OGN3SA0

SEMINÁRIO

INTRODUÇÃO À PSICANÁLISE COM
CRIANÇAS E ADOLESCENTES

74 horas/aula com grandes nomes da psicanálise!

A clínica psicanalítica com crianças e adolescentes é permeada, muitas vezes, por diversas dúvidas e desafios para o analista que se propõe a escutar esses sujeitos ainda em vias de constituição. Sabe-se que a escuta do analista de coloca ao sujeito barrado, efeito de linguagem, independentemente da cronologia. No entanto, propor-se a escutar esse sujeito em constituição coloca certas especificidades ao analista no manejo da técnica que são significativamente importantes. Pensando nisso, os Seminários de Introdução à Psicanálise com crianças e adolescentes, por meio de 12 módulos, traz psicanalistas com anos de experiência no enlaçamento teoria e prática nessa clínica, que irão discutir as mais diversas nuances da psicanálise nessa fantástica atuação da escuta de crianças e adolescentes.

 

Pensando nisso, os Seminários de Introdução à Psicanálise com crianças e adolescentes, por meio de 12 módulos totalizando 74 horas/aula, traz psicanalistas com anos de experiência no enlaçamento teoria e prática nessa clínica, que irão discutir as mais diversas nuances da psicanálise nessa fantástica atuação da escuta de crianças e adolescentes.

question.png

interaja ao vivo

Participe e interaja ao vivo com os psicanalistas docentes

laptop.png

PORTAL DE ENSINO

Os inscritos terão acesso ao exclusivo portal de ensino do Instituto ESPE

certificado (3).png

CERTIFICADO

Certificado de conclusão de 74 horas/aula para os alunos que participarem do curso

METODOLOGIA

O seminário é composto por 12 módulos e terá duração de 12 meses, tendo uma carga horária total de 74 horas/aula. As aulas serão ministradas pelas psicanalistas Dra. Alba Flesler, Dr. Ferdinando Zapparoli, Dra. Kelly Cristina Brandão, Me. Karina Stagliano de Campos, Me. Cristina Hoyer, Dra. Heloene Ferreira, Me. Mira Wantajal, Esp. Sonia Motta, Dra. Marina Bialer e Me. Flávia Vasconcellos, às terças-feiras das 19:00 às 21:00! 

As aulas serão onlines (ao vivo) e ministradas via Zoom, todas ficarão gravadas e disponíveis no portal de ensino. Os alunos terão acesso ao portal por 90 dias após a conclusão do curso. A plataforma conta com centenas de cursos, aulas e lives extras disponíveis, contabilizando mais de 300 horas/aula de conteúdo, além de diversas ferramentas de interação com os docentes e alunos matriculados.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1) Tempos de constituição do sujeito (Disponível)

2) A psicanálise na clínica com bebês e o diálogo com a neurociência (Disponível)

3) Os entraves na constituição do sujeito e as estruturas não decididas (Disponível)

4) O lugar do analista na clínica com bebês (Disponível)

5) A psicanálise na clínica dos autismos  (28/06, 05 e 12/07)

6) A psicanálise na clínica das psicoses infantis (26/07, 02 e 09/08)

7) A psicanálise na clínica das neuroses da/na criança (23 e 30/08, 06/09)

8) A transferência na clínica de crianças e adolescentes (20 e 27/09, 04/10)

9) As intervenções do analista na clínica com crianças considerando os

tempos do sujeito (11, 18 e 25/10)

10) O manejo da técnica analítica na análise de crianças: o estatuto do jogo e brincar (01, 08 e 22/11)

11) A travessia da adolescência e os entraves clínicos (29/11, 06 e 13/12)

12) O manejo dos pais na clínica com bebês, crianças e adolescentes (07,14 e 21/02/2023)

GARANTA A SUA VAGA!

Últimas 12 vagas promocionais. Faça sua matrícula e estude com grandes nomes da psicanálise!

NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE

Garanta a sua vaga promocional!

12x R$ 198,80 ou

R$ 1980,00 à vista

Parcele em até 7x no boleto bancário ou em até 12x no cartão de crédito. Em até 1 dia útil já será liberado o acesso ao portal!

DÚVIDAS

Ainda ficou com dúvidas? Faça sua pré-inscrição e aguarde o contato de um de nossos representantes!

DOCENTES

thumb - Aula Internacional - Alba 2.png

Alba Flesler

Uma das maiores referências da psicanálise com crianças do mundo. Analista membro da Escuela Freudiana. foi Supervisora clínica de diversas Instituições de Buenos Aires, Nova York, Rio de Janeiro, Chile, Barcelona e Dublin. Atualmente é Supervisora de analistas de Après-Coup Psychoanalytic Association School en Nueva York. Residente de Buenos Aires (Argentina). Autora dos livros "A Psicanálise de crianças dos pais", "A criança em análise e as intervenções do analista" e "Niños en Análisis. Presentaciones Clínica"

download (1).jfif

Kelly Brandão

Psicanalista, Doutora em Educação pela USP, Mestre em Psicologia Social (USP) e Docente da Faculdade de Ciências Médicas – UNICAMP. Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação da UNICAMP. Coordena a REPSIC – Rede de Pesquisas: Psicanálise e Contemporaneidade (FCM/UNICAMP). Membro da comissão editorial da Revista Estilos da Clínica. Membro do GT Psicanálise e Educação da ANPEE (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia), da rede RUEPSY e do Grupo de Pesquisa do CNPq “`Psicanálise e Intervenções Escolares”. Residente em Campinas (SP).

marina-bialer.jpeg

Marina Bialer

Psicanalista. Doutora em Psicanálise e Psicopatologia (Université Paris), Doutora em Psicologia Clínica (USP), Pós-Doutora (USP), Master Recherche Médecine Scientifique and Psychanalyse (Université Paris), Especialista em Psicologia pela Unifesp, Graduada em Psicologia (USP). Coordenadora local da Pós-graduação em Psicanálise com Crianças e Adolescentes: Teoria e Clínica do Instituto ESPE. Residente em Sâo Paulo (SP).

s200_heloene_ferreira_da.silva.jpg

Heloene Ferreira

Doutora em Psicanálise, com ênfase em Pesquisa e Clínica pelo Programa de Pós-graduação em Psicanálise da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, bolsista Faperj. Pesquisa aprovada pela Plataforma Brasil e desenvolvida na Unidade Docente Assistencial de Urologia do HUPE/UERJ. Mestre em Psicanálise pela UERJ, bolsista Faperj. Especialista em Psicologia Clínica Institucional - Modalidade Residência Hospitalar, bolsa de Compensação Educacional Hospital Universitário Pedro Ernesto HUPE/UERJ. Graduada em Psicologia.

Karina Stagliano

Karina Stagliano

Psicanalista. Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (2019), possui graduação em Psicologia pela mesma Universidade (2011) e especialização em Psicologia Hospitalar pelo Hospital Israelita Albert Einstein (2013). Especialista em Clínica Interdisciplinar em Estimulação Precoce, pelo Centro Lydia Coria. Coordenadora geral, docente e supervisora clínica do curso de Pós-Graduação em Psicanálise com crianças e adolescentes: Teoria e Clínica junto ao Centro Universitário Filadélfia - UniIFil e ao Instituto ESPE.

WhatsApp Image 2022-01-26 at 10.30.21.jpeg

Cristina Hoyer

Mestre em Psicanálise, Saúde e Sociedade. Especialista em Teoria Psicanalítica e Prática Clínico-Institucional. Graduada em Psicologia e Fonoaudiologia. Autora do livro “A Função Paterna na Instituição: do individual ao coletivo”.Coordenadora do Núcleo Rio de Janeiro da Rede Bebê. Fundadora e diretora do Projeto Social Espaço-Vivo (ONG/RJ – desde 1994). Co-fundadora da Comissão de Saúde Primária (CSP/RJ) fundada em 1993. Docente do curso da CSP de Capacitação em Saúde Mental para Intervenções o Mais a Tempo Possível, H. Pinel/RJ de 2002 a 2014. Participante do Movimento Brasileiro em Psicanálise, Autismo e Saúde Pública (MPASP)

Maria Prisce Cleto.jpg

Maria Prisce

Psicanalista com formação na Escola Lacaniana de Psicanálise do Rio de Janeiro; graduação em Psicologia (1978); pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior pela UFF; especialização em Gestão Materno-Infantil pela Fiocruz; mestre em Psicanálise, Saúde e Sociedade pela UVA. Atuou na Secretaria de Saúde do Município de São Gonçalo tendo realizado e implantado projeto de Pré-Natal de Risco e estruturação do Programa de Violência. Possui artigos publicados em revistas e livros especializados.

download (2).jfif

Mira Wantjal

Psicanalisita. Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Psicologia Clínica - Núcleo de Psicanálise pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Psicologia Clínica. Foi efetivo da Prefeitura Municipal de São Paulo. Atualmente é membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae

Imagem12.jpg

Sonia Motta

Psicanalista. Especialização em Clínica. Formação em Psicanálise por 30 anos. Co-coordenadora do Núcleo Rio de Janeiro da Rede Bebê. Co-fundadora da Escola Lacaniana de Psicanálise do RJ, AME. Co-fundadora da Comissão de Saúde Primária do RJ. Coordenadora Geral do Curso de Capacitação em Saúde Mental, H. Pinel, RJ, por 12 anos. Membro efetivo da ABENEPI, RJ, por 40 anos. Autora de artigos vários. Professora e psicanalista em exercício clínico e de transmissão há 40 anos.

_MG_0171.JPG

Ferdinando Zapparoli

Psicanalista; Membro do Instituto Lalangue. Doutor e Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Especialista em Transtornos Globais do Desenvolvimento. Especialista em Teoria Psicanalítica, com pós-doutorado em andamento em Linguagem e Ciências da natureza. Diretor pedagógico do Instituto ESPE. Residente de Londrina (PR).

pp.jpg

Flávia Vasconcellos

Psicanalista, Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP, fundadora e coordenadora do Grupo de Apoio à Escolarização Trapézio e membro da equipe do Núcleo de Atendimento ao Estudante, da Faculdade de Medicina da UNICID. Residente de São Paulo (SP).