Este curso apresentará os conceitos basilares da teoria psicanalítica, ao mesmo tempo em que visa expor as concepções essenciais que sustentam a formação e a prática clínica, oferecendo uma melhor compreensão da psicanálise e sua prática nos dias atuais.
Vivemos um tempo de constantes assédios e demandas por uma formação relâmpago, atualmente as pessoas que desejam exercer o ofício da psicanálise podem ter sérias dificuldades em saber se os cursos e as propostas de formação estão de fato de acordo com os princípios éticos da psicanálise, portanto, preparamos nosso curso visando não somente uma melhor compreensão da teoria psicanalítica e dos conceitos que fundamentam a clínica, mas que também auxiliará na escolha de instituições ou Escolas para a formação do aluno.
Os alunos terão aulas com psicanalistas renomados no Brasil e no mundo que primam pela psicanálise e sua ética, com todo rigor teórico que exige a transmissão.
O tema será abordado em seis encontros transmitidos ao vivo, oferecendo aos inscritos a oportunidade de participar ativamente dos debates com os docentes. Além disso, todos os encontros serão gravados e disponibilizados para acesso posterior."
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As aulas vão acontecer ao vivo e serão ministradas pelos docentes da Pós-graduação em Fundamentos da Psicanálise: Teoria e Clínica. Inscreva-se gratuitamente e tenha acesso ao conteúdo.
Ao final do evento enviaremos um certificado de conclusão de 12 horas/aula para os inscritos que participaram do curso. Confira o conteúdo programático abaixo!
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Disponível gravado
Freud e a descoberta do inconsciente
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O que é o inconsciente, qual sua relação com aquilo que nos determina enquanto sujeitos? Qual a diferença do inconsciente freudiano para os outros inconscientes, como os da medicina, da filosofia e da psicologia? Por que o inconsciente freudiano ainda hoje?
Disponível Gravado
A regra fundamental e a clínica Freudiana
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Falar que associar livremente é falar qualquer coisa que vem à cabeça é um equívoco. Embora muito difundido na tradição psicanalítica, esta recomendação de Freud não é a associação livre de ideias propriamente dita. Então, o que seria a regra fundamental e como por em prática para fazer com que o tratamento psicanalítico ocorra?
Disponível gravado
O sujeito e o inconsciente para Lacan
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Existem muitas leituras possíveis dos textos de Freud para pensarmos o inconsciente, mas Lacan, ao assentar o inconsciente freudiano a partir da teoria da linguística e do estruturalismo nos permite pensar não apenas o inconsciente estruturado como uma linguagem mas, a partir daí, principalmente o sujeito com o qual operamos como produto de um discurso. Quais as implicações desta orientação de Lacan na clínica contemporânea?
Disponível gravado
Psicopatologia, diagnóstico e tratamento
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Para trabalhar com qualquer tratamento é necessário fazer um diagnóstico. Para que tenhamos um diagnóstico é preciso uma psicopatologia que oriente nossa escuta para sabermos do que se trata e o que tratar. Nesta aula, vamos pensar sobre a psicopatologia psicanalítica a partir da compreensão de que a estrutura não é sinônimo de adoecimento. Partindo deste pressuposto, qual a função do diagnóstico em psicanálise e por que devemos utilizá-lo na clínica?
Disponível gravado
O mal estar social e a clínica contemporânea
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Pensar a psicanálise em qualquer tempo é pensar na possibilidade de localizar o mal estar de cada momento histórico e poder produzir um trabalho que dê conta disso, sem, no entanto, anulá-lo. Dar conta do mal-estar não se trata de curar alguém disso mas, mesmo com isso, trabalhar em prol do sujeito.
Disponível gravado
Contribuições de Lacan à formação do analista
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O que é uma Escola de psicanálise e qual sua importância na formação dos analistas em nosso tempo? Trabalhar com a formação é estar sempre em movimento, um movimento que nos permite dizer que, embora os encontros com o analista tenham um fim, a análise continua produzindo efeitos para além destes encontros. A partir deste pensamento, vamos trabalhar para pensarmos o que é a formação e como se produz um analista em nosso tempo.
SOBRE OS DOCENTES PARTICIPANTES
Tiago Ravanello
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Psicanalista;
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Pós-Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica do IP (USP)
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Doutor e Mestre em Teoria Psicanalítica pela UFRJ;
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Parte do doutorado no Centre de Sciences du Langage da Université de Paris - X - Nanterre.
Marco Leite
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Psicanalista;
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Doutorando em Psicanálise, saúde e subjetividade pela UVA-RJ;
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Mestre em psicologia pela UEM;
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Graduado em Psicologia pela UEL;
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Coordenador geral e docente da pós-graduação em Fundamentos da Psicanálise do Instituto ESPE.
Fernanda Samico
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Psicanalista;
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Doutora em Psicanálise pela UERJ;
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Mestre em Psicanálise pela UERJ;
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Graduada em Psicologia pela UFJF;
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Membro do Núcleo Vassouras do Corpo Freudiano, Escola de Psicanálise.
Richard Couto
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Psicanalista;
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Doutorado em Psicanálise pela UERJ;
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Mestrado em Psicanálise pela UERJ;
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Graduado em Psicologia pela UFAM.
Pedro Heliodoro Tavares
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Psicanalista;
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Doutor em Psicanálise e Psicopatologia pela École Doctorale Recherches en Psychanalyse da Université Paris VII
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Doutor em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina
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Realizou seu pós-doutorado em Estudos da Tradução - UFS.
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Coordena a coleção "Obras Incompletas de Sigmund Freud" (Ed. Autêntica).
Marco Antonio Coutinho Jorge
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Psicanalista e Médico psiquiatra;
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Doutor em Comunicação e Cultura;
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Fundador do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise Seção Rio de Janeiro;
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Membro da Sociedade Internacional de História da Psiquiatria e da Psicanálise (Paris).