Sobre o CURSO
Neste curso faremos uma análise dos principais casos clínicos de Freud, enquanto aprenderemos sobre as possibilidades da sua montagem, enfatizando um debate com os desafios da clínica contemporânea.
Exploraremos os principais casos clínicos de Freud, buscando refletir sobre como foram criados, publicados e analisados. Ao longo dos encontros, serão discutidos aspectos como a passagem da oralidade da clínica para a escrita do caso, as marcas que essa escrita carrega — como sua dimensão ficcional, suas aproximações com a literatura e com a montagem cinematográfica —, além das contribuições dos exercícios lógicos propostos por Lacan para pensar a construção e a leitura dos casos. Também será considerado como os elementos sociais de cada época atravessam a subjetividade e marcam a maneira como os casos se apresentam.
Faça sua inscrição e participe deste curso com a psicanalista Juliana Portilho, Mestre e Doutora em filosofia e Pós-doutorado em Psicologia clínica (IP-USP).

interaja ao vivo
Aulas ao vivo com interação real com a psicanalista Juliana Portilho

PORTAL DE ENSINO
Os inscritos terão acesso ao exclusivo portal de ensino do Instituto ESPE

CERTIFICADO
Certificado de conclusão de 8 horas/aula para os alunos que participarem do curso

metodologia
As aulas serão conduzidas de forma online e ao vivo, utilizando a plataforma Zoom, nos dias 14, 21, 28 de agosto e 04 de setembro, das 19:00 às 21:00.
As aulas ficarão gravadas e disponíveis em nosso portal de ensino. Os alunos matriculados terão acesso ao portal por 90 dias após a conclusão do curso. A plataforma conta com centenas de cursos, aulas e lives extras disponíveis, contabilizando mais de 300 horas/aula de conteúdo, além de diversas ferramentas de interação com os docentes e alunos matriculados.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Aula 1: O Caso Dora: a importância dos sonhos e da transferência
-
Aula 2: O Caso do homem dos ratos: o estatuto ficcional da construção e a formalização de um caso de neurose obsessiva
-
Aula 3: O caso do pequeno Hans: as crianças e a psicanálise
-
Aula 4: O caso do homem dos lobos: diagnóstico, sintoma e estrutura

quem é Juliana Portilho?
Psicóloga, Psicanalista, Pesquisadora e Professora. Mestrado e Doutorado (FFLCH-USP) em Filosofia e Pós-doutorado em Psicologia clínica (IP-USP). Atua na clínica psicanalítica (freudiana e lacaniana), em suas diferentes possibilidades de intervenção, e no ensino, pesquisa e produção de textos nas áreas da psicanálise, estética, ética e teoria crítica.
.png)