![]() |
---|
Sobre a AULa
Explorando os fundamentos da psicopatologia psicanalítica, discutiremos nesta live algumas das primeiras contribuições teóricas de Freud para a clínica das neuroses e das psicoses. Daremos ênfase às dimensões etiológica e patogênica, relativas às causas e aos mecanismos envolvidos em certos estados psicopatológicos. Questionando a hipótese hereditária, sustentada por importantes representantes da psiquiatria descritiva durante toda a segunda metade do século XIX, o futuro psicanalista introduzirá neste campo as noções as de recalque e de sexualidade infantil.
Inscreva-se gratuitamente e tenha acesso a essa aula aberta com o psicanalista Caio Padovan, psicanalista, Doutor em psicopatologia e psicanálise pela Université Paris Sorbonne, com pós-doutorado em filosofia pela PUCPR e pela Universidade Federal de São Carlos.

Sobre o tema
Neste encontro online, serão discutidas as relações entre psicanálise e psicopatologia, passando também por questões que envolvem a psiquiatria e a psicologia.
O Instituto ESPE convida o psicanalista Caio Padovan para uma aula aberta sobre As contribuições da psicanálise para a psicopatologia do século XIX
.png)
como assistir?
Essa aula aberta ao público será transmitida ao vivo no dia 26/05/2025, às 19h, no canal do Youtube do Instituto ESPE!
Inscreva-se gratuitamente para receber todas as informações e participe ao vivo com o psicanalista Caio Padovan

quem é Caio Padovan?
Psicólogo clínico e Psicanalista, Doutor em psicopatologia e psicanálise pela Université Paris Sorbonne, com pós-doutorado em filosofia pela PUCPR e pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor no departamento de psicologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e no programa de pós-graduação em psicologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Editor associado da Revista Latino-Americana de Psicopatologia Fundamental. Co-fundador do Instituto de Pesquisa e Estudos em Psicanálise nos Espaços Públicos (IPEP), em Campinas. Membro do GT Filosofia e Psicanálise, ligado à Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anpof). Membro do Observatório de Saúde Mental da Unifesp (OSMU) e do grupo de pesquisa em Epigenética Biopsicossocial e sua Herança (BEpI), ligado a Escola Paulista de Medicina. Atual coordenador da Rede PhilPsyCh, de pesquisadores em história e filosofia dos saberes psi e das ciências humanas
.png)