![]() |
---|
Sobre o evento
Como a Psicanálise vê os Sintomas contemporâneos como Ansiedade,
Depressão, bipolaridade, borderline e outros?
Na contemporaneidade, o processo de medicalização apresenta-se como um fenômeno cultural global.
Os Manuais de classificação como o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais 5.ª edição, o DSM-5, e a Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde, CID- 10, são trabalhos científicos de estudos e pesquisas atualizados ao longo do tempo, para a classificação fenomenológica dos sofrimentos humano. A psiquiatria sustenta sua prática nessa direção, cuja característica maior é a eliminação do aspecto subjetivo como critério de diagnóstico, prognóstico e tratamento. Sem dúvida isso caracteriza uma ruptura com a psicanálise que aposta na singularidade da construção sintomática e na emergência da subjetividade.
A interpretação da difícil condição humana como sendo manifestação de desordem da bioquímica cerebral, difunde e vulgariza a medicalização generalizada através da prescrição e do consumo de substâncias de psicofármacos.
Faremos um pequeno percurso de considerações sobre os modos de sofrimento e de tratamentos na atualidade.
Faça sua inscrição gratuitamente e participe de nossa aula sobre a Psicanálise e DSM: Depressão, Ansiedade, bipolaridade e outroscom o Jorge Sesarino, Doutor em Sciences Psychologiques pela Université de Liège e Mestre em Antropologia Social pela UFPR.

Sobre o tema
Na contemporaneidade, o processo de medicalização apresenta-se como um fenômeno cultural global. Os Manuais de classificação como o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais 5.ª edição, o DSM-5, e a Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde, CID- 10, são trabalhos científicos de estudos e pesquisas atualizados ao longo do tempo, para a classificação fenomenológica dos sofrimentos humano. A psiquiatria sustenta sua prática nessa direção, cuja característica maior é a eliminação do aspecto subjetivo como critério de diagnóstico, prognóstico e tratamento. Sem dúvida isso caracteriza uma ruptura com a psicanálise que aposta na singularidade da construção sintomática e na emergência da subjetividade.

como assistir?
Essa aula aberta ao público será transmitido ao vivo no dia 10/03/2025 às 19:00 no canal do Youtube do Instituto ESPE!
Inscreva-se gratuitamente para receber todas as informações e participe ao vivo com psicanalista Dr. Jorge Sesarino

quem é Jorge Sesarino?
Psicanalista. Doutor em Sciences Psychologiques pela Université de Liège. Mestre em Antropologia Social pela UFPR. Graduado em Psicologia pela PUCPR. Membro da Escuela Freudiana de Buenos Aires (EFBA).
