
Este curso se propõe a abordar, em especial, quatro temas de grande relevância na clínica psicanalítica atual, voltados para a psicopatologia em crianças e adolescentes, a partir da perspectiva lacaniana: A medicalização na Infância e na Adolescência, a atualidade da Clínica nos autismos, o tratamento e a escolarização de crianças e adolescentes diagnosticados com TEA e condução do tratamento e o lugar dos pais na clínica com adolescentes.
Além da abordagem realizada por cada docente, o curso irá proporcionar momentos de trocas que poderão auxiliar no manejo de casos no campo da saúde mental infanto juvenil, destacando particularidades da sintomatologia e dos diagnósticos estruturais por meio da subjetividade dos sujeitos, além de apontar intervenções singulares em relação ao sofrimento psíquico dos sujeitos a partir da abordagem realizada.
Trabalharemos o tema a partir de quatro encontros imperdíveis. Inscreva-se gratuitamente e participe!
INSCREVA-SE E PARTICIPE!
As aulas serão transmitidas ao vivo nos dias 09 e 23 de julho, e 13 e 19 de agosto pelos docentes de nosso programa de Pós-graduação em Psicopatologia da infância e adolescência
Inscreva-se gratuitamente e tenha acesso ao conteúdo.
Ao final do evento enviaremos um certificado de conclusão de 06 horas/aula para os inscritos que participaram do curso.
Confira o conteúdo programático abaixo!
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Psicanálise, Patologização e Medicalização na Infância e Adolescência
A aula propõe uma reflexão sobre os efeitos da patologização e da medicalização na infância e adolescência, considerando as contribuições da psicanálise para compreender essas questões no campo da saúde mental. Serão discutidas as implicações dessas práticas e suas relações com o modo de abordar o sofrimento psíquico na clínica contemporânea.

Psicanálise e atualidades da clínica nos Autismos
Exploraremos questões atuais relacionadas à clínica dos autismos, considerando os aportes da psicanálise para a escuta e o manejo clínico. Serão discutidos aspectos teóricos e clínicos que contribuem para pensar a singularidade das manifestações autísticas e suas implicações no tratamento.

Psicanálise, Escolarização e Tratamento com Crianças e Adolescentes com TEA
A aula propõe reflexões sobre os desafios do tratamento e da escolarização de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a partir da escuta psicanalítica. Serão abordadas questões clínicas e institucionais que atravessam o percurso escolar e terapêutico desses sujeitos, considerando a importância de intervenções que respeitem sua singularidade.

Psicanálise e Ato na Adolescência: Passagem ao Ato e Acting Out.
Trabalharemos nesta aula dois conceitos fundamentais na teoria lacaniana - a passagem ao ato e o acting out - articulando-os à adolescência. Desta forma, a famosa “tendência a agir” dos adolescentes diante dos impasses provocados pela entrada na puberdade pode ser reelaborada a partir da relação do sujeito com o Outro da linguagem e com seu corpo próprio, dando tratamento aos seus atos pela via da palavra e da presença do analista, que não trata o sintomático como algo a ser corrigido com frases feitas e coaching emocional.
SOBRE OS DOCENTES PARTICIPANTES

Oscar Cirino
-
Psicanalista.
-
Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais.
-
Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais e Psicologia pela PUC-MG.
-
Autor dos livros "Psicanálise e Psiquiatria com Crianças- desenvolvimento ou estrutura" e Psicanálise, drogadição e atenção psicossocial".

Marise Bastos
-
Psicanalista.
-
Doutora e Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) com menção honrosa do Prêmio Capes na área de Psicologia.
-
Graduação em Psicologia pela mesma universidade. Editora executiva da Revista Estilos da Clínica - Revista sobre a Infância com Problemas (IPUSP/FeUSP).

Carla Capanema
-
Psicanalista.
-
Mestre e Doutora em Psicologia, na área de Investigações Clínicas em Psicanálise (UFMG), com período de Estudos Aprofundados na Université Paris VIII (França).
-
Pós-Doutora em Conceitos Fundamentais em Psicanálise (UFMG), com estágio no Hôpital de Jour Clos Bénard – Unité “adolescents” (Aubervillier s– França/2020).
-
Professora convidada de cursos de pós-graduação, especialização e extensão.

Juliana Mori
-
Fonoaudióloga graduada pela UNESP (2002);
-
Pós-graduada em Psiquiatria Infantil pela Faculdade de Medicina da USP.
-
Pós-graduada em Clínica Interdisciplinar na Primeira Infância pela PUC-SP.
-
Mestre em Fonoaudiologia pela PUC-SP (2011).
-
Doutoranda em Fonoaudiologia pela PUC-SP;