top of page
Header (1).png

SOBRE O CURSO​

A Psicanálise é, fundamentalmente, uma práxis. Ao longo de seu ensino, Jacques Lacan sustentou um rigoroso "retorno a Freud", lembrando-nos de que o compromisso do psicanalista é estar em condições de discernir, em seu fazer clínico, a subjetividade do seu próprio tempo — com seus novos modos de amar, sofrer, enlutar e desejar.
 

Em nosso cenário atual, marcado por transformações aceleradas no laço social, novas tecnologias, redes sociais e distintas modalidades de sofrimento, a clínica psicanalítica é permanentemente desafiada. No entanto, sua fundamentação teórica, sua ética e a condução do tratamento em nada se assemelham aos modelos terapêuticos padronizados.
 

Se você tem interesse em compreender a atualidade da Clínica Lacaniana e como recorrer às balizas de seu ensino para uma prática inventiva frente às complexidades contemporâneas, inscreva-se gratuitamente e acompanhe esta série de encontros ao vivo.
Uma oportunidade única para debater os impasses do corpo, das psicoses e da técnica analítica na atualidade.

INSCREVA-SE E PARTICIPE!

As aulas vão acontecer ao vivo e serão ministradas pelos docentes da Pós-graduação do Instituto ESPE
Inscreva-se gratuitamente e tenha acesso ao conteúdo. 

Ao final do evento, os inscritos que participaram do curso receberão um certificado de conclusão de 08 horas/aula. Confira o conteúdo programático abaixo!

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Acompanhe ao vivo | Dia 22 de agosto das 10h às 11:30h

As Psicoses e a Clínica Lacaniana

Em uma época marcada pela rápida rotulação diagnóstica e pelo enquadramento do sofrimento psíquico em manuais rígidos, a psicanálise lacaniana reafirma a especificidade da estrutura psicótica e o rigor do seu manejo. Longe de reduzir o sujeito à sua sintomatologia ou tentar adaptá-lo a uma norma, a prática lacaniana aposta no valor da palavra, nos caminhos da amarração e na invenção singular como resposta ao desencadeamento.
 

Diante desse cenário, torna-se fundamental perguntar: como os operadores conceituais de Lacan nos ajudam a escutar as psicoses na contemporaneidade? De que maneira o psicanalista pode intervir e sustentá-la na clínica atual sem recorrer a soluções padronizadas?

Acompanhe ao vivo | Dia 29 de agosto das 10h às 11:30h

A Atualidade do Corpo na Clínica Lacaniana

Em uma cultura atravessada pela hiperexposição, pelo culto à imagem e pelas crescentes manifestações somáticas do mal-estar, o corpo tornou-se um dos principais palcos do sofrimento contemporâneo. Diferente das abordagens que o tomam apenas como um organismo biológico ou um objeto a ser corrigido, a psicanálise lacaniana entende o corpo como algo enlaçado pela linguagem, marcado pelo gozo e pela dimensão do afeto.
 

Diante desse cenário, torna-se fundamental perguntar: quais os efeitos das novas cartografias e tecnologias sobre a dimensão do corpo? Como a clínica lacaniana escuta os sintomas corporais contemporâneos quando a palavra parece falhar e o corpo passa a falar por si?

Acompanhe ao vivo | Dia 5 de setmbro das 10h às 11:30h

Haveria uma Ténica Lacaniana?

Em um tempo em que se multiplicam protocolos terapêuticos e manuais de "passo a passo" para o tratamento do sofrimento humano, a psicanálise lacaniana se destaca por recusar a ideia de uma técnica rígida e padronizada. Sustentada no rigor da ética do desejo e na singularidade de cada análise, a orientação de Lacan nos convoca a pensar a direção do tratamento a partir da invenção e do ato analítico.
 

Diante desse cenário, torna-se fundamental perguntar: é possível falar em uma "técnica" lacaniana sem cair na mera aplicação de regras? Como articular transferência, corte e manejo do tempo para manter a clínica inventiva e à altura dos desafios do nosso tempo?

SOBRE OS DOCENTES PARTICIPANTES

WhatsApp Image 2026-08-11 at 11.33_edite

Alexandre Simões

Psicanalista. Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), com Mestrado (1997) e Doutorado (2002) em Filosofia, ambos na linha de pesquisa dedicada à Teoria Psicanalítica (UFMG). Coordenador da Especialização em Clínica Psicanalítica Lacaniana do Instituto ESPE e Fundamentos da Psicanálise (ESPE/Belo Horizonte). Conferencista e autor de diversos livros e artigos no campo psicanalítico. Dedica suas investigações sobre Subjetividade e Contemporaneidade, novas modalidades de subjetivação e tecnologias, Clínica Borromeana e a inventividade analítica. É criador do canal "Alexandre Simões psicanalista", voltado para a transmissão de temas relacionados à Psicanálise para um público especializado no Youtube. Conferencista do Museu Freud (Londres). Criador do documentário “Freud, a Psicanálise e Nós”, lançado em maio de 2026. Atua cotidianamente com atendimentos e supervisões em sua Clínica de modo presencial e online.

WhatsApp Image 2025-05-07 at 17.30_edite

Gesianni Gonçalves

Psicanalista/Psicóloga. Pós-Doutora em Intervenções Clínicas e Sociais (PUC Minas), Doutora em Estudos Psicanalíticos (UFMG), Mestre em Psicologia (PUC Minas). Professora Titular de Psicopatologia e Saúde Coletiva da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Autora dos livros Corpo e Clínica Psicanalítica: Teoria e Prática (2022); Psicanálise e psicopatologia (2019). Docente das pós-graduações do Instituto Espe. Atua na clínica psicanalítica com atendimentos e supervisões de modo presencial e online.

WhatsApp Image 2026-08-11 at 11.32_edite

Gabriela Moura

Psicanalista, professora e supervisora clínica. Fez doutorado em Linguística e mestrado em Psicologia, na UFAL. É graduada em Psicologia pela UFPB. Atualmente, leciona em cursos de pós-graduação e já foi docente dos cursos de Psicologia da antiga Unit - AL (professora adjunta), da UFAL (professora substituta) e da antiga Favip, em Caruaru (PE). Dedica seu tempo de trabalho à clínica psicanalítica e aos estudos com colegas do Coletivo Ciranda de Psicanálise. Coordena um grupo de investigação sobre “Transferência e fim de análise”. É anfitriã do podcast Heresia Psicanalítica. Sua última invenção é o projeto “De frente com Gabi” no YouTube, que estreou com a temporada “Mulheres na Psicanálise”.

SOBRE NÓS

O ESPE é uma Instituição de Ensino Superior dedicada ao Ensino e à Pesquisa da Psicanálise no Brasil. Com docentes extremamente capacitados, nosso principal propósito é capacitar pesquisadores e profissionais que sejam referência em sua área.

LOCALIZAÇÃO

(16) 9.9748-9388
 

R. Cap. Adélmio Norberto da Silva, 786 - Alto da Boa Vista, Ribeirão Preto - SP, 14025-670

contato@institutoespe.com.br

SEJA UM MEMBRO!

Assine e receba conteúdos de psicanálise!

© 2026 por Instituto de Ensino Superior em Psicologia e Educação

  • TikTok
  • Grey Instagram Icon
  • Youtube
  • Grey Facebook Icon
bottom of page