QUEM SOMOS

Instituto de Ensino Superior em Psicologia e Educação (ESPE)

NOSSA MISSÃO

Com docentes reconhecidos internacionalmente, o Instituto ESPE tem como principal propósito a construção do acesso ao saber pela via da formação acadêmica de profissionais que sejam referência em sua área. Pretendemos com esta formação, mais do que produzir profissionais capacitados para os desafios de sua prática, trabalhamos para que eles possam, no exercício de sua profissão, transformar vidas e replicar o conhecimento adquirido no trabalho contínuo para um mundo melhor.

NOSSA VISÃO

O ESPE tem como visão ir além de um Instituto e ser a primeira Instituição de Ensino Superior privada focada estritamente nas áreas da Saúde Mental e Educação, sendo referência em ensino e pesquisa em toda América Latina. De maneira visionária o ESPE pretende transmitir um conhecimento único.

NOSSOS PROJETOS

Tendo em vista nosso principal propósito: a construção do acesso ao saber, confira todos os projetos do ESPE para uma melhor experiência com nossa Instituição:

ESPECAST

Podcast do Instituto ESPE que busca indagar sobre questões cotidianas da vida psíquica e promover discussões, com profissionais da área e de áreas vizinhas, sobre algumas das interpretações acerca da formação psíquica, cultural e social do ser humano. Clique aqui para acessar!

BIBLIOTECA (BLOG)

A Biblioteca (Blog) do Instituto ESPE é uma área onde você pode acessar nosso acervo de conteúdos e artigos disponibilizados pelo professores de nossa Instituição. A blog é dividido por: textos, vídeo e referências para continuidade do  estudo. Clique aqui para acessar!

CANAL DE TRANSMISSÃO

Você já conferiu nosso canal do Youtube? Utilizamos ele como um meio de transmissão da Psicanálise. Todas nossas aulas, cursos e seminários gratuitos estão disponíveis por lá. Aproveite essa riqueza de conteúdos. Clique aqui para acessar!

ESPE SOLIDÁRIO

O ESPE Solidário é um projeto que trabalha com subprojetos em prol do apoio a comunidade. O Instituto ESPE tem como um de seus valores a transformação da sociedade, portanto, contribuímos ativamente nas causas sociais. Através da parceria com ONGS e instituições de caridade, realizamos  desde a arrecadação de fundos até a participação no transporte e entrega dos mesmos. 

EDITORA SINTHOMA 

A Editora Sinthoma é uma aposta em que a cada escrita e em cada leitura seja possível vislumbrar a partir do mesmo, das mesmas letras, palavras, e até, as vezes, do mesmo livro, o novo, o diferente, o único e particular. Pensar em uma editora que tenha foco a psicanálise (mas não apenas ela) é reconhecer que assim como não existem dois leitores iguais, não se lê a mesma coisa depois de passar os olhos novamente pelas mesmas palavras. Que a vida mude, que a gente se transforme...

CURSOS E EVENTOS

Confira todos os cursos e seminários de formação acadêmica do Instituto ESPE. Pretendemos com esta formação, mais do que produzir profissionais capacitados para os desafios de sua prática, trabalhamos para que eles possam, no exercício de sua profissão, transformar vidas e replicar o conhecimento adquirido no trabalho contínuo para um mundo melhor. Clique aqui para acessar!

NOSSA HISTÓRIA

A carência de investimentos em ensino e pesquisa nas áreas da Psicologia, aliado à falta de alternativas de cursos viáveis e de qualidade no Brasil, fez com que surgisse a necessidade da abertura do ESPE, um Instituto de Ensino e Pesquisa nas áreas da Psicologia e Educação. E em breve, a primeira Instituição de Ensino Superior do Brasil, focada estritamente nestas áreas, sendo referência em ensino e pesquisa em toda a América Latina. 

O Instituto de Ensino Superior em Psicologia e Educação (ESPE) foi fundado em 2019, e deu inicio aos seus trabalhos com a Pós-graduação em Fundamentos da Psicanálise: Teoria e Clínica, que une métodos transformadores e diferenciados a docentes extremamente capacitados. Proporcionando uma formação a nível de especialização acadêmica, revisitando os escritos freudianos e a releitura proposta por Lacan, no intuito de embasar o pós-graduando no exercício de uma prática clínica capaz de acolher, escutar e intervir frente às mais diversas faces do sofrimento humano.  Atualmente o Instituto ESPE conta com três especializações, 9 turmas em curso, e três turmas em certificação, todas na área da Psicanálise, com mais de 500 alunos de todas as regiões do Brasil, com turmas presenciais em São Paulo (SP), Curitiba (PR), Londrina (PR), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG). O Instituto ESPE também possui turmas na modalidade de ensino remoto, com interação real e ao vivo com os analistas-docentes, não adotando o tradicional ensino EAD de apenas aulas gravadas, por acharmos fundamental este contato e interação, havendo sempre a necessidade de presença em sala e vídeos ligados. 

O principal propósito do ESPE é transformar vidas, para isso, temos total ética na transmissão do conhecimento e comprometimento com uma educação de qualidade. Nosso Instituto trabalha apenas com profissionais altamente capacitados e com ampla experiência na prática clínica, para que possamos manter o nosso compromisso com a sociedade e cumprir nossa missão. É claro que transformar vidas vai além de formar profissionais, para contribuir com o desenvolvimento da sociedade o Instituto ESPE possui um grande planejamento de investimentos em pesquisas na área da saúde mental e projetos sociais que em breve serão compartilhados à público. Contamos com vocês nessa jornada!

NOSSOS VALORES

Buscamos a excelência em todos os nossos setores, desde nosso ensino e docentes até o quadro de colaboradores, alunos e relações interpessoais;

 Respeitamos, valorizamos e escutamos as pessoas. Buscamos ter um atendimento único e pessoal com cada aluno. Aqui somos todos uma família;

Prezamos pela ética, transparência e qualidade em nosso ensino e atendimento;

 

Compromisso com o conhecimento, aprendizagem e com a transformação da sociedade, além do respeito a vida e a diversidade!

COORDENADORES

Confira os coordenadores gerais e locais dos programas da Pós-graduação Lato Sensu do Instituto de Ensino Superior em Psicologia e Educaççao (ESPE)

MARCO LEITE

Graduado em Psicologia pela UEL. Mestre em Psicologia pela UEM. Psicanalista e Supervisor Clínico no Instituto Lalangue - Clínica e Transmissão em Psicanálise. Coordenador Geral das Pós-graduações em Fundamentos da Psicanálise: Teoria e Clínica pelo Instituto ESPE. Autor dos livros "Ainda há Amor?" pela editora Juruá, "Queime Antes de Ler" e " O que resta das cinzas" ambos pela editora Calligraphie e também de diversos artigos que versam sobre psicanálise, saúde mental e contemporaneidade. Residente de Londrina (PR).

KARINA STAGLIANO

Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (2019), possui graduação em Psicologia pela mesma Universidade (2011) e especialização em Psicologia Hospitalar pelo Hospital Israelita Albert Einstein (2013). Especialista em Clínica Interdisciplinar em Estimulação Precoce, pelo Centro Lydia Coria. Coordenadora geral, docente e supervisora clínica do curso de Pós-Graduação em Psicanálise com crianças e adolescentes: Teoria e Clínica junto ao Centro Universitário Filadélfia - UniIFil e ao Instituto ESPE.

ALEXANDRE SIMÕES

Psicanalista, graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), com Mestrado (finalizado em 1997) e Doutorado (concluído em 2002), ambos na linha de pesquisa dedicada à Teoria Psicanalítica (UFMG). Autor do livro 'O litoral d'aporia: uma introdução à psicanálise lacaniana', pela editora Garamond. Co-autor do livro ‘A Psicanálise em nosso tempo’ (editora Letramento), organizou o livro `Psicanálise e Psicopatologia: olhares contemporâneos`(Editora Blucher). Participou como co-autor do livro ‘Saúde mental e Psicanálise: conexões discursivas’ (editora Juruá). Coordenador geral da Pós-graduação em Clínica Psicanalítica Lacaniana e Coordenador Local de Fundamentos da Psicanálise em Belo Horizonte (MG).

FERNANDA PIMENTEL

Psicanalista. Doutorado em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela UERJ. Mestrado em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela UERJ. Especialização em Psicanálise e Laço Social pela UFF. Graduação em Psicologia pela UNESA. Pesquisadora do Projeto de Extensão LAPSICON - Laboratório de Pesquisa das Psicopatologias Contemporâneas, sediado no Departamento de Psicologia da UFF-VR. Pesquisadora do Projeto de Pesquisa A Construção do caso clínico como metodologia de pesquisa e de tratamento do sofrimento psíquico atual, sediado no Departamento de Psicologia da UFRJ. Coordenadora geral da especialização em Transtornos Alimentares, Psicanálise e Cultura.

Psicanalista e Pesquisador. Doutorando em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre pela mesma instituição com período sanduíche na Université Paris VII (UFR- Étude Psychanalytiques) e na École Doctorale Science Po - Paris com apoio da FAPESP. Organizador de Por que nos identificamos (2018, CRV). Autor de vários artigos e capítulos de livros na área de psicanálise, clínica e política. Coordenador Local da Esp. em Fundamentos da Psicanálise em São Paulo

CRISTINA HOYER

Experiência institucional desde 1969 e Clínica particular desde 1977, com atendimento na infância, adolescência e adulto. Psicanalista em formação desde 1989. Mestre em Psicanálise, Saúde e Sociedade. Especialista em Teoria Psicanalítica e Prática Clínico-Institucional. Graduada em Psicologia e Fonoaudiologia. Autora do livro "A Função Paterna na Instituição: do individual ao coletivo". Participante das Formações Clínicas do Campo Lacaniano (RJ). Fundadora do Projeto Social Espaço Vivo (ONG/RJ). Coordenadora local da Especialização em Fundamentos da Psicanálise e de Psicanálise com Crianças e Adolescentes do Instituto ESPE (RJ).

JOSIANE ORVATICH

Psicanalista, supervisora clínica e escritora. Graduada em Filosofia (PUCPR) e Psicologia (UFPR). Especialista em Psicologia e Mestre em Filosofia. Coordenadora local da Pós-graduação em Fundamentos da Psicanálise: Teoria e Clínica, turma de Curitiba 2022, do Instituto ESPE. Coordenadora do Projeto Dedo de Prosa - Literatura e Psicanálise. Autora dos livros Aventuras Passarinhas e Duas vezes doce e uma amarga.

MARINA BIALER

Psicanalista. Doutora em Psicanálise e Psicopatologia (Université Paris), Doutora em Psicologia clínica (USP), Pós-Doutora (USP), Master Recherche Médecine Scientifique and Psychanalyse (Université Paris), Especialista em Psicologia pela Unifesp, Graduada em Psicologia (USP). Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. É autora de “Autobiografias no Autismo”, “Adolescendo em tempos instagramáveis” e “Historiando a psicanálise”. Organizadora de “Laço mãe-bebê: intervenções e cuidados” e “O trabalho PSI na saúde pública”. Coordenadora Local da Esp. em Psicanálise com Crianças e Adolescentes de São Paulo (SP).

FERDINANDO ZAPPAROLI

Psicanalista. Membro do Instituto Lalangue. Doutor e Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Especialista em Transtornos Globais do Desenvolvimento. Especialista em Teoria Psicanalítica, com pós-doutorado em andamento em Linguagem e Ciências da natureza. Diretor pedagógico do Instituto ESPE.

ALEXANDRE STARNINO