top of page
HEADER (4)

Sobre o evento

O ato do diagnóstico não é exclusivo da psicanálise, pelo contrário. O diagnóstico também é anterior tanto à psicanálise quanto à psiquiatria ou neurologia. Entretanto a psicanálise o utiliza de um modo específico de diagnosticar ao se interessar mais pelo singular do sujeito que pelo conjunto dos seus sintomas. Se interessa mais pela relação desse sujeito com a linguagem, com o mundo, com seus afetos e com seus objetos que pela nomeação de um diagnóstico.

​Faça sua inscrição gratuitamente e participe de nossa aula sobre a Psicanálise e a Clínica do Autismo com Renata Wirthmann.

TEMA (2).png

Sobre o tema

Os efeitos de não diagnosticar, não só o autismo, mas também a psicose por exemplo, implicam certamente a infância, e, também, o futuro do sujeito, pois estes podem comprometer o desenvolvimento de uma criança e sua inserção social. 

É importante lembrar que não há clínica sem diagnóstico e é a partir deste que o percurso do tratamento irá se estabelecer. Eis o que pretendemos falar em nossa aula aberta, sobre o funcionamento da prática clínica da psicanálise com o autismo. 

FOTO DOCENTE_TEMA (1).png

como assistir?

Essa aula aberta ao público será transmitida ao vivo no dia 20/01/2025 às 19:00 no canal do Youtube do Instituto ESPE!

Inscreva-se gratuitamente para receber todas as informações e participe ao vivo com a psicanalista Renata Wirthmann. 

HEADER.png

quem é RENATA WIRTHMANN?

Psicanalista, escritora e professora associada do curso de Psicologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Possui pós-doutorado em Teoria Psicanalítica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutorado em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (UnB) e mestrado em Psicologia pela UnB. Graduação em Psicologia pela PUC-GO.

DOCENTE (1).png
bottom of page