OGN3SA0

AULA ABERTA AO PÚBLICO

PSICANÁLISE E DSM:
O QUE SE DIAGNOSTICA?

Dr. Daniel Omar Perez e Me. Marco Corrêa Leite

Quando falamos em diagnóstico no campo da saúde mental, vemos que há mais uma torre de babel do que uma linguagem comum. Em se tratando do mesmo paciente, como não existem biomarcadores para os assim denominados transtornos mentais, o que não faltam são teorias para dar conta de, além de nomear, propor um norte para o tratamento e uma direção de cura. 

A Psicanálise, como uma práxis que necessita de uma teoria para se sustentar, também teoriza e propõe formas de tratamento para as mais diversas modalidades de sofrimento naquilo que chamamos de humano.

Seria o sofrimento uma condição humana, uma doença a ser erradicada, um problema estrutural e/ou funcional, ou seria uma questão de excesso de energia sobrecarregando o aparelho psíquico proposto por Freud?

Pensar o diagnóstico é propor um tratamento, uma esperança e uma possibilidade de cura.

Nesta aula aberta ao público contaremos com a ilustre presença do psicanalista Dr. Daniel Omar Perez, Professor de filosofia na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP),  realizou  pós-doutorado na Michigan State University nos EUA e também na  Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn na Alemanha, e com o psicanalista Me. Marco Corrêa Leite, Graduado em Psicologia pela UEL. Mestre em Psicologia pela UEM e Coordenador das Pós-graduações em Fundamentos da Psicanálise: Teoria e Clínica.

 

A aula ocorrerá no dia 11 de Agosto das 19h às 21h e será aberta para todos os interessados.

GRATUITO

Essa aula será transmitida no dia 11/08 às 19h, no canal do Instituto ESPE. Garanta a sua vaga!

ASSISTA DE SUA CASA

NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE

Faça sua inscrição

Gratuito

Não esqueça de curtir, se inscrever no canal e ativar o sininho para receber nossas notificações!

DÚVIDAS

Ainda ficou com dúvidas? Entre em contato com um de nossos representantes.

DOCENTES E PALESTRANTES

images (1).jpg

Daniel Omar Perez

Professor de filosofia na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), pesquisador PQ 1D no CNPQ com pesquisas sobre o sujeito e a linguagem a partir de Kant. Atualmente a pesquisa aborda a relação entre estrutura da proposição e a natureza humana (antropologia), pós-doutorado na Michigan State University nos EUA, pós-doutorado na  Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn na Alemanha. Concluiu o doutorado em 2002  e o mestrado em 1996 ambas na Universidade Estadual de Campinas (BRASIL), Obteve o título de licenciado em filosofia em 1992 na Universidade Nacional de Rosario (ARGENTINA),  Publicou artigos científicos em revistas nacionais e internacionais, livros e capítulos de livros  sobre filosofia e psicanálise.

Marco Correa Leite

Graduado em Psicologia pela UEL. Mestre em Psicologia pela UEM. Psicanalista e Supervisor Clínico no Instituto Lalangue - Clínica e Transmissão em Psicanálise. Coordenador Geral das Pós-graduações em Fundamentos da Psicanálise: Teoria e Clínica pelo Instituto ESPE. Autor dos livros "Ainda há Amor?" pela editora Juruá, "Queime Antes de Ler" e " O que resta das cinzas" ambos pela editora Calligraphie e também de diversos artigos que versam sobre psicanálise, saúde mental e contemporaneidade.