OGN3SA0

SEMINÁRIO

PSICOPATOLOGIA E DIAGNÓSTICO
EM PSICANÁLISE

Estude com grandes nomes da psicanálise!

Neste curso, abordaremos o psicodiagnóstico em sua perspectiva de evolução histórica. Desde os primórdios do campo da psicanálise, passando pelo conceito de constituição subjetiva, das estruturas clínicas e do avanço das nomenclaturas do DSM, até os dias atuais com a leitura borromeana e as novas possibilidades de pensar e intervir sobre o sofrimento humano.

Mais do que um curso que pretende pensar o diagnóstico a partir de uma luz histórica, pensaremos também como o manejo clínico depende necessariamente de um constructo teórico que permita a produção e o acolhimento do sujeito em transferência.

 

Por fim, ao pensar a clínica atual, nos deparamos com uma nova forma de pensar o manejo não sem as bases conceituais que nos trouxeram até aqui. Se Lacan desenvolve o nó borromeano, ele não o fecha, não o conclui, mas convoca os analistas a pensarem, a criarem a partir do que ele deixou como um tipo de legado que nos permite criar, no caso a caso, uma clínica de orientação lacaniana.

question.png

interaja ao vivo

Participe e interaja ao vivo com os docentes

laptop.png

PORTAL DE ENSINO

Os inscritos terão acesso exclusivo ao portal de ensino do Instituto ESPE

certificado (3).png

CERTIFICADO

Certificado de conclusão de 26 horas/aula para os alunos que participarem do curso

METODOLOGIA

Serão 9 encontros totalizando 26 horas-aula, o primeiro será uma aula aberta ao público com duas horas de duração (19:00 às 21:00), e os demais acontecerão aos sábados e terão três horas de duração (9:00 às 12:00) , com os psicanalistas Sonia Motta, Dr. Daniel Omar Perez,  Me. Josiane Orvatich, Me. Marco Corrêa Leite, Dr. Ricardo Goldenberg e Ana Tereza Groisman . As aulas ao vivo serão de agosto à dezembro de 2021.

 

Todas as aulas ficarão gravadas e disponíveis no portal de ensino do Instituto ESPE por 90 dias!

PÚBLICO ALVO

O curso é voltado para todos os interessados em iniciar e aprofundar seus estudos na teoria psicanalítica, sejam eles educadores, psicopedagogos, psicólogos, psicanalistas...

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

História do diagnóstico Psicanálise e DSM-V

(Marco Leite e Daniel Omar Perez) - Já disponível

A clínica das neuroses - diagnóstico e tratamento

(Josiane Orvatich) -14 e 28 de agosto Já Disponível

A clínica das psicoses 

(Sonia Motta) - 11 e 25 de Setembro

Perversão na clínica psicanalítica

(Ricardo Goldenberg) - 02 e 23 de Outubro

O nó borromeano e a clínica atual

(Ana Tereza Groisman) - 06 de novembro e 04 de Dezembro

Todas as aulas que já foram ministradas estão gravadas e disponibilizadas no portal de ensino!

GARANTA A SUA VAGA!

Após o pagamento, um de nossos representantes entrará em contato para o envio do contrato.  Após o contrato assinado o aluno irá concluir o seu processo de matrícula.

NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE

Vagas promocionais

 12x de R$100,10

ou R$ 997,00 à vista

Opções de pagamento em 5x no boleto bancário e até 12x no cartão de crédito!

DÚVIDAS

Ainda ficou com dúvidas? Faça sua pré-inscrição e aguarde o contato de um de nossos representantes!

ANALISTA DOCENTE

images (1).jpg

Daniel Omar Perez

Professor de filosofia na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), pesquisador PQ 1D no CNPQ com pesquisas sobre o sujeito e a linguagem a partir de Kant. Atualmente a pesquisa aborda a relação entre estrutura da proposição e a natureza humana (antropologia), pós-doutorado na Michigan State University nos EUA, pós-doutorado na  Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn na Alemanha. Concluiu o doutorado em 2002  e o mestrado em 1996 ambas na Universidade Estadual de Campinas (BRASIL), Obteve o título de licenciado em filosofia em 1992 na Universidade Nacional de Rosario (ARGENTINA),  Publicou artigos científicos em revistas nacionais e internacionais, livros e capítulos de livros  sobre filosofia e psicanálise.

Marco Correa Leite

Graduado em Psicologia pela UEL. Mestre em Psicologia pela UEM. Psicanalista e Supervisor Clínico no Instituto Lalangue - Clínica e Transmissão em Psicanálise. Coordenador Geral das Pós-graduações em Fundamentos da Psicanálise: Teoria e Clínica pelo Instituto ESPE. Autor dos livros "Ainda há Amor?" pela editora Juruá, "Queime Antes de Ler" e " O que resta das cinzas" ambos pela editora Calligraphie e também de diversos artigos que versam sobre psicanálise, saúde mental e contemporaneidade.

Josiane Orvatich

Psicanalista, supervisora clínica e escritora. Graduada em Filosofia (PUCPR) e Psicologia (UFPR). Especialista em Psicologia e Mestre em Filosofia. Coordenadora local da Pós-graduação em Fundamentos da Psicanálise em Curitiba-PR do Instituto ESPE. Coordenadora do Projeto Dedo de Prosa - Literatura e Psicanálise. Autora dos livros Aventuras Pasarinhas e Duas vezes doce  e uma amarga

Ana Tereza Groisman

Psicanalista, membro da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP/AMP). Possui especialização em Psicanálise pelo Cepcop/USU. É professora do Instituto de Clínica Psicanalítica do Rio de Janeiro

Sonia Motta

Psicanalista. Especialização em Clínica; Formação em Psicanálise por 30 anos; Co-fundadora da Escola Lacaniana de Psicanálise do RJ, AME; Co-fundadora da Comissão de Saúde Primária do RJ, Coordenadora Geral do Curso de Capacitação em Saúde Mental, H. Pinel, RJ, por 12 anos;membro efetivo da ABENEPI, RJ, por 40 anos; autora de artigos vários; professora e psicanalista em exercício clínico e de transmissão há 40 anos.

Ricardo Goldenberg

Psicanalista; Graduado em Psicologia pela Universidad de Buenos Aires
(1977), Mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1993) e Doutor
em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São
Paulo, Especialista em “the Subject Of The Unconscious And Languages”
pela University College Dublin, Especialista em Sintoma e Fantasma na
Clínica Analítica, orientado pelo Jacques-Alain Miller da Aliança Francesa,
Especialista em Direção da Cura, orientado pela Colette Soler, entre outros
títulos. Autor dos livros “Desler Lacan” (2018), Psicologia das massas e
análise do eu, Solidão e multidão (2015), Ensaio sobre a Moral de Freud
(1994), Política e Psicanálise (2006), Do Amor Louco e Outros Amores
(2013), No Círculo Cínico ou Caro Lacan, Por que Negar a Psicanálise aos
Canalhas? (2002).