top of page
Pós-graduação em Psicanálise

ESTUDE COM OS GRANDES NOMES DA PSICANÁLISE

FUNDAMENTOS DA PSICANÁLISE: TEORIA E CLÍNICA

BRASÍLIA - DF

Nosso programa foi concebido para proporcionar aos alunos, desde as primeiras aulas, uma visão geral e ampla do que é a Psicanálise. Partindo de um retorno às descobertas freudianas e indo ao encontro dos avanços propostos por Jacques Lacan, nosso curso não se propõe apenas a uma apresentação da teoria psicanalítica, mas a uma articulação com a prática clínica e com a formação do analista.  

  

Nosso corpo docente, extremamente preparado e com extenso conhecimento teórico e prática clínica, é um diferencial importante frente a outros cursos de pós-graduação em todo o território nacional. Os alunos terão aulas com psicanalistas renomados no Brasil e no mundo que primam pela psicanálise e sua ética, com todo rigor teórico que exige a transmissão da psicanálise, sem deixar de cuidar com muita atenção do percurso de cada aluno, convidando os alunos a falarem, a exporem suas dúvidas e a dizerem, quando sentirem-se a vontade para tal, da sua própria experiência com a teoria, com sua clínica e com sua formação. 

 

A psicanálise, como uma práxis, não deve ser pensada apenas como uma teoria, pois perde aquilo de mais essencial que a caracteriza e justifica sua existência: a experiência singular da análise pessoal. Desta forma, a teoria segue a análise de cada um e a análise de cada um delineia um estilo único. É a partir da experiência de cada um que se pode transmitir, afinal, o que é psicanálise. 

BANNER-SITE---DOCENTES12.jpg

DOCENTES

Corpo docente extremamente capacitado com ampla experiência na prática clínica!

BANNER-SITE---CERTIFICADO-2.jpg

CERTIFICADO

Certificado emitido pela UniFil, uma das melhores Universidades Privadas do Paraná!

Banner-Portal-de-Ensino.jpg

PORTAL DE ENSINO

Acesso ao maior portal de ensino e transmissão em psicanálise do Brasil!

CONCEPÇÃO DO PROGRAMA 

Tendo em vista a proposta de Freud de inserir a psicanálise nas universidades e também seu questionamento sobre as vicissitudes desta entrada, propomos nesta especialização um curso certificado por uma instituição de ensino reconhecida como uma das melhores universidades particulares do Brasil. 

Neste curso o aluno terá uma formação a nível de especialização, revisitando os escritos freudianos e a releitura proposta por Lacan. Conhecerá diferentes analistas das mais relevantes Escolas de Psicanálise de todo o mundo, como o caso da Escola Freudiana de Buenos Aires, Escola dos Fóruns do Campo Lacaniano, Escola Brasileira de Psicanálise / Associação Mundial de Psicanálise, entre outras.  

PÚBLICO ALVO 

Graduados de todos os cursos devidamente reconhecidos pelo MEC que procuram conhecer e se aprofundar na teoria psicanalítica com um corpo docente e um programa especialmente desenvolvido para transmitir a psicanálise de forma rigorosa, ética e acessível. 

OBJETIVOS GERAIS

Apresentar a Psicanálise enquanto uma teoria e uma prática clínica de escuta, acolhimento, tratamento e cura do sujeito. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Apresentar a história da psicanálise desde seu início com Freud até o avanço teórico e clínico proposto por Lacan;
 

Aprofundar-se na teoria psicanalítica em Freud e Lacan;
 

Conhecer e aprimorar a psicanálise enquanto prática clínica;
 

Apresentar aos pós-graduandos a formação em psicanálise naquilo que Lacan preconiza como uma Escola de psicanálise.

BANNER SITE - ACOMPANHAMENTO_edited_edited.jpg

ACOMPANHAMENTO

Acompanhamento pedagógico com o coordenador do curso e equipe do Instituto ESPE!

BANNER-SITE---ESPECAST.jpg

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Acesso a diversos seminários e aulas, nacionais e internacionais, com certificação de extensão universitária! 

BANNER-SITE---MÓDULO-DE-AMBIENTAÇÃO.jpg

MÓDULO DE AMBIENTAÇÃO

Diferencial exclusivo do Instituto ESPE. Inicie seus estudos antes do período letivo da especialização!

A PÓS-GRADUAÇÃO

O curso será ministrado pelo Instituto de Ensino Superior em Psicologia e Educação (ESPE) e certificado pelo Centro Universitário Filadélfia (UniFil), uma das melhores Universidades Privadas do Paraná, com conceito máximo (5) no MEC para oferta de cursos à distância e conceito 4 no MEC para a oferta de cursos presenciais.

METODOLOGIA DE ENSINO

Aulas expositivas presenciais com discussões teóricas e apresentações de casos clínicos. O curso está organizado de forma a problematizar questões concernentes à prática da clínica psicanalítica. As exposições teóricas devem responder às dificuldades contemporâneas do atendimento psicanalítico. Mesmo as aulas de epistemologia, nas quais são esperadas discussões mais aprofundadas a nível filosófico, estão traçadas para orientar o pós-graduando na compreensão de seu objeto de estudo que é o sujeito do inconsciente, sua escuta e as intervenções no campo da clínica.

Além das aulas presenciais, os alunos também participarão da disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica aplicada em psicanálise, de maneira online e concomitante com o período letivo da especialização, onde os alunos realizarão leituras de importantes textos e serão avaliados, orientados e supervisionados a partir da escrita de seus textos!

FREQUÊNCIA

As aulas presenciais serão realizadas em Brasília (DF), no Lets Idea Brasília Hotel SHN Q 5 Bloco B - Asa Norte, em média uma vez por mês, às sextas-feiras das 19:00 às 22:30 e aos sábados das 08:30 às 12:30 e das 13:30 às 17:30. 

PERÍODO LETIVO

As aulas terão início no mês de maio/2024. Os interessados já podem realizar a matrícula e aguardarem serem notificados. Após a efetivação da matrícula, o aluno já poderá iniciar seus estudos através do Módulo de ambientação.

O Instituto ESPE possui um grande diferencial chamado de Módulo de Ambientação. Este módulo foi criado para que os(as) alunos(as) iniciem seus estudos antes do período letivo da especialização e entrem alinhados com os conteúdos teóricos da Psicanálise. Assim, ao iniciar o período letivo, a partir dessa base teórica, os alunos e alunas terão mais possibilidades de discutir e realizar trocas com os professores e professoras do instituto. Dessa forma, os alunos e alunas que se matricularem já poderão iniciar seus estudos com a instituição logo após a efetivação de sua matrícula. 

A função do Módulo é abranger os conceitos gerais da Psicanálise, estimular a pesquisa e escrita pré-período letivo para aproximá-los da teoria e do espaço de interlocução clínica. O(A) aluno(a) terá acesso a 40 horas/aulas sobre os conceitos fundamentais e a formação do analista, antes do início de suas aulas.

BANNER-SITE---FEEDBACK (1).jpg

O Instituto ESPE possui mais de 2500 alunos em cursos de especialização, sendo a maior instituição de ensino superior dedicada ao ensino e à pesquisa da psicanálise no Brasil. Somos avaliados com nota máxima no Google, são mais de 200 comentários positivos disponíveis de alunos e ex-alunos. Estude com quem é referência!

Instituto ESPE

BANNER-SITE---FEEDBACK (1).jpg

"O ESPE tem sido algo que foge de todas as minhas expectativas, na transmissão da Psicanálise, na dinâmica de interação com todos aqueles que apreciam a mesma, no compromisso do corpo de colaboradores da instituição, o que inclui necessariamente "pessoas vivas " que respondem outras também vivas sem automatismos, algo tão comum atualmente."

André Souza

BANNER-SITE---FEEDBACK (1).jpg

"O ESPE trouxe um novo significado para a transmissão da psicanálise e tem sido uma experiência transformadora. O nível dos professores, a organização e o excelente conteúdo dos cursos tem sido um grande motivador para mim. Sou uma grande admiradora do trabalho e procuro aproveitar ao máximo os conteúdos."

Joseli Maria

BANNER-SITE---FEEDBACK (1).jpg

"Experiência muitíssimo válida. O cuidado da instituição com os alunos é marcante. Além de um atendimento excelente da equipe de apoio, sempre nos são disponibilizadas as aulas introdutórias de cursos paralelos ao nosso. As intervenções e aulas extras dos professores foram excepcionais!"

Ana Maria Guerra

ESTUDE COM OS MAIORES NOMES DA PSICANÁLISE!

Âncora 1

CONFIRA AS DISCIPLINAS

Confira nosso calendário letivo e preencha sua inscrição para entrar em nossa lista de espera!

NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE

As vagas para nossa turma de 2024 já encontram-se esgotadas. Inscreva-se para nossa lista de espera!

INVESTIMENTO

O investimento é de R$ 150,00 + 24 parcelas de R$ 600,00. Confira nossas condições de parcelamento!

VALOR PROMOCIONAL

CORPO DOCENTE

Sandra Francesca.jpg

Sandra Francesca

Psicanalista e Pesquisadora. Doutora em Ciências da Educação (Psicologia) e Diplomada em Psicologia Escolar pela Université René Descartes, Paris V, Sorbonne. Psicanalista. Membro-Analista Fundador do Percurso Psicanalítico de Brasília. Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

Ana Suy Sesarino Kuss

Ana Suy Sesarino

Daniela Scheinkman Prof.jpg

Daniela Chatelard

Psicanalista e pesquisadora. Doutorado e Mestrado em Filosofia pela Université de Paris VIII. Pós-doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorado na Universidade de Tel-Aviv, Israel. Pós-doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Graduada em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula. Reside em Brasília (DF).

jorge-sesarino-10.png

Jorge Sesarino

IMG_5180.jpg

Luiz Monnerat Celes

Psicanalista e pesquisador. Doutor em Psicologia Clínica (PUC-RIO). Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (Unb). Especialista em Psicologia Clínica (CFP). Realizou três pós-doutorados (UCL, Bélgica, 1996; PUC-SP, 2003; PUC-Rio, 2010). Pesquisador colaborador sênior Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura (PCL-IP-UnB).

Captura de tela 2021-08-10 000043.png

Daniel Omar Perez
(Conferencista convidado)

Psicanalista. Doutora em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela UERJ, Mestre em Psicologia pela UFPR, Especialista em Psicologia Clínica - Abordagem Psicanalítica pela PUCPR. Graduada em Psicologia. Reside em Curitiba (PR).

Psicanalista. Doutor em Sciences Psichologiques pela Université de Liège, Mestre em Antropologia Social pela UFPR, graduado em Psicologia pela PUCPR. Membro da Escuela Freudiana de Buenos Aires (EFBA). Reside em Curitiba (PR).

Psicanalista, Doutor e Mestre em Filosofia pela Unicamp, com pós-doutorado na Michigan State University nos EUA e em Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn na Alemanha. Professor e pesquisador na Unicamp. Autor de diversos livros de Filosofia e Psicanálise. 

Jéssica Caiado.jpg

Jéssica Caiado

WhatsApp Image 2023-10-11 at 09.20.39.jpeg

Juliano Lagôas

Maria Cristina Maesso.jpeg

Márcia Maesso

Psicanalista. Mestre em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília com ênfase em Psicanálise. Bacharel em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília. É Diretora do Fórum do Campo Lacaniano de Brasília, membro da Escola de Psicanálise do Fóruns do Campo Lacaniano e da Internacional dos Fóruns. Reside em Brasília (DF).

WhatsApp Image 2023-10-09 at 17.15.38.jpeg

Guilherme Henderson

Psicanalista. Doutor em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (UnB) e pela Université de Toulouse II - Le Mirail, UTM, França. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos/SP. Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de São João Del-Rei. Reside em Brasília (DF).

Marcela.jpg

Marcella Laboissière

Psicanalista e Pesquisadora. Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo com pós-doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de Brasília, Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo e Especialista em Psicanálise e Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Reside em Brasília (DF).

Ana Laura Prates.jpeg

Ana Laura Prates

Psicanalista. Doutor e Mestre em Psicologia Clínica e Cultura na Universidade de Brasília (UnB). Graduado em Psicologia pela mesma universidade, com período sanduíche na Universidad de la República - Udelar (Uruguay). Membro da Associação Lacaniana de Brasília. Reside em Brasília (DF).

Juliana Radaelli.jpg

Juliana Radaelli

Psicanalista. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Educação pela mesma universidade. Graduada em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1997). Reside em Curitiba (PR).

Luciana Salum.jpeg

Luciana Krissak Salum

Psicanalista, pesquisadora e escrita. Doutora em Psicologia Clinica pela USP. Mestre em Psicologia Clínica e Cultura pela UnB. Especialista em teorias psicanalíticas pela UnB. Pesquisadora do Latesfip-Cerrado - UnB. Autora do livro “Fragmentos sobre o que se escreve de uma psicanalise” (Iluminuras, 2016).

download (1).jfif

Patricia Leyack

Psicanalista. Analista Membro da Escuela Freudiana de Buenos Aires. Colaboradora permanente dos "Cuadernos de Sigmund Freud (EFBA)". Docente do módulo internacional da especialização. Reside em Buenos Aires (AR).

Psicanalista e Pesquisadora. Doutoranda em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Especialista em Psicologia Médica e Saúde Mental pelo Hospital Universitário Pedro Ernesto/UERJ. Membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano- FCL-BSB. Graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília. Reside em Brasília (DF).

Livia .jpeg

Lívia Campos

Psicanalista. Mestre em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (UnB). Graduada em Psicologia pela Universidade de Brasília. Coordena o grupo de Estudos "Psicanálise, Filosofia e Interseccionalidades" (INFIPSI). Reside em Brasíla (DF).

Eva Lerner

Eva Lerner

Psicanalista. Analista Membro da EFBA (Escuela Freudiana de Buenos Aires). Membro Fundadora da Reunião Lacanoamericana de Psicanálise e de Convergência, movimento lacaniano para a psicanálise freudiana. Docente do módulo internacional da especialização. Reside em Buenos Aires (AR).

Mariela Weskamp.png

Mariela Weskamp

Psicanalista. Analista Membro da Escuela Freudiana de Buenos Aires. Licenciada em Psicologia pela Universidad de Buenos Aires. Co-fundadora de "La Cosa Freudiana: espacio de lectura y transmisión del psicoanálisis". Docente do módulo internacional da especialização. Reside em Buenos Aires (AR).

Psicanalista e Pesquisadora. Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP) com pós-doutorado em Psicanálise pela UERJ. Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP). Graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Analista Membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano - FCL-SP. Reside em São Paulo (SP).

Marco leite.jpeg

Marco Leite

Psicanalista. Doutorando em Psicanálise pela UVA. Mestre em Psicologia pela UEM. Graduado em Psicologia pela UEL. Coordenador Geral das Pós-graduações em Fundamentos da Psicanálise: Teoria e Clínica pelo Instituto ESPE.

Silvia Amigo

Silvia Amigo

Psicanalista e Médica. Membro da Escuela Freudiana de Buenos Aires desde 1979. Médica pela Univerdad de Buenos Aires, especializada em Psiquiatria. Pertenceu por dez anos al Centro de Salud Mental N° 3, "el Ameghino". Docente do módulo internacional da especialização. Residente de Buenos Aires (AR).

COORDENAÇÃO

Jéssica Caiado.jpg

Jéssica Chaer Caiado

Psicanalista. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília com ênfase em Psicanálise. Bacharel em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília. É Diretora do Fórum do Campo Lacaniano de Brasília, membro da Escola de Psicanálise do Fóruns do Campo Lacaniano e da Internacional dos Fóruns. Autora do livro "Lacuna de vida em mim" pela Editora Patuá (2020). Coordenadora local da Pós-graduação em Fundamentos da Psicanálise: Teoria e Clínica de Brasília (DF). Idealizadora do projeto Café com Letra, onde realiza estudos da Psicanálise com várias intersecções.

WhatsApp Image 2022-09-27 at 10.48.11 (1).jpeg

Marco Leite

Psicanalista. Doutorando em Psicanálise pela U.V.A.-RJ. Mestre em Psicologia pela UEM. Graduado em Psicologia pela UEL. Coordenador Geral e docente das Pós-graduações em Fundamentos da Psicanálise: Teoria e Clínica pelo Instituto ESPE. Autor dos livros "Ainda há Amor?", "Queime Antes de Ler", " O que resta das cinzas", "Psicanálise nas redes" e "Psicanálise Clínica: primeiros passos" além de diversos artigos que versam sobre psicanálise, saúde mental e contemporaneidade. 

bottom of page