico é tão convencional e tão variável que é provável que cada um de nós o transponha muitas vezes no decurso de um dia" (Freud,, 1906).
Faça sua matrícula e garanta a sua vaga neste curso inédito com o psicanalista Paulo Roberto Ceccarelli, Doutor em Psicopatologia fundamental e Psicanálise pela Université Paris 7 - Diderot com pós-doutorado na Univeristé Paris7 - Diderot; Chercheur associé de l'université Paris 7. Membro da Societé de Psychanalyse Freudienne (SPF) - Paris, França.

interaja ao vivo
Participe e interaja ao vivo com o Dr. Paulo Cecarelli

PORTAL DE ENSINO
Os inscritos terão acesso ao exclusivo portal de ensino do Instituto ESPE
.png)
CERTIFICADO
Certificado de conclusão de 20 horas/aula para os alunos que participarem do seminário clínico
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
• Perversões e suas possíveis leituras
Disponível
• Religião e perversão
Disponível
• Medicina e perversão
Disponível
• Normal x prerversão
09 de maio
• Os pós-freudianos e as leituras das perversões
23 de maio
• As "derivas" da teoria da perversão como estrutura clínica
06 de junho e 11 de julho
• A escuta do perverso
25 de julho e 01 de agosto
METODOLOGIA
Serão 8 encontros ao vivo (online). Das 20:00 às 21:30 O curso teórico-clínico será coordenado e ministrado pelo psicanalista Paulo Roberto Ceccareli, Doutor em Psicopatologia fundamental e Psicanálise pela Université Paris 7 - Diderot com pós-doutorado na Univeristé Paris7 - Diderot; Chercheur associé de l'université Paris 7. Membro da Societé de Psychanalyse Freudienne (SPF) - Paris, França. As aulas ficarão gravadas e disponíveis em nosso portal. Os alunos matriculados terão acesso ao portal de ensino por 90 dias após a conclusão do curso. A plataforma conta com diversos cursos e aulas extras disponíveis, além de diversas ferramentas de interação com outros alunos matriculados!
GARANTA A SUA VAGA!
Últimas vagas, faça sua matrícula e estude com o Dr. Paulo Ceccarelli. Turma limitada!
ANALISTA DOCENTE

Paulo Roberto Ceccarelli
Psicólogo – Psicanalista; Doutor em Psicopatologia fundamental e Psicanálise – Université Paris 7 – Diderot; Pós-doutor - Université Paris 7 – Diderot; Chercheur associé de l’université Paris 7 – Diderot; Membro da Société de Psychanalyse Freudienne (SPF) – Paris, França; Sócio do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais (CPMG); Sócio fundador do Círculo Psicanalítico do Pará (CPPA); Membro do Corpo Docente do Contemporâneo: Inst. de Psicanálise e Transdisciplinaridade – POA, RS; Membro da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental; Professor e orientador de pesquisas na Pós-Graduação em Psicologia/UFPA; Professor e orientador de pesquisas do Mestrado em Promoção de Saúde e Prevenção da Violência/MP da Faculdade de Medicina da UFMG; Coordenador e professor da pós em Sexualidade Humana, da Fac. Santa Casa, BH; Professor na pós em Psicanálise do Hospital Santa Catarina, Blumenau, SC; Pesquisador Associado do LIPIS (PUC-RJ); Membro do Programa Antártico Brasileiro; Diretor científico da Clínica Ampliada de Saúde Mental (CASM: https://casm.bhz.br); Fundador e Coordenador do Instituto Mineiro de Sexualidade.