QUEM SOMOS

Instituto de Ensino Superior em Psicologia e Educação (ESPE)

QUEM SOMOS?

O Instituto de Ensino Superior em Psicologia e Educação (ESPE) é uma instituição que se dedica à transmissão da psicanálise e outros campos do saber, prezando sempre pela ética e pela seriedade. 

Diante da carência de investimento em ensino e pesquisa nessas áreas, e da falta de alternativas acessíveis e de qualidade no Brasil, fez com que surgisse a necessidade da abertura de um instituto com o nosso perfil. O Instituto ESPE foi fundado em 2019 em Londrina (PR), sede de nosso principal centro administrativo. O primeiro programa de especialização lato sensu da instituição teve início no mesmo ano de fundação, em parceria com o Centro Universitário Filadélfia (UniFil), uma das melhores universidades privadas do Paraná, com mais de 40 anos de tradição. Esse programa, a Pós-graduação em Fundamentos da Psicanálise: Teoria e Clínica, reúne métodos transformadores a um corpo docente multidisciplinar, formado por pesquisadoras e pesquisadores reconhecidos internacionalmente e com ampla experiência teórica e clínica, assim como os demais programas desenvolvidos ao longo desses anos. 

Atualmente, oferecemos diversas especializações em psicanálise, avançando também nas áreas da linguística, da filosofia e da educação.

Contamos com mais de 1500 alunos e 25 turmas em cursos de pós-graduação em todas as regiões do Brasil, tanto na modalidade presencial nas cidades de São Paulo (SP), Curitiba (PR), Londrina (PR), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG) quanto na modalidade de ensino remoto, com aulas ao vivo e interação real entre estudantes e professores.

 

Conheça os nossos programas de especialização:

  • Pós-graduação em Psicopatologia, Psicanálise e Clínica Contemporânea

  • Pós-graduação em Psicanálise com Crianças e Adolescentes: Teoria e Clínica

  • Pós-graduação em Transtornos Alimentares, Psicanálise e Cultura

  • Pós-graduação em Fundamentos da Psicanálise: Teoria e Clínica

  • Pós-graduação em Clínica Psicanalítica Lacaniana

Com mais de 6000 alunos cadastrados em nossa plataforma, ofertamos ainda outras atividades, como seminários, cursos livres e cursos clínicos, propostos por docentes e pesquisadores(as) com no mínimo dez anos de experiência, indicados pelos coordenadores e aprovados pelo conselho da instituição. Cada atividade é elaborada para ter um formato único, com temáticas e abordagens exclusivas, sendo raramente reprisada. Confira aqui todos os nossos cursos e eventos!

Para conhecer os profissionais e as atividades ligados ao Instituto ESPE, visite o nosso canal do YouTube, onde disponibilizamos centenas de aulas abertas ao público. Confira aqui nosso canal do Youtube!

SOBRE A METODOLOGIA E A ÉTICA DE NOSSO ENSINO

Diferentemente da tradicional metodologia EAD, consideramos fundamentais o contato e a interação entre alunos e docentes. Apesar de os estudantes terem acesso aos conteúdos gravados, a presença em sala de aula (online) é obrigatória em todas as nossas especializações na modalidade remota.

Ainda que o EAD tenha democratizado o ensino no Brasil, há muitas vezes uma tendência fraudulenta de grupos educacionais que banalizam o ensino superior. Infelizmente, esse problema também existe na área da psicanálise, com a oferta de cursos e promessas de formação que ferem a ética dessa prática.

Enquanto instituição com viés acadêmico, que trabalha com ensino e pesquisa em psicanálise, nós, do Instituto ESPE, temos uma posição muito séria e transparente a respeito da formação do psicanalista. Em nossa visão, esta deve ocorrer de forma permanente, segundo o percurso de cada um, partindo sempre de sua análise pessoal, da supervisão dos casos atendidos, do estudo da teoria e do vínculo com uma instituição dedicada a essa finalidade. Desse modo, mesmo que contribua com os estudos teóricos, um curso não é responsável por conceder o título de analista a quem aspira exercer tal função.

Sem dúvida, um curso ou uma pós-graduação em psicanálise é uma grande oportunidade para aqueles que desejam se aproximar de seus dispositivos conceituais de modo sistemático. No entanto, nenhuma instituição séria e transparente oferecerá ao ingressante a autorização para exercer a psicanálise. 

De que se trata, então, essa autorização? Para Jacques Lacan (2003, p. 311-312), “o analista só se autoriza de si mesmo, isso é óbvio. (...) Aquilo de que ele tem de cuidar é que, a autorizar-se por si mesmo, haja apenas o analista. (...) Somente o analista, ou seja, não qualquer um, autoriza-se apenas de si mesmo”. Com esse aforismo, Lacan não afirma que um indivíduo pode se dizer psicanalista a qualquer momento e de maneira arbitrária. Tampouco, isso poderia ser garantido pelas mais diversas Escolas de Psicanálise, que estipulam normas a serem seguidas para que, ao final, se produza um psicanalista.

O que importa, então, para que alguém possa exercer essa função de forma ética? Como dissemos, o que importa é o percurso traçado por cada um, desde que seja contemplado o tripé da formação do psicanalista, com a análise pessoal, a supervisão de casos clínicos e o estudo teórico contínuo da psicanálise, incluindo o aporte de uma instituição séria e reconhecida.

Desse modo, autorizar-se de si mesmo, a partir de seu percurso, não quer dizer que, a qualquer momento e de qualquer forma, uma pessoa possa se dizer psicanalista. Além do tripé de sua formação, deve haver o compartilhamento e a troca com colegas que testemunham a práxis e a trajetória de um indivíduo na psicanálise. A formação, portanto, é “o que determina que um sujeito se ache capaz de sustentar uma demanda de análise que um outro lhe faz e de conduzir essa análise até um termo reconhecido como tal” (SILVESTRE, 1981 apud QUINET, 2009, p. 63).

 

NOSSA MISSÃO

O Instituto ESPE tem como principal propósito a construção do acesso ao saber pela via da transmissão, e da formação acadêmica de profissionais e pesquisadores que sejam referência em sua área. Pretendemos com esta formação, mais do que produzir profissionais e pesquisadores capacitados para os desafios de seu ofício, trabalhamos para que eles possam replicar o conhecimento adquirido para um trabalho contínuo. 

NOSSA VISÃO

O ESPE tem como visão ir além de um Instituto e ser a primeira Universidade Privada focada estritamente nas áreas da Saúde Mental e Educação, sendo referência em ensino e pesquisa em toda América Latina.

DEPOIMENTOS

Confira todas as avaliações disponíveis no google clicando aqui! 

André Souza

Quando se trata psicanálise sempre somos aprendizes, estamos sempre em construção tanto na teoria quanto no que decorre dela em amplo aspecto. O ESPE tem sido algo que foge de todas as minhas expectativas, na transmissão da Psicanálise, na dinâmica de interação com todos aqueles que apreciam a mesma, no compromisso do corpo de colaboradores da instituição, o que inclui necessariamente "pessoas Vivas " que respondem outras também Vivas sem automatismos, algo tão comum atualmente. Uma instituição só se faz viva pelas pessoas que a compõe, e registro aqui o quão eu tenho ampliado o horizonte de percurso na psicanálise. Professores tão singulares que mediam, articulam, e transmitem a psicanálise no país sem aquele formalismo mofado que endereça a psicanálise a um grupo seleto de pessoas. Pela conduta desses profissionais e pelo rigor e compromisso de manterem e transmitirem a complexidade dos pensamentos de grandes homens como Freud e Lacan , e dentre todo o conjunto de atributos que em minha visão destacam brilhantemente a instituição no seio de uma ética única, a do bem falar, do bem dizer, que é a Psicanálise.
Vida longa é o que desejo ao Espe!

Roberta Gerson

De encantamento, sou analisanda, porém no estudo efetivo da psicanálise o começo foi logo ali. E nesse começo o instituto partilha conhecimento, até de forma sem custo, o que nos leva a ver o desejo e no meu caso logo que possível já entrar nas aulas mais aprofundadas, acho de grande generosidade.

Ana Maria Guerra

O ESPE tem sido uma experiência transformadora, desde a pandemia. Trouxe um novo significado para a transmissão da psicanálise. O nível dos professores, a organização e o excelente conteúdo dos cursos tem sido um grande motivador para mim. Sou mesmo uma grande admiradora do trabalho e procuro aproveitar ao máximo todos os conteúdos que nos são oferecidos.
Sou muito grata ao Instituto ESPE pelo grande enriquecimento pessoal e cultural que me tem proporcionado.
Parabéns a todos que fazem parte dessa jornada. 

Joseli Maria da Silva

Experiência muitíssimo válida. O cuidado da instituição com os alunos é marcante. Além de um atendimento excelente da equipe de apoio, sempre nos são disponibilizadas as aulas introdutórias de cursos paralelos ao nosso. As intervenções e aulas extras dos professores, em especial do professor Ferdinando Zaparoli, foram excepcionais. Ajudaram bastante a acompanhar outros conteúdos. Sem falar nas excelentes aulas da profa. Helena, sempre preocupada com a didática, com imenso respeito pelo ritmo e nível de conhecimento da turma.

NOSSOS PROJETOS

Tendo em vista nosso principal propósito: a construção do acesso ao saber, confira todos os projetos do ESPE para uma melhor experiência com nossa Instituição:

WhatsApp Image 2021-10-14 at 14.57.27.jpeg
ESPECAST

Plataforma de transmissão teórica e cultural por assinatura e podcast do Instituto ESPE que busca indagar sobre questões cotidianas da vida psíquica e promover discussões com profissionais da área e de áreas vizinhas, sobre algumas das interpretações acerca da formação psíquica, cultural e social do ser humano. Clique aqui para acessar!

Biblioteca.png
BIBLIOTECA (BLOG)

A Biblioteca (Blog) do Instituto ESPE é uma área em desenvolvimento onde você pode acessar nosso acervo de conteúdos e artigos disponibilizados pelo professores de nossa Instituição. O blog é dividido por: textos, vídeos e referências para continuidade do  estudo. Clique aqui para acessar!

canal de transmissão 2.png
CANAL DE TRANSMISSÃO

Você já conferiu nosso canal do Youtube? Utilizamos ele como meio de transmissão da Psicanálise. Todas nossas aulas, cursos e seminários gratuitos estão disponíveis por lá. Clique aqui para acessar!

WhatsApp Image 2021-10-14 at 14.57.27 (1).jpeg
ESPE SOLIDÁRIO

O ESPE Solidário é um projeto social de apoio a comunidades, através da arrecadação e distribuição de fundos para ONGs e Instituições parceiras. Em caso de doações de alimentos, cobertores e roupas, atuamos no transporte e entrega dos produtos. Confira alguns de nossos projetos sociais! 

WhatsApp Image 2021-10-14 at 14.57.27 (3).jpeg
EDITORA SINTHOMA 

A Editora Sinthoma é uma aposta em que a cada escrita e em cada leitura seja possível vislumbrar a partir do mesmo, das mesmas letras, palavras, e até, as vezes, do mesmo livro, o novo, o diferente, o único e particular. Pensar em uma editora que tenha foco a psicanálise é reconhecer que assim como não existem dois leitores iguais, não se lê a mesma coisa depois de passar os olhos novamente pelas mesmas palavras.