OGN3SA0

SEMINÁRIO

SUICÍDIO: POSSIBILIDADES NA
CURA EM PSICANÁLISE

Estude com os grandes nomes da Psicanálise

Pretendemos com este curso fazer uma explanação teórico-clínica da problemática. Perpassaremos pela questão da dor, do sofrimento, da medicalização e também da tentativa de patologizar mais uma das possibilidades daquilo que chamamos de humano.

Seja pelo sofrimento agudo, por uma desilusão e/ou pela perda de sentido na vida, ou então para atingir o outro, o suicídio tende a aparecer em nossa clínica, geralmente, como um pedido de ajuda. O que se escuta a partir do relato de cada paciente é sempre da ordem do singular, impossibilitando assim um mesmo manejo e diagnóstico para todos.

Tal qual nos casos de depressão, angústia, crises de ansiedade, etc, o suicídio não é uma patologia, mas o sinal de algo que não vai bem e que, por alguma razão, se apresenta como possibilidade de livrar-se de um determinado sofrimento que irrompe como impossível de suportar.

As aulas serão transmitidas ao vivo, nos dias 28/08, 04/09, 11/09 e 18/09 das 9:00 às 12:00 com os psicanalistas Dr. Marcelo Veras, Dr. Daniel Omar Perez, Eduardo Andrade, Me. Josiane Orvatich, Me. Marco Leite, Dra. Michele Kamers, Me. Valéria Codato e Esp. Cauana Mestre.

 

As aulas  serão gravadas e ficarão disponíveis em nosso portal por 90 dias

question.png

interaja ao vivo

Participe e interaja ao vivo com a docente

laptop.png

PORTAL DE ENSINO

Os inscritos terão acesso exclusivo ao portal de ensino do Instituto ESPE

certificado (3).png

CERTIFICADO

Certificado de conclusão de 12 horas/aula para os alunos que participarem do curso

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 Suicídio, dor e desamparo;

 A análise como caminho;

 

 Falar o que a quem?

 O lugar do sofrimento em nossa cultura;

 

  Inibição, sintoma e angústia na clínica contemporânea;

 

 A clínica das urgências e emergências;

 

 Relatos de casos;

GARANTA A SUA VAGA!

Garanta a sua vaga e receba seu acesso em até 1 dia útil. Valor promocional disponível para as primeiras 50 vagas!

TURMA LIMITADA

NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE

Vagas promocionais

4x R$ 81,75

ou R$ 327,00 à vista

Opções de pagamento em até 4x no cartão de crédito

DÚVIDAS

Ainda ficou com dúvidas? Entre em contato com um de nossos representantes.

ANALISTAS DOCENTES

images (1).jpg

Daniel Omar Perez

Professor de filosofia na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), pesquisador PQ 1D no CNPQ com pesquisas sobre o sujeito e a linguagem a partir de Kant. Atualmente a pesquisa aborda a relação entre estrutura da proposição e a natureza humana (antropologia), pós-doutorado na Michigan State University nos EUA, pós-doutorado na  Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn na Alemanha. Concluiu o doutorado em 2002  e o mestrado em 1996 ambas na Universidade Estadual de Campinas (BRASIL), Obteve o título de licenciado em filosofia em 1992 na Universidade Nacional de Rosario (ARGENTINA),  Publicou artigos científicos em revistas nacionais e internacionais, livros e capítulos de livros  sobre filosofia e psicanálise.

Marco Correa Leite

Graduado em Psicologia pela UEL. Mestre em Psicologia pela UEM. Psicanalista e Supervisor Clínico no Instituto Lalangue - Clínica e Transmissão em Psicanálise. Coordenador Geral das Pós-graduações em Fundamentos da Psicanálise: Teoria e Clínica pelo Instituto ESPE. Autor dos livros "Ainda há Amor?" pela editora Juruá, "Queime Antes de Ler" e " O que resta das cinzas" ambos pela editora Calligraphie e também de diversos artigos que versam sobre psicanálise, saúde mental e contemporaneidade.

Michele Kamers

Psicanalista, Graduada em psicologia pela Fundação Universidade Regional de Blumenau, Mestre em Psicologia e Educação pela Faculdade de Educação da USP -FEUSP. Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano no Instituto de Psicologia da USP. Bolsista CAPES PDSE na Université Paris VII Denis Diderot, Finalista Prêmio Jabuti (2017), Co-organizadora e co-autora dos livros: "Por Uma (Nova) Psicopatologia da Infância e da Adolescência"  e "Desafios Atuais das Práticas em Hospitais e nas Instituições de saúde" ambos publicados pela Editora Escuta/SP.

Josiane Orvatich

Psicanalista e escritora. Graduada em Filosofia (PUCPR) e Psicologia (UFPR), Especialista em Psicologia e Mestre em Filosofia. Coordenadora do projeto Dedo de Prosa - Literatura e Psicanálise. Membro da Biblioteca Freudiana de Curitiba. Autora dos livros Aventuras Passarinhas e Duas vezes doce e uma amarga.

Cauana Mestre

Cauana Mestre, graduada em Psicologia pela PUC-PR, especialista em psicanálise pela mesma instituição e mestranda em Literatura pela UFPR. É psicanalista e idealizadora dos cursos Sobre o Feminino.

Eduardo Andrade

Psicanalista membro do Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalíticos (EBEP), psicólogo (04/42858), escritor membro da Academia Bom-despachense de letras e da Academia inclusiva de autores brasilienses. Autor do livro Suicídio e Clínica Psicanalítica, Estrela: a bezerra que virou saudades!, dentre outros. Organizador dos livros A Psicanálise na Vida Cotidiana vol 1, 2 e 3 e do livro O Corpo da Palavra: do desejo à experiência clínica, dentre outros.

Valéria Codato

Psicanalista, atende em consultório na cidade de Maringá, coordena grupos de estudos, ministra seminários e oferece supervisão de casos clínicos. Mestre em Psicologia (UEM), Especialista em Psicanálise (UEL), Graduada em Psicologia (UEL). Fez Formação em Psicanálise na Biblioteca Freudiana de Curitiba, é membro fundadora da Associação de Psicanálise de Maringá Ato Analítico. Foi docente da graduação na UEL e Unicesumar, analista docente das especializações do Instituto ESPE. Exerceu a função de psicóloga nas penitenciárias estaduais, atuou na rede de saúde pública, ambas as atividades nas regiões de Londrina e Maringá. 

Marcelo Veras

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (1983), mestrado em Psicanálise - Universite de Paris VIII (1991) e doutorado em PSICOLOGIA pelo Instituto de Psicologia da UFRJ (2009). Foi Diretor da Escola Brasileira de Psicanálise (Biênio 2013-2015) e Diretor da FAPEX (2009-2016), Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão, que apoia as Universidades Federal da Bahia e Universidade do Recôncavo.