![]() |
---|
Sobre o evento
Muito temos nos perguntado se haveria uma nova ordem psíquica imperando no século XXI, em contraste com a época do surgimento da psicanálise. Freud nos apresenta um modelo civilizatório pautado na “normalidade” neurótica, constituída diante da Lei e da interdição. O mal-estar, o incômodo (Unbehagen), surgiria da impossibilidade de satisfazer, ao mesmo tempo, a moral e o desejo. O sofrimento se dava diante do impossível, posto que proibido.
Sem dúvida, muito mudou em nossos tempos. Já não se trata, principalmente, do refreamento diante do que é proibido. Sofremos, hoje, diante do que não conseguimos fazer — não por um impedimento da Lei, mas por uma insuficiência frente à exigência de performance. No lugar do não poder no sentido de may, emerge a angústia do não conseguir no sentido de can: não conseguir ser suficientemente fálico, popular, belo, rico, bem-sucedido etc.
Faça sua inscrição gratuitamente e participe de nossa aula aberta "A Psicanálise e o Mal-estar na Sociedade da Performance".

Sobre o tema
Nesta aula aberta, o psicanalista Dr. Pedro Heliodoro discutirá as transformações do sofrimento psíquico em nosso tempo e os impasses que isso impõe à clínica contemporânea.
Se inscreva e participe dessa aula aberta "A Psicanálise e o Mal-estar na Sociedade da Performance".
.png)
como assistir?
Essa aula aberta ao público será transmitida ao vivo no dia 28/08/2025 às 19:30 no canal do Youtube do Instituto ESPE!
Inscreva-se gratuitamente para receber todas as informações e participe ao vivo com o psicanalista Pedro Heliodoro

quem é Pedro Heliodoro?
Psicanalista. Doutor em Psicanálise e Psicopatologia pela École Doctorale Recherches en Psychanalyse da Université Paris VII. Doutor em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Realizou seu pós-doutorado em Estudos da Tradução - UFS. Coordena a coleção "Obras Incompletas de Sigmund Freud" (Ed. Autêntica).
.png)