OGN3SA0

CONFERÊNCIA ONLINE E ABERTA AO PÚBLICO

PSICANÁLISE E ARTE: (A)CESSAR O REAL

(30/10) - Transmissão ao vivo

Psicanálise e arte: (a)cessar o Real

(a)cessar o Real, intreressante ponto que nos é convocado a pensar ao mesmo tempo a clínica, a teoria e a extensão no campo da psicanálise. Ora, sabemos que a rigor o Real lacaniano pode ser pensado muito especificamente com aquilo que Lacan em ato, nomeia de Real. Nomeá-lo para operar com ele, seja na psicanálise, na ciência ou na arte, é necessário.
 
Nomeá-lo para diferenciar o Real daquilo que se apresenta como imaginário, e que dá consistência a vida, como o corpo, o eu e o amor. Também diferenciá-lo do simbólico que orienta e coordena a existência humana, e que, a rigor, nos permite pensar como a evolução necessária para que o humano se constituísse como tal. 

Marco Leite, Psicanalista e  Coordenador da Pós-graduação em Fundamentos da psicanálise pelo Instituto ESPE, convida a Psicanalista Dra. Joana Sanches, o Psicanalista Dr. Daniel Omar Perez, o Artista Visual Gustavot Diaz e a Psicanalista e crítica de arte Bianca Dias, para bater um papo sobre este tema convidativo aos analistas e a todo o público que se interessa pela arte e por psicanálise.

 

Dia 30 de outubro das 19:30 às 21h. Faça sua inscrição gratuitamente para receber o lembrete! A live será pública em nosso Canal do Youtube

INSCRIÇÃO GRATUITA

A conferência irá ocorrer no dia 30/10, às 19:30, via Youtube. Encaminharemos um link por e-mail para acesso à transmissão ao vivo.

NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE

Psicanálise e arte: (a)cessar o Real

Gratuito

Fique atento a seu e-mail no dia da conferência, iremos lhe encaminhar um link de acesso!

DÚVIDAS

Ainda ficou com dúvidas? Entre em contato com um de nossos representantes.

DOCENTES / CONVIDADOS

Marco Leite

Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) (2014) e graduado em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente é Coordenador da Pós-graduação em Fundamentos da Psicanálise (UniFil), supervisor e docente no mesmo curso de Pós-graduação. Docente em regime de PSS na Universidade Estadual de Londrina e supervisor clínico na mesma instituição. Psicanalista clínico, atua no Instituto Lalangue Londrina

Daniel Omar Perez

Psicanalista, professor de filosofia na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), pesquisador PQ 1D no CNPQ com pesquisas sobre o sujeito e a linguagem a partir de Kant. Em 2012 realizou um estágio de pós-doutorado na Bonn Universität (ALEMANHA). No ano de 2007 realizou outro estágio de pós-doutorado na Michigan State University (EEUU) . Concluiu o doutorado em 2002 e o mestrado em 1996, ambas na Universidade Estadual de Campinas (BRASIL)

Gustavot Diaz

Artista visual e professor de Anatomia Artística e Desenho da figura humana. Co-fundador em Curitiba do espaço cultural MÍMESIS | Conexões Artísticas. Dedica-se à produção em Desenho com foco na pesquisa em psicanálise lacaniana e à formulações teóricas acerca de uma "Teoria do Desenho". É também escritor, vencedor do primeiro lugar no prêmio de literatura Off FLIP 2020, entre outros

Joana Sanches

Doutora em Psicologia pela UNESP-Assis (2012), Mestre em Psicologia pela UNESP-Assis (2008) e Especialista em Discurso e Práxis Fotográfica pela Universidade Estadual de Londrina (2005), graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (2005). Psicanalista. Tem experiência na interdisciplinaridade da Psicologia com as áreas de Artes Visuais e Estética.

Bianca Dias

Psicanalista, escritora, ensaísta e crítica de arte, atua no território multidisciplinar da psicanálise, literatura, filosofia, teoria e prática artística. Mestre em Estudos Contemporâneos das Artes pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2017). Especialista em História da Arte pela Faculdade Armando Alvares Penteado - FAAP (2011). Graduada em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora - CES (2002). Fundou e coordenou o Núcleo de Investigação em Arte e Psicanálise do Instituto Figueiredo Ferraz - IFF (Ribeirão Preto/SP 2012-2015).

SOBRE NÓS

O ESPE é um Insituto de Ensino e Pesquisa focado estritamente nas áreas da Psicologia e Educação. Com docentes extremamente reconhecidos e capacitados o ESPE tem como principal propósito formar profissionais que sejam referência em sua área.

LOCALIZAÇÃO

(43) 98411-5764

 

Av. Maringá, 725, Sala 602

Londrina/Paraná/Brasil - CEP 86060000

contato@institutoespe.com.br

CONECTE-SE
CONECTE-SE
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2019 por Instituto de Ensino Superior em Psicologia e Educação