OGN3SA0

SEMINÁRIO

INTRODUÇÃO À PSICANÁLISE COM
CRIANÇAS E ADOLESCENTES

74 horas/aula com grandes nomes da psicanálise!

A clínica psicanalítica com crianças e adolescentes é permeada, muitas vezes, por diversas dúvidas e desafios para o analista que se propõe a escutar esses sujeitos ainda em vias de constituição. Sabe-se que a escuta do analista de coloca ao sujeito barrado, efeito de linguagem, independentemente da cronologia. No entanto, propor-se a escutar esse sujeito em constituição coloca certas especificidades ao analista no manejo da técnica que são significativamente importantes.

 

Pensando nisso, os Seminários de Introdução à Psicanálise com crianças e adolescentes, por meio de 12 módulos totalizando 74 horas/aula, traz psicanalistas com anos de experiência no enlaçamento teoria e prática nessa clínica, que irão discutir as mais diversas nuances da psicanálise nessa fantástica atuação da escuta de crianças e adolescentes.

question.png

interaja ao vivo

Participe e interaja ao vivo com os psicanalistas docentes

laptop.png

PORTAL DE ENSINO

Os inscritos terão acesso ao exclusivo portal de ensino do Instituto ESPE

certificado (3).png

CERTIFICADO

Certificado de conclusão de 74 horas/aula para os alunos que participarem do curso

METODOLOGIA

O seminário é composto por 12 módulos e terá duração de 12 meses, tendo uma carga horária total de 74 horas/aula. As aulas serão ministradas pelas psicanalistas Dra. Kelly Cristina Brandão, Me. Karina Stagliano de Campos, Me. Cristina Hoyer, Dra. Heloene Ferreira, Me. Mira Wantajal, Dra. Marina Bialer, Esp. Sonia Motta, Me. Flávia Vasconcellos e Esp. Sonia Motta, às terças-feiras das 19:00 às 21:00! 

As aulas serão onlines (ao vivo) e ministradas via Zoom, todas ficarão gravadas e disponíveis no portal de ensino. Os alunos terão acesso ao portal por 90 dias após a conclusão do curso. A plataforma conta com centenas de cursos, aulas e lives extras disponíveis, contabilizando mais de 300 horas/aula de conteúdo, além de diversas ferramentas de interação com os docentes e alunos matriculados.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1) O que se analisa quando se analisa crianças? (20/02)

2) Tempos de constituição do sujeito (08, 15, 22/03)

3) A psicanálise na clínica com bebês e o diálogo com a neurociência (05, 12, 19/04)

4) Os entraves na constituição do sujeito e as estruturas não decididas (03, 10, 17/05)

5) O lugar do analista na clínica com bebês (31/05, 07 e 14/06)

6) A psicanálise na clínica dos autismos  (28/06; 05 e 12/07)

7) A psicanálise na clínica das psicoses infantis (26/07; 02 e 09/08)

8) A psicanálise na clínica das neuroses da/na criança (23 e 30/08; 06/09)

9) A transferência na clínica de crianças e adolescentes (20 e 27/09; 04/10)

10) As intervenções do analista na clínica com crianças considerando os tempos do sujeito

11) O manejo da técnica analítica na análise de crianças: o estatuto do jogo e brincar (01, 08 e 22/11)

12) A travessia da adolescência e os entraves (29/11, 06 e 13/12)

13) O manejo dos pais na clínica com bebês, crianças e adolescentes (07,14 e 21/02/2023)

GARANTA A SUA VAGA!

Valor promocional disponível apenas para as primeiras 50 matrículas. Faça sua matrícula!

TURMA LIMITADA

NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE

Garanta a sua vaga promocional!

12x R$ 198,80 ou

R$ 1980,00 à vista

BOLETO BANCÁRIO
CARTÃO DE CRÉDITO

Após confirmado o pagamento você receberá seu acesso ao portal em até 1 dia útil!

DÚVIDAS

Ainda ficou com dúvidas? Faça sua pré-inscrição e aguarde o contato de um de nossos representantes!

DOCENTES

pp.jpg

Flávia Vasconcellos

Psicanalista, mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP, fundadora e coordenadora do Grupo de Apoio à Escolarização Trapézio e membro da equipe do Núcleo de Atendimento ao Estudante, da Faculdade de Medicina da UNICID. Residente de São Paulo (SP).

s200_heloene_ferreira_da.silva.jpg

Heloene Ferreira

Doutora em Psicanálise PGPSA/UERJ. Pesquisa aprovada pela Plataforma Brasil HUPE/UERJ. Especialista em Psicologia Clínica Institucional modalidade Residência Hospitalar HUPE/UERJ. Mestre em Psicanálise pela UERJ

Karina Stagliano

Karina Stagliano

Psicanalista. Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (2019), possui graduação em Psicologia pela mesma Universidade (2011) e especialização em Psicologia Hospitalar pelo Hospital Israelita Albert Einstein (2013). Especialista em Clínica Interdisciplinar em Estimulação Precoce, pelo Centro Lydia Coria. Coordenadora geral, docente e supervisora clínica do curso de Pós-Graduação em Psicanálise com crianças e adolescentes: Teoria e Clínica junto ao Centro Universitário Filadélfia - UniIFil e ao Instituto ESPE.

download (1).jfif

Kelly Brandão

Psicanalista, Doutora em Educação pela FEUSP e Docente da Faculdade de Ciências Médicas – UNICAMP. Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação da UNICAMP. Coordena a REPSIC – Rede de Pesquisas: Psicanálise e Contemporaneidade (FCM/UNICAMP). Membro da comissão editorial da Revista Estilos da Clínica. Membro do GT Psicanálise e Educação da ANPEE (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia), da rede RUEPSY e do Grupo de Pesquisa do CNPq “`Psicanálise e Intervenções Escolares”. Residente em Campinas (SP).

Maria Prisce Cleto.jpg

Maria Prisce

Psicanalista com formação na Escola Lacaniana de Psicanálise do Rio de Janeiro; graduação em Psicologia (1978); pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior pela UFF; especialização em Gestão Materno-Infantil pela Fiocruz; mestre em Psicanálise, Saúde e Sociedade pela UVA. Atuou na Secretaria de Saúde do Município de São Gonçalo tendo realizado e implantado projeto de Pré-Natal de Risco e estruturação do Programa de Violência. Possui artigos publicados em revistas e livros especializados.

marina-bialer.jpeg

Marina Bialer

Psicanalista. Doutora em Psicanálise e Psicopatologia (Université Paris), Doutora em Psicologia Clínica (USP), Pós-Doutora (USP), Master Recherche Médecine Scientifique and Psychanalyse (Université Paris), Especialista em Psicologia pela Unifesp, Graduada em Psicologia (USP). Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Atua em consultório. Residente em Sâo Paulo (SP).

download (2).jfif

Mira Wantjal

Psicanalisita. Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Psicologia Clínica - Núcleo de Psicanálise pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Psicologia Clínica. Foi efetivo da Prefeitura Municipal de São Paulo. Atualmente é membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae