OGN3SA0

CURSO ONLINE

PSICOLOGIA DAS MASSAS:
DIÁLOGOS E INTERSECÇÕES

Estude com grandes nomes da psicanálise!

Psicologia das massas e análise do Eu de Freud completa cem anos. Obra clássica nos ditos textos socioculturais da psicanálise, além de incorporada por diversos teóricos da política e do social para compreensão do vínculo afetivo dos indivíduos na constituição de um grupo, de um coletivo, de uma massa organizada. 

Numa série de três encontros abordaremos algumas tentativas de interlocução entre o referido texto freudiano com autores da teoria crítica e da política. No primeiro, daremos mais centralidade à própria Psicologia das Massas de Freud revelando os pressupostos centrais articulados. O que é uma massa organizada? O que é uma identificação coletiva? Qual o papel dos afetos, do desejo e do líder nesse processo? 

No segundo encontro será abordada a leitura de Adorno sobre a Psicologia das massas e a subversividade da metapsicologia freudiana. Adorno, em certa medida, recorreu à Freud na explicação da ampla adesão das massas ao fascismo. Nesse encontro, daremos centralidade à tipologia dos vínculos afetivos relacionados com a constituição de uma massa autoritária e ao modelo de propaganda fascista.

No terceiro encontro que encerra a série, abordaremos os desdobramentos da leitura de Ernesto Laclau acerca da psicanálise (Freud e Lacan). Partindo de Psicologia das massas de Freud, na esteira de Laclau e de sua teoria do discurso, discutiremos a relação de tensão e disputa dos discursos identitários em relação uns aos outros. A centralidade da discussão recai em torno do que foi cunhado por alguns como “identitarismo”.

question.png

interaja ao vivo

Participe e interaja ao vivo com os docentes

laptop.png

PORTAL DE ENSINO

Os inscritos terão acesso exclusivo ao portal de ensino do Instituto ESPE

certificado (3).png

CERTIFICADO

Certificado de conclusão de 8 horas/aula para os alunos que participarem do curso

METODOLOGIA

Serão 3 encontros, que acontecerão aos sábados e terão duas horas e meia de duração (9:30 às 12:00) , com os psicanalistas Dr. Daniel Omar Perez,  Me. Alexandre Starnino e Me. João Torrecillas Sartori. As aulas ao vivo acontecerão no mês de OUTUBRO de 2021.

 

Todas as aulas ficarão gravadas e disponíveis no portal de ensino do Instituto ESPE por 90 dias!

PÚBLICO ALVO

O curso é voltado para todos os interessados em iniciar e aprofundar seus estudos na teoria psicanalítica, sejam eles educadores, psicopedagogos, psicólogos, psicanalistas...

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Psicologia das Massas e Análise do Eu: Introdução e contextualização

(Dr. Daniel Omar Perez) - 02 de Outubro

A leitura de Adorno sobre a Psicologia das Massas e a

subversividade da metapsicologia freudiana

(Me. João Torrecillas Sartori) - 09 de Outubro

Psicologia das massas e processos identitários:

Freud e Lacan revisitados por Ernesto Laclau 

(Me. Alexandre Starnino) - 16 de Outubro

GARANTA A SUA VAGA!

Garanta a sua vaga e receba seu acesso em até 1 dia útil. Valor promocional disponível para as primeiras 50 vagas!

TURMA LIMITADA

NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE

Vagas promocionais

 12x de R$ 25,80

ou R$ 257,00 à vista

Opções de pagamento em até 12x no cartão de crédito!

DÚVIDAS

Ainda ficou com dúvidas? Faça sua pré-inscrição e aguarde o contato de um de nossos representantes!

ANALISTAS DOCENTES

images (1).jpg

Daniel Omar Perez

Professor de filosofia na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), pesquisador PQ 1D no CNPQ com pesquisas sobre o sujeito e a linguagem a partir de Kant. Atualmente a pesquisa aborda a relação entre estrutura da proposição e a natureza humana (antropologia), pós-doutorado na Michigan State University nos EUA, pós-doutorado na  Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn na Alemanha. Concluiu o doutorado em 2002  e o mestrado em 1996 ambas na Universidade Estadual de Campinas (BRASIL), Obteve o título de licenciado em filosofia em 1992 na Universidade Nacional de Rosario (ARGENTINA),  Publicou artigos científicos em revistas nacionais e internacionais, livros e capítulos de livros  sobre filosofia e psicanálise.

Alexandre Starnino

Psicanalista e Pesquisador. Doutorando em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre pela mesma instituição com período sanduíche na Université Paris VII (UFR- Étude Psychanalytiques) e na École Doctorale Science Po - Paris. Desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: Epistemologia da Psicologia e da Psicanálise, Filosofia Social e Política; em especial a partir dos trabalhos de Jacques Lacan e da teoria do discurso de Ernesto Laclau. Organizador de Por que nos identificamos (2018, CRV). Autor de vários artigos e capítulos de livros na área de psicanálise, clínica e política. Coordenador Local da Esp. em Fundamentos da Psicanálise em São Paulo.
 

João Torrecillas Sartori

Psicanalista e Pesquisador da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental. (Doutorando em Ciência Política pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFSCar (PPGPol/ UFSCar). Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP) e Mestre em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de São Carlos (PPGFil/ UFSCar). De 2014 a 2018, esteve vinculado ao Grupo de Estudos em Teoria Psicanalítica (GETP). Desde 2017, atua como Médico (Programa de Saúde da Família/ S.U.S.) na Prefeitura Municipal de Itapira-SP