OGN3SA0

CURSO ONLINE

TENSÕES ENTRE PSICANÁLISE E CIÊNCIA

Estude com grandes nomes da psicanálise!

A famigerada pergunta acerca da cientificidade da psicanálise, centrada na questão “a psicanálise é ou não é uma ciência?”, se levada a cabo, no campo da epistemologia moderna, nos demonstra os seus limites. Em “A ciência e a verdade”, escrito de Jacques Lacan, nos deparamos com a seguinte axiomática: o sujeito sobre quem operamos em psicanálise só pode ser o sujeito da ciência” (Lacan, 1966, p. 873). Este axioma nos leva a algumas consequências em forma de proposições - se tomarmos a posição de Jean Claude Milner (1996): 1) a psicanálise opera não com o eu mas sim com a categoria de sujeito; 2) há um sujeito da ciência e, por fim, 3) entre psicanálise e ciência há uma compatibilidade lógica. 


Esta última proposição nos direciona à recorrente pergunta supracitada e nos concede um outro trato a ela: não mais se se trata da psicanálise se subsumir a uma ciência, mas de que compatibilidade lógica se produz entre o campo de problemas científicos e o campo de problemas psicanalítico. Este é o fundamento que nos orientará neste encontro.

question.png

interaja ao vivo

Participe e interaja ao vivo com os docentes

laptop.png

PORTAL DE ENSINO

Os inscritos terão acesso exclusivo ao portal de ensino do Instituto ESPE

certificado (3).png

CERTIFICADO

Certificado de conclusão de 03 horas/aula para os alunos que participarem do curso

METODOLOGIA

Será um encontro ao vivo (online), que acontecerá no sábado dia 20/11, e terá três horas de duração (09h  às 12h) , com o psicanalista Dr. Rafael Biazin. Todas as aulas ficarão gravadas e disponíveis no portal de ensino do Instituto ESPE por 90 dias!

PÚBLICO ALVO

O curso é voltado para todos os interessados em iniciar e aprofundar seus estudos na teoria psicanalítica, sejam eles educadores, psicopedagogos, psicólogos, psicanalistas...

OBJETIVO DO CURSO

Minudenciar quais as relações de compatibilidade lógica entre os campos de saber da filosofia, da epistemologia da ciência e da psicanálise, com a finalidade de poder lançar luz ao debate contemporâneo acerca da psicopatologia.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1 - Freud e a ciência;


2 - Por uma epistemologia da ciência para além do realismo;


3 - o surgimento da ciência moderna e a axiomática do corte;


4 - Lacan e o estruturalismo;


5 - Considerações sobre o sujeito e o significante;

GARANTA A SUA VAGA!

Vagas promocionais!

Garanta a sua vaga e receba seu acesso em até 1 dia útil. Valor promocional disponível para as primeiras 50 vagas

TURMA LIMITADA

NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE

Valor Promocional

R$ 85,00 ou

12 x R$ 07,08

Opções de pagamento em até 12x no cartão de crédito!

DÚVIDAS

Ainda ficou com dúvidas? Faça sua pré-inscrição e aguarde o contato de um de nossos representantes!

ANALISTA DOCENTE

 Rafael dos Reis Biazin

Possui Graduação em Bacharelado e Formação de psicólogo pela Universidade Estadual de Londrina (2013) e especialização em Psicanálise pelo Curso Fundamental de Freud a Lacan (2014). Também possui título de mestrado em Psicanálise: Clínica e Cultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017). Foi professor e supervisor clínico do curso de especialização em Psicoterapia Psicanalítica na faculdade Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL) (2017/2018), na cidade de Londrina, Paraná, e professor e supervisor de estágio do curso de graduação em psicologia na Faculdade Unicampo na cidade de Campo Mourão, Paraná. Atualmente é professor do Curso Fundamental de Freud a Lacan, pela Universidade Positivo, campus Londrina, Paraná. Também em processo de doutoramento pelo programa de psicologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Possui interesse de pesquisa nos seguintes temas: Psicanálise, Filosofia, Epistemologia da Ciência e Epistemologia da psiquiatria.