OGN3SA0

SEMINÁRIO TEÓRICO-CLÍNICO

FUNDAMENTOS DA PSICANÁLISE: LEITURA (CRONO)LÓGICA
DE FREUD

Rubia Zecchin e Claudia Martins

Em raras oportunidades podemos estudar com calma os textos essenciais de Freud, desde a origem do termo “Psicanálise” em 1896 até seu último texto em 1939, “Moisés e o Monoteísmo”.

Este curso propõe o estudo introdutório, de forma organizada e cronológica, da teoria psicanalítica.
Para você que se interessa e busca uma compreensão mais profunda dos fenômenos psíquicos, de como funcionamos na relação com o outro, do que acontece no desenvolvimento da primeira infância, de como somos constituídos como sujeitos, a psicanálise pode te ajudar.


Sigmund Freud (1856 – 1939), foi o fundador da psicanálise. Sua obra é um clássico e segue atual, pois se trata de um pensamento em movimento, nunca acabado ou fechado. Trabalhou a teoria (metapsicologia), a clínica e a técnica em textos que se “conversam” por toda a obra. Freud realizou seu percurso com olhos de cientista, revisitou e redirecionou inúmeras vezes suas proposições, tornando-as consistentes e fonte de pesquisa e clínica até os dias atuais.


Neste curso leremos os textos selecionados da obra de Freud, em ordem cronológica para acompanharmos o mais de perto possível, o movimento de seu pensamento, as mudanças mais significativas da obra, verdadeiras reviravoltas, bem como outras, mais sutis, mas não menos importantes.


Selecionamos para dar início ao curso, a biografia de Freud, seguida do estudo dos textos pré - psicanalíticos e outros, até 1939. Vamos trabalhar conceitos, tais como Inconsciente, Transferência, Narcisismo, Recalque e Sexualidade, dentre outros.

Este programa foi criado e é coordenado pela psicanalista Helena Lima, Phd em Saúde Pública (USP) com pós-doutoramento em Psicologia da Educação (PUC-SP), e é ministrado pelas psicanalistas Rubia Zecchin e Claudia Martins, parceiras de seu projeto!

question.png

interaja ao vivo

Participe e interaja ao vivo com os docentes

laptop.png

PORTAL DE ENSINO

Os inscritos terão acesso ao exclusivo portal de ensino do Instituto ESPE

certificado (3).png

CERTIFICADO

Certificado de conclusão de 40 horas/aula para os alunos que participarem do curso

METODOLOGIA

Serão encontros ao vivo (online), que acontecerão quinzenalmente às quintas-feiras, conforme disposto no conteúdo programático abaixo. As aulas terão duração de duas horas (19:00 às 21:00) e serão ministradas pelas psicanalistas Rubia Zecchin e Claudia Martins. Todas as aulas ficarão gravadas e os alunos matriculados terão acesso ao portal de ensino por 90 dias após a conclusão do curso. A plataforma conta com mais de 300 horas/aula de cursos, aulas e seminários extras disponíveis ao aluno, além de diversas ferramentas de interação com outros alunos matriculados!

O curso é voltado para todos os interessados em iniciar e aprofundar seus estudos na teoria psicanalítica, sejam eles, educadores, psicopedagogos, psicólogos, médicos, psicanalistas...

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

MARÇO/ABRIL

Disponível – Biografia de Freud e a História da Psicanálise

Disponível – Freud Pré-1900

ABRIL/MAIO

Disponível – Observações sobre as Neuropsicoses de defesa (1894)

05/05 – Estudos sobre a Histreia e Casos Clínicos (1893 - 1895) Capítulo II

MAIO/JUNHO

19/05 – A interpretação dos Sonhos (1900) - Capítulos I, V e VII

02/06 – Sonhos de Freud

JUNHO/JULHO

13/06 –  Psicopatologia da vida cotidiana (1901) – Capítulos I e IV

07/07 –  O Chiste e sua relação com o inconsciente – Caps I, II e VI

JULHO/AGOSTO

21/07 –   Três Ensaios sobre a teoria da sexualidade humana (1905) –

Segundo Ensaio: Sexualidade Infantil

04/08 –  O caso Dora (1905)

AGOSTO/SETEMBRO

18/08 –  O Caso Schreber – Observações psicanalíticas sobre um

caso de paranoia relatado em autobiografia (1909)

08/09 –  Sobre o Narcisismo: uma introdução (1914)

SETEMBRO/OUTUBRO

22/09 –  Luto e Melancolia (1915[19117])

06/10 –  Além do Princípio do Prazer (1920) – Capítulos V, VI e VII

OUTUBRO/NOVEMBRO

20/10 –  Psicologia das Massas e Análise do Eu (1921) Capítulos I, VII e XI

03/11 –  O Eu e o Isso (1923) – Capítulos III e IX

NOVEMBRO/DEZEMBRO

17/11 –  Inibição, Sintoma e Angústia (1926) – Capítulos I, III e X

01/12  –  Mal-Estar na Civilização (1930)

DEZEMBRO

15/12 –  Sexualidade Feminina (1931) e Feminilidade (1933)

Fechamento de curso (À definir)  –  Análise Terminável e Interminável (1937)

GARANTA A SUA VAGA!

Últimas 9 vagas promocionais disponíveis, turma limitada. Faça sua matrícula!

NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE

Garanta a sua vaga promocional!

12x R$ 148,60 ou

R$ 1480,00 à vista

Parcele em até 6x no boleto bancário ou em até 12x no cartão de crédito. Em até 1 dia útil já será liberado o acesso ao portal!

DÚVIDAS

Ainda ficou com dúvidas? Faça uma pré-inscrição e aguarde o contato de um de nossos representantes!

COORDENADORA E PROFESSORAS

HELENA LIMA 1_auto_x2.jpg

Helena Lima (Coordenadora)

Psicanalista. Doutora em Saúde Pública, Bióloga e Pós-Doutoranda no Instituto de Psicologia - USP. Pesquisadora do Núcleo de Psicanálise do Instituto de Psicologia da USP e do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise - LATESFIP/ USP. Pós-Doutora em Educação: Psicologia da Educação na PUC/SP; Mestre em Psicologia Social e Psicóloga pela PUC/SP. Aperfeiçoamento em Neuropsicologia pelo Instituto Neurológico de São Paulo (INESP) e Especialização em Psicanálise pelo Centro Latino Americano de Saúde Integral (CLASI) e Psicopedagogia Clínica pelo Espacio Psicopedagógico de Buenos Aires (EPsiBA). Coordenadora do curso de Fundamentos da Psicanálise em Moçambique, com Geraldino Alves Ferreira Neto e Christian Dunker.

WhatsApp Image 2022-02-18 at 16.09.46.jpeg

Claudia Martins

Psicanalista. Supervisora, analista, docente e coordenadora da Clínica no Projeto de Constituição do Campo Psicanalítico de Moçambique, parceria entre o Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise (LATESFIP) da Universidade de São Paulo (USP), Associação Livre-Campinas e Associação de Psicologia de Moçambique (APM). Docente na pós-graduação do Instituto Valor Humano. Jornalista, produtora do Podcast Extra Turno (Spotify) com expertise em capacitações e treinamentos empresariais, educação continuada com foco em saúde do trabalhador. Analista e supervisora em consultório particular.

WhatsApp Image 2022-02-21 at 07.22.33.jpeg

Rubia Zecchin

Psicanalista e supervisora em consultório particular. Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, mestre em Psicologia Clínica pela Puc/SP. Autora do livro “A perda do seio, luto de um amor “ - um trabalho com mulheres com câncer de mama. Membro e professora do grupo Pesquisa e Intervenção em psicanálise,  do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Docente e analista no Projeto de Constituição do Campo Psicanalítico de Moçambique, parceria entre o Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise (LATESFIP) da Universidade de São Paulo (USP), Associação Livre-Campinas e Associação de Psicologia de Moçambique (APM).