
SOBRE O CURSO
Nesta série de aulas abertas, você conhecerá os principais fundamentos da clínica psicanalítica com crianças e adolescentes e compreenderá por que essa é uma das áreas mais desafiadoras e necessárias da prática contemporânea.
Ao longo dos encontros, serão abordados temas como a constituição do sujeito na infância e na adolescência, a diferença entre queixa, demanda e sintoma, os desafios do diagnóstico, os efeitos da medicalização, o lugar da família, da escola e das instituições, além das transformações que marcam o sofrimento psíquico na atualidade.
Também serão discutidos aspectos fundamentais da prática clínica, como o brincar, o desenho e a linguagem como recursos de escuta, as entrevistas preliminares, a direção do tratamento, o manejo da transferência, as questões relacionadas ao corpo, à sexualidade, às redes sociais, ao autismo, às psicoses infantis e aos impasses próprios da adolescência.
Ao final da série, os participantes conhecerão a proposta da pós-graduação em Psicanálise com Crianças e Adolescentes: Teoria e Clínica, compreendendo sua estrutura, seus diferenciais e a forma como articula sólida formação teórica com a prática clínica.
INSCREVA-SE E PARTICIPE!
As aulas vão acontecer ao vivo e serão ministradas pelos docentes da Pós-graduação em Psicanálise com Crianças e Adolescentes: Teoria e Clínica. Inscreva-se gratuitamente e tenha acesso ao conteúdo.
Ao final do evento, os inscritos que participaram do curso receberão um certificado de conclusão de 08 horas/aula. Confira o conteúdo programático abaixo!
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Acompanhe ao vivo | Dia 04 de agosto às 19h30
Psicanálise e sofrimento psíquico na infância
Este primeiro encontro aborda um dos grandes impasses contemporâneos da clínica com crianças: a pressa diagnóstica e a tendência a transformar manifestações de sofrimento em categorias fechadas, muitas vezes acompanhadas de medicalização precoce e encaminhamentos padronizados.
Discutiremos quando uma dificuldade infantil pode ser lida como sintoma e de que modo a psicanálise diferencia sofrimento psíquico, impasses do desenvolvimento, respostas ao ambiente, inibições, angústias, dificuldades escolares, agressividade, agitação e manifestações corporais.
Acompanhe ao vivo | Dia 11 de agosto às 19h30
Autismo e psicose na infância: o que a psicanálise propõe?
Neste segundo encontro, discutiremos as contribuições da psicanálise para a clínica do autismo e das psicoses na infância, considerando os impasses diagnósticos, os modos singulares de relação com a linguagem, com o corpo, com o Outro e com os objetos.
A aula pretende situar a diferença entre autismo e psicose na clínica infantil a partir da constatação de que a psicanálise se interessa pelas invenções singulares da criança, por suas formas de defesa, por seus modos de enlaçamento e pelas soluções que ela constrói para se situar no campo da linguagem. Serão abordados o manejo clínico, o lugar dos pais, a relação com a escola, o trabalho em equipe e os desafios éticos colocados pelas práticas interdisciplinares.
Acompanhe ao vivo | Dia 17 de agosto às 19h30
Psicanálise Lacaniana e a Escuta da Infância
Este terceiro encontro será dedicado à adolescência como tempo lógico de reorganização subjetiva, no qual se recolocam as questões do corpo, da sexualidade, da imagem, da separação, dos ideais, dos laços familiares e sociais.
Discutiremos os impasses contemporâneos que atravessam a adolescência: urgência, angústia, inibição, isolamento, passagem ao ato, sofrimento escolar, uso intenso das redes sociais, relação com a imagem, conflitos familiares e dificuldades de simbolizar as transformações do corpo.
Acompanhe ao vivo | Dia 25 de agosto às 19h30
Psicanálise lacaniana e a escuta da infância
A clínica psicanalítica com crianças convoca o analista a se encontrar, de modo muito vivo e dinâmico, com a subjetividade de seu tempo. Assistimos uma infância intensamente e rapidamente atravessada por transformações da cultura, configurações familiares, exigências escolares, novas tecnologias, redes sociais, algoritmos e, claro, pelo crescimento dos diagnósticos e ampliação da medicalização.
Diante desses impasses, torna-se fundamental perguntar: qual a importância da clínica psicanalítica lacaniana com crianças hoje? Como sustentar uma clínica que considere a singularidade do sujeito em tempos nos quais há uma tendência crescente à padronização, à adaptação e ao adestramento da infância?
SOBRE OS DOCENTES PARTICIPANTES

Renata Wirthmann
Psicanalista, escritora e professora associada do curso de Psicologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Possui pós-doutorado em Teoria Psicanalítica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutorado em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (UnB) e mestrado em Psicologia pela UnB. Graduação em Psicologia pela PUC-GO. Fundadora da Travessia Psicanalítica. Coordenadora geral da pós-graduação de psicanálise com crianças e adolescentes e da pós graduação de autismo e psicanálise do ESPE.

Ane Patti
Psicanalista, escritora, pesquisadora com doutorado e mestrado em Psicologia e Educação pela Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Atua como coordenadora e professora do curso de Psicologia da Escola Superior de Pesquisa e Desenvolvimento de Ribeirão Preto (ESPD). É também coordenadora local das pós-graduações em Fundamentos da Psicanálise (Ribeirão Preto) e em Psicanálise com Crianças e Adolescentes (São Paulo), ambas pelo Instituto ESPE. Suas principais linhas de pesquisa envolvem os estudos psicanalíticos sobre a infância e a constituição psíquica, Análise do Discurso, Arte, Cultura e contemporaneidade

Heloene Ferreira
-
Psicanalista. Coordenadora das Pós-graduações Fundamentos da Psicanálise e Psicanálise com crianças e adolescentes do Instituto ESPE no Rio de Janeiro. Professora adjunta da Univerdade do Estado do Rio de Janeiro no Departamento de Psicanálise. Preceptora da Residência no Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente (HUPE/UERJ/NESA). Doutora e mestre em Psicanálise pela UERJ. Especialista em Psicologia Clínica Institucional modalidade Residência Hospitalar HUPE/UERJ. Professora do Instituto de Educação Médica IDOMED/UNESA.

Jana Walter
-
Psicanalista. Especialista em Medicina e Psicanálise com Bebês- FBUNI; Psicanálise com Crianças, SEDES SAPIENTIAE, São Paulo e Teoria Psicanalítica, PUC São Paulo. Master em Gestão e Empreendedorismo Social. Mentora e editora-chefe da Revista Crianças. Membro da Rede-Bebê – São Paulo. Graduada em Psicologia e Jornalismo.