OGN3SA0

SEMINÁRIO TEÓRICO-CLÍNICO

A FANTASIA NA CLÍNICA PSICANALÍTICA:
TEORIA, CASOS CLÍNICOS E CULTURA

Março a Novembro

Certa vez Lacan (1967) afirmou que “o valor da Psicanálise está em operar sobre a fantasia (fantasme)”. Qual o papel das fantasias na clínica psicanalítica? Em chave lacaniana, o que é “travessia da fantasia”? Lacan procurou formalizar a estrutura fantasmática ao longo de seu percurso, e inspirando-se nos mitemas de Lévi-Strauss formulou o matema da fantasia: $ ◊ a. Dedicou todo um seminário, o décimo quarto (1966/67), para desenvolver uma lógica da fantasia, postulando que “a fantasia é a janela para o Real”.

 

Freud, por sua vez, entre 1901 a 1906, quase que exclusivamente, dedicou-se ao tema da fantasia postulando que as “fantasias possuem realidade psíquica (Psychisque Realität)”, e que essa realidade psíquica é a decisiva para o sujeito. Freud e Lacan não se restringiram ao registro da clínica, sempre foram alvos de reflexão a cultura, a ciência, a religião, a política e a arte, sendo a fantasia um elemento central nas formações dos laços e vínculos sociais. Como pensar a fantasia na relação com os processos de construção socioculturais? Como relacionar fantasia, delírio e ilusão?

 

O presente seminário tem por objetivo desenvolver o estatuto da fantasia na clínica psicanalítica em uma interlocução com as obras de Freud e Lacan. Todo o trajeto é estabelecido a partir da discussão de casos clínicos, em diálogo com as construções sociais e culturais: artes, cinema, e literatura.

 

O trajeto se inicia com alguns textos freudianos, onde é discutido a noção de Phantasie e Psychisque Realität. E retomado as noções de “perversão”, “fetichismo” e “sadomasoquismo”. Em seguida, é proposto a articulação da noção de fantasia (fantasme) e lógica da fantasia (fantasme) em Lacan, em especial, a partir de dois momentos: (a) a partir do grafo do desejo e a relação com as estruturas clinicas e “travessia da fantasia”. (b) Depois, é abordado a lógica e o matema da fantasia no seminário XIV - A da lógica a fantasia. 

question.png

interaja ao vivo

Aulas ao vivo com interação real com os analistas-docentes

laptop.png

PORTAL DE ENSINO

Os inscritos terão acesso ao exclusivo portal de ensino do Instituto ESPE

certificado (3).png

CERTIFICADO

Certificado de conclusão de 30 horas/aula para os alunos que participarem do curso

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

• Disponível  – Fantasia (Phantasie) e realidade psíquica (Psychisque Realität)

•  Disponível - Bate-se numa criança

• Disponível - Freud, perversão e fantasia

•  Disponível - "Deixe nos gozar": sobre o fetichismo e o sadomasoquismo

• Disponível - Fantasia, delírio e ilusão

•  02 de junho - A fantasia na clínica lacaniana

•  23 de junho - O grafo do desejo e a dimensão da fantasia

•  04 de agosto - O grafo do desejo, fantasia e clínica

•  18 de agosto  - Escrita, Literatura e fantasia

•  01 de setembro - Eles sabem o que fazem. O que são delírios coletivos?

•  15 de setembro - Repetição: O roteiro e a Tiquê

•  06 de outubro - Elaboração, transferência e o fracasso da fantasia

•  20 de outubro  - Travessia da fantasia: "a prevalência do que parece fazer escolha"

•  03 de novembro - Janela do Real

METODOLOGIA

As aulas serão online e ministradas ao vivo via Zoom, quinzenalmente, das 19:00 às 21:00, pelo psicanalista Alexandre Starnino, Doutorando em FIlosofia pela Unicamp, Mestre pela mesma instituição com período sanduíche na Univeristé Paris VII - (UFR) Étude Psychanalytiques e na Escola Doctoolare Science Po - Paris, e pela psicanalista Josiane Orvatich, Mestre em Filosofia (PUC-PR) e Especialista em Psicologia (PUC-PR). Contaremos com leituras comentadas de trechos ou capítulos previamente definidos das obras de Freud, Lacan e comentadores, discussão de casos clínicos e disponibilização de filmes, documentários e textos para complementação dos estudos e respectiva discussão. As aulas ficarão gravadas e disponíveis no portal de ensino do Instituto ESPE. Os alunos matriculados terão acesso ao portal de ensino por 90 dias após a conclusão do curso. A plataforma conta com centenas de cursos, aulas e lives extras disponíveis, contabilizando mais de 300 horas/aula de conteúdo, além de diversas ferramentas de interação com os docentes e alunos matriculados.

GARANTA A SUA VAGA!

Últimas 9 vagas promocionais disponíveis. Faça sua matrícula e garanta a sua!

NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE

Garanta a sua vaga promocional!

12x R$ 99,80 ou

R$ 994,00 à vista

Parcele em até 6x no boleto bancário ou em até 12x no cartão de crédito. Em até 1 dia útil já será liberado o acesso ao portal!

DÚVIDAS

Ainda ficou com dúvidas? Faça uma pré-inscrição e aguarde o contato de um de nossos representantes!

ANALISTA DOCENTE

IMG_9949.jpg

Alexandre Starnino

Psicanalista e Pesquisador. Doutorando em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre pela mesma instituição com período sanduíche na Université Paris VII (UFR- Étude Psychanalytiques) e na École Doctorale Science Po - Paris com apoio da FAPESP. Organizador de Por que nos identificamos (2018, CRV). Autor de vários artigos e capítulos de livros na área de psicanálise, clínica e política. Coordenador Local da Esp. em Fundamentos da Psicanálise em São Paulo. 

Josiane

Josiane Orvatich

Psicanalista, supervisora clínica e escritora. Graduada em Filosofia (PUCPR) e Psicologia (UFPR). Especialista em Psicologia e Mestre em Filosofia. Coordenadora local da Pós-graduação em Fundamentos da Psicanálise: Teoria e Clínica, turma de Curitiba 2022, do Instituto ESPE. Coordenadora do Projeto Dedo de Prosa - Literatura e Psicanálise. Autora dos livros Aventuras Passarinhas e Duas vezes doce e uma amarga.