top of page
HEADER (2)

Sobre o evento

Como a Psicanálise vê os Sintomas contemporâneos como Ansiedade,
Depressão, bipolaridade, borderline e outros? 

Na contemporaneidade, o processo de medicalização apresenta-se como um fenômeno cultural global.
Os Manuais de classificação como o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais 5.ª edição, o DSM-5, e a Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde, CID- 10, são trabalhos científicos de estudos e pesquisas atualizados ao longo do tempo, para a classificação fenomenológica dos sofrimentos humano. A psiquiatria sustenta sua prática nessa direção, cuja característica maior é a eliminação do aspecto subjetivo como critério de diagnóstico, prognóstico e tratamento. Sem dúvida isso caracteriza uma ruptura com a psicanálise que aposta na singularidade da construção sintomática e na emergência da subjetividade. 


A interpretação da difícil condição humana como sendo manifestação de desordem da bioquímica cerebral, difunde e vulgariza a medicalização generalizada através da prescrição e do consumo de substâncias de psicofármacos. 

Faremos um pequeno percurso de considerações sobre os modos de sofrimento e de tratamentos na atualidade.

​Faça sua inscrição gratuitamente e participe de nossa aula sobre a Psicanálise e DSM: Depressão, Ansiedade, bipolaridade e outroscom o Jorge Sesarino, Doutor em Sciences Psychologiques pela Université de Liège e Mestre em Antropologia Social pela UFPR.

TEMA.png

Sobre o tema

Na contemporaneidade, o processo de medicalização apresenta-se como um fenômeno cultural global. Os Manuais de classificação como o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais 5.ª edição, o DSM-5, e a Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde, CID- 10, são trabalhos científicos de estudos e pesquisas atualizados ao longo do tempo, para a classificação fenomenológica dos sofrimentos humano. A psiquiatria sustenta sua prática nessa direção, cuja característica maior é a eliminação do aspecto subjetivo como critério de diagnóstico, prognóstico e tratamento. Sem dúvida isso caracteriza uma ruptura com a psicanálise que aposta na singularidade da construção sintomática e na emergência da subjetividade. 

FOTO_TEMA.png

como assistir?

Essa aula aberta ao público será transmitido ao vivo no dia 10/03/2025 às 19:00 no canal do Youtube do Instituto ESPE!

Inscreva-se gratuitamente para receber todas as informações e participe ao vivo com  psicanalista Dr. Jorge Sesarino

TEMA.png

quem é Jorge Sesarino?

Psicanalista. Doutor em Sciences Psychologiques pela Université de Liège. Mestre em Antropologia Social pela UFPR. Graduado em Psicologia pela PUCPR. Membro da Escuela Freudiana de Buenos Aires (EFBA).

FOTO DOCENTE.png
SOBRE NÓS

O ESPE é uma Instituição de Ensino Superior dedicada ao Ensino e à Pesquisa da Psicanálise no Brasil. Com docentes extremamente capacitados, nosso principal propósito é formar pesquisadores e profissionais que sejam referência em sua área.

LOCALIZAÇÃO

(43) 99191-3941

Av. Tiradentes, 501 - 13º Andar - Jardim Shangri-Lá A, Londrina - PR, 86070-545

contato@institutoespe.com.br

SEJA UM MEMBRO!

Assine nossa newsletter e receba conteúdos semanais de psicanálise!

© 2019 por Instituto de Ensino Superior em Psicologia e Educação

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
bottom of page