OGN3SA0

SÉRIE DE ENTREVISTAS

I SEMINÁRIO DE PSICANÁLISE

ONLINE

Psicanálise Online: Possibilidades e Desafios

O que é a psicanálise? Ela é uma prática em que o consultório é parte do trabalho ou condição sem a qual seria impossível pensar esta práxis? Os ideais de um tratamento psicanalítico standartizado, padronizado, são de fato garantias de um trabalho ou, podemos assim dizer, empecilho para o mesmo? O consultório, a suposta neutralidade, as poltronas, o isolamento acústico, essas e outras formatações do setting, são recomendações ou regras para o exercicio desta prática? O analista, quando se põe a escutar, o que ele escuta? A escuta deve necessariamente ser feita no consultório, fazendo do analista alguém refém de um ideal, ou está antes submetida à construção de um discurso em que o próprio consultório, os móveis, os cheiros, etc, participam como elementos constitutivos de uma prática, mas não são a condição para tal?

AS ENTREVISTAS

Nesta série de entrevistas gravadas, diversos analistas do Brasil e da Argentina comentam de forma muito livre ao mesmo tempo com muito rigor sobre a prática psicanalítica a partir das ferramentas utilizadas no atendimento online. Desmistificando um ideal imposto como regra, as entrevistas convergem para um centro muito preciso, a saber: qual a condição mínima para que uma prática seja reconhecida como psicanálise.

Saindo da dualidade imprecisa entre Psicanálise presencial x Psicanálise online, o que encontramos são práticas em que podemos, ou não, sustentar o desejo do analista, e com isso a regra fundamental estabelecida por Freud. A transferência, a escuta do sujeito da enunciação, os efeitos analíticos decorrentes da intervenção minuciosamente realizada, a construção de uma demanda de análise, o encaminhamento de um tratamento, entre outros temas, são abordados com uma rica diversidade de pensamentos e exemplos de casos relatados pelos analistas.

Estas entrevistas não servem como um manual de como, ou o que fazer, mas para abrir a discussão a partir de uma crítica precisa do que é a psicanálise e o que seria propriamente dito um tratamento psicanálitico.

FÓRUM DE DISCUSSÃO

Tenha acesso a um fórum exclusivo de debates sobre as entrevistas

PORTAL DE ENSINO

Os inscritos terão acesso exclusivo a nosso portal de ensino

CONTEÚDOS EXTRAS

Mais de 5 horas de conteúdos extras disponíveis em nosso portal

CERTIFICADO

Os alunos que assistirem à todas as entrevistas de nosso I Seminário de Psicanálise online receberão um certificado completo (frente e verso) com o descritivo de todos os títulos e com o nome de todos os convidados. São 15 horas totais de entrevistas gravadas. Os conteúdos do portal ficarão disponíveis até 30/09!

ESTUDE COM OS MAIORES NOMES DA PSICANÁLISE!

ADQUIRA SEU ACESSO!

Tenha a sua disponibilidade mais de 15 horas de conteúdos exclusivos do Instituto ESPE

NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE

Vagas disponíveis até 30/09

12x R$ 14,06

ou R$ 140,00 à vista

Receba seu acesso em até 1 dia útil. Todos os conteúdos já estão disponíveis no portal!

DÚVIDAS

Ainda ficou com dúvidas? Entre em contato com um de nossos representantes.

DOCENTES E CONVIDADOS

A Psicanálise para além da dicotomia "presencial - online"

Alexandre Simões

Psicanalista, graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, com Mestrado e Doutorado, ambos na linha de pesquisa dedicada à Filosofia e Teoria Psicanalítica (UFMG). Dedica suas pesquisas, a partir de Freud e Lacan, à Psicanálise na Contemporaneidade e ao campo da Saúde Mental Coletiva. Autor do canal Alexandre Simões com mais de 50 mil seguidores no Youtube.

Quais as condições mínimas para sustentar uma análise

Psicanalista, Graduado em psicologia pela Universidad de Buenos Aires, Mestre em filosofia pela USP e Doutor em comunicação e semiótica pela PUC-SP. Membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA) e membro fundador de Percurso Psicanalítico de Brasília.

Ricardo Goldenberg

Psicanálise Online: impossibilidade ou desafio?

Leandro dos Santos

Psicanalista; Pós-doutor em Psicologia Social. Doutor em Psicologia Clínica e Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano

Notas sobre a transferência

Rosa Maria Marini Mariotto

Psicanalista, Analista Membro da Associação Psicanalítica de Curitiba, Doutora em psicologia escolar e do desenvolvimento do IPUSP, Pesquisadora FAPESP, professora aposentada da PUCPR. Autora do livro 'Cuidar, educar e prevenir: as funções da creche na subjetivação de bebês'; co-organizadora e co- autora dos livros: 'Psicanálise e ações de prevenção na primeira infância'; 'De bebê à sujeito: a metodologia IRDI nas creches' e 'Por uma nova psicopatologia da infância e adolescência', todos da editora Escuta. Autora do livro "Como a gente vira gente" e Co-autora do livro "Desmanual para pais e avós", ambos da Editora Inverso. Organizadora e co-autora do livro 'Gênero e sexualidade na infância e adolescência: reflexões psicanalíticas' da editora Ágalma.

O que seria a prática psicanálitica

Daniel Omar Perez

Psicanalista; Doutorado e Mestrado em Filosofia, realizou dois estágios de Pós-doutorado realizados na Bonn Universität (Alemanha) e em Michigan State University (EEUU). Membro da Sociedade Kant Brasileira.

A Psicanálise é impossivel

Psicanalista Argentino; Membro da Escola Freudiana de Buenos Aires, Formação em Psicanálise pela mesma Instituição.

Ignácio Orga

Com o que trabalha o psicanalista?

Camila Quinteiro Kushnir

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Pós-Graduada no Curso de Especialização em Clínica Psicanalítica pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB/UFRJ). Mestre no curso de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). .

A Psicanálise sustenta-se na rede de narciso?

Cleyton Andrade

Psicanalista; Doutor em Psicologia pela UFMG, Mestre em Psicologia pela UFMG, Especialista em Saúde Mental pela Escola de Saúde Pública de Minas Gerais, Especialista em Psicologia Clínica e Psicologia Hospitalar. Autor do livro Lacan Chinês - Poesia, Ideograma e Caligrafia Chinesa de uma psicanálise - Vencedor do Prêmio Jabuti em 2016, 1º lugar na categoria Psicologia, Psicanálise e Comportamento

Título a ser definido

Michele Kamers

Psicanalista, Mestre em Psicologia e Educação pela Faculdade de Educação da USP -FEUSP. Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano no Instituto de Psicologia da USP. Doutorado em Centre de recherches psychanalyse, médecine et société pela Université Paris Diderot

Sustentar a Ética

Marco Leite

Gruaduado em Psicologia pela UEL. Mestre em Psicologia pela UEM. Psicanalista Clínico do Instituto Lalangue - Clínica e Transmissão em Psicanálise. Coordenador da Pós-graduação em Fundamentos da Psicanálise: Teoria e Clínica do Instituto ESPE

Psicanálise Online - Reinventar a roda?

Karina Stagliano de Campos

Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina, possui graduação em Psicologia pela mesma Universidade. Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Hospital Israelita Albert Einstein, Especializanda em Estimulação Precoce pelo Centro Lydia Coriat. Coordenadora da Pós-graduação com Crianças e Adolescentes do Instituto ESPE.

Mais que preocupar-se com a ferramenta, escutar o sujeito

Augusto Vaz de Melo

Graduação em Psicologia (UFRJ). Mestrado em teoria psicanalítica (UFRJ). Doutorando em teoria psicanalítica (UFRJ). Psicanalista com consultório particular. Supervisor na área de psicanálise. Experiência em saúde mental (IPUB/UFRJ)

Psicanálise com Crianças e Adolescentes: alguns limites

Ferdinando Zapparoli

Psicanalista; Membro do Instituto Lalangue. Doutorado e Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Especialista em Transtornos Globais do Desenvolvimento. Especialista em Teoria Psicanalítica.

SOBRE NÓS

O ESPE é um Insituto de Ensino e Pesquisa focado estritamente nas áreas da Psicologia e Educação. Com docentes extremamente reconhecidos e capacitados o ESPE tem como principal propósito formar profissionais que sejam referência em sua área.

LOCALIZAÇÃO

(43) 98411-5764

 

Av. Maringá, 725, Sala 602

Londrina/Paraná/Brasil - CEP 86060000

contato@institutoespe.com.br

CONECTE-SE
CONECTE-SE
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2019 por Instituto de Ensino Superior em Psicologia e Educação