Sobre a pós-graduação
Nosso programa foi concebido para proporcionar aos alunos, desde as primeiras aulas, uma visão geral e ampla do que é a Psicanálise. Partindo de um retorno às descobertas freudianas e indo ao encontro dos avanços propostos por Jacques Lacan, nosso curso não se propõe apenas a uma apresentação da teoria psicanalítica, mas a uma articulação com a prática clínica e com a formação do analista.
Nosso corpo docente, extremamente preparado e com extenso conhecimento teórico e prática clínica, é um diferencial importante frente a outros cursos de pós-graduação em todo o território nacional. Os alunos terão aulas com psicanalistas renomados no Brasil e no mundo que primam pela psicanálise e sua ética, com todo rigor teórico que exige a transmissão da psicanálise, sem deixar de cuidar com muita atenção do percurso de cada aluno, convidando os alunos a falarem, a exporem suas dúvidas e a dizerem, quando sentirem-se a vontade para tal, da sua própria experiência com a teoria, com sua clínica e com sua formação.
A psicanálise, como uma práxis, não deve ser pensada apenas como uma teoria, pois perde aquilo de mais essencial que a caracteriza e justifica sua existência: a experiência singular da análise pessoal. Desta forma, a teoria segue a análise de cada um e a análise de cada um delineia um estilo único. É a partir da experiência de cada um que se pode transmitir, afinal, o que é psicanálise.

MÓDULO INTERNACIONAL
Participe ao vivo de nosso módulo internacional legendado com certificação extra!

CERTIFICADO
Certificado emitido pelo ESPE e ESPD, a maior instituição dedicada à psicanálise do Brasil!

PORTAL DE ENSINO
Acesso ao maior portal de ensino e transmissão em psicanálise do Brasil!
Graduados de todos os cursos devidamente reconhecidos pelo MEC que procuram conhecer e se aprofundar na teoria psicanalítica com um corpo docente e um programa especialmente desenvolvido para transmitir a psicanálise de forma rigorosa, ética e acessível.
OBJETIVOS GERAIS
Apresentar a Psicanálise enquanto uma teoria e uma prática clínica de escuta, acolhimento, tratamento e cura do sujeito.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Apresentar a história da psicanálise desde seu início com Freud até o avanço teórico e clínico proposto por Lacan
Aprofundar-se na teoria psicanalítica em Freud e Lacan.
Conhecer e aprimorar a psicanálise enquanto prática clínica.
Apresentar aos pós-graduandos a formação em psicanálise naquilo que Lacan preconiza como uma Escola de psicanálise.

GRUPO DE ESTUDOS
Encontros mensais remotos com a turma e a coordenação do curso!

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Acesso a diversos cursos, nacionais e internacionais, com certificação universitária!

MÓDULO DE AMBIENTAÇÃO
Inicie seus estudos antes do período letivo da especialização!
A PÓS-GRADUAÇÃO
O curso será ministrado pelo Instituto de Ensino Superior em Psicologia e Educação (ESPE), uma das maiores instituições de ensino superior dedicadas ao ensino e à pesquisa da psicanálise no Brasil e certificado pela ESPD - Escola Superior de Pesquisa e Desenvolvimento, faculdade pertencente ao grupo ESPE.
METODOLOGIA DE ENSINO
Aulas expositivas presenciais com discussões teóricas e apresentações de casos clínicos. O curso está organizado de forma a problematizar questões concernentes à prática da clínica psicanalítica. As exposições teóricas devem responder às dificuldades contemporâneas do atendimento psicanalítico. Mesmo as aulas de epistemologia, nas quais são esperadas discussões mais aprofundadas a nível filosófico, estão traçadas para orientar o pós-graduando na compreensão de seu objeto de estudo que é o sujeito do inconsciente, sua escuta e as intervenções no campo da clínica.
Além das aulas presenciais, os alunos também contarão com aulas gravadas que estão nomeadas como EAD no calendário e disciplinas especiais, como:
a) Grupo de Estudos: Encontros mensais com a coordenação do curso e convidados para promover leituras e debates de importantes textos.
b) Módulo Internacional: Aulas ao vivo legendadas com psicanalistas de referência mundial, de diferentes escolas de psicanálise, com certificação internacional.
c) Disciplinas complementares: Acesso a diversas disciplinas complementares gravadas com grandes nomes da psicanálise.
FREQUÊNCIA
As aulas presenciais serão realizadas em Maceió (AL), Hotel Hilton (Rua Gaspar Ferrari, 175 - Ponta Verde), em média uma vez por mês, às sextas-feiras das 19:00 às 22:30 e aos sábados das 08:30 às 12:30 e das 13:30 às 17:30. O grupo de estudos acontecerá mensalmente, de forma online e interativa.
PERÍODO LETIVO
As aulas terão início no mês de abril/2026. Os interessados já podem realizar a pré-inscrição e aguardarem serem notificados. Em caso de aprovação no processo seletivo, o interessado poderá prosseguir com a matrícula.
Os alunos matriculados que optarem pelo plano antecipado de estudos, poderão iniciar sua especialização pelo Módulo de Ambientação, um dos grandes diferenciais do Instituto ESPE. Este módulo foi criado para que os(as) alunos(as) iniciem seus estudos antes do período letivo da especialização e entrem alinhados com os conteúdos teóricos da Psicanálise. Assim, ao iniciar o período letivo, a partir dessa base teórica, os alunos e alunas terão mais possibilidades de discutir e realizar trocas com os professores e professoras do instituto.
A função do Módulo é abranger os conceitos gerais da Psicanálise, estimular a pesquisa e escrita pré-período letivo para aproximá-los da teoria e do espaço de interlocução clínica. O(A) aluno(a) terá acesso a 30 horas/aulas sobre os conceitos fundamentais e a formação do analista com grandes referências da psicanálise, antes do início de suas aulas.
O Instituto ESPE possui mais de 4000 alunos em cursos de especialização, sendo a maior instituição de ensino superior dedicada ao ensino e à pesquisa da psicanálise no Brasil. Somos avaliados com nota máxima no Google, são mais de 200 comentários positivos disponíveis de alunos e ex-alunos. Estude com quem é referência!
Instituto ESPE
"O ESPE tem sido algo que foge de todas as minhas expectativas, na transmissão da Psicanálise, na dinâmica de interação com todos aqueles que apreciam a mesma, no compromisso do corpo de colaboradores da instituição, o que inclui necessariamente "pessoas vivas " que respondem outras também vivas sem automatismos, algo tão comum atualmente."
André Souza
"O ESPE trouxe um novo significado para a transmissão da psicanálise e tem sido uma experiência transformadora. O nível dos professores, a organização e o excelente conteúdo dos cursos tem sido um grande motivador para mim. Sou uma grande admiradora do trabalho e procuro aproveitar ao máximo os conteúdos."
Joseli Maria
"Experiência muitíssimo válida. O cuidado da instituição com os alunos é marcante. Além de um atendimento excelente da equipe de apoio, sempre nos são disponibilizadas as aulas introdutórias de cursos paralelos ao nosso. As intervenções e aulas extras dos professores foram excepcionais!"
Ana Maria Guerra
VAGAS AFIRMATIVAS
O Instituto ESPE lança um novo processo seletivo de bolsas de estudo para promover inclusão, diversidade e ampliar o acesso à formação psicanalítica. As oportunidades são destinadas a pessoas pretas, pardas, indígenas e a candidatos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Quer saber mais e participar? Confira o edital completo e faça sua inscrição até 31 de janeiro de 2026.
INVESTIMENTO
O investimento é de R$150,00 + 24 parcelas de R$515,28. Aproveite as condições especiais! São poucas vagas com benefícios exclusivos por tempo limitado.
MATRICULE-SE PARA A TURMA 2026
Preencha sua inscrição para garantir sua vaga em 2026.
Vagas limitadas!
CORPO DOCENTE

Vladmir Safatle
Psicanalista, Professor e Filósofo. Doutorado em Lieux et transformations de la philosophie pela Université de Paris. Mestre em Filosofia pela USP. Pesquisador no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no Brasil.
Docente da disciplina EAD - gravado.

Maria Rita Kehl
Psicanalista e escritora brasileira, foi integrante da Comissão Nacional da Verdade. Doutora em Psicanálise pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Autora de diversos livros e escreve artigos sobre temas como cultura, comportamento, literatura e psicanálise. Docente participante do Módulo de Ambientação (EAD).

Viviane Nunes
Psicanalista. Mestre e graduada em psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Coordenadora do Núcleo de Investigação "Coco de Roda" sobre psicanálise, crianças e adolescentes (NR CEREDA/Instituto de Psicanálise do Nordeste - IPSIN). Tem experiência na clínica com crianças, adolescentes e adultos e se interessa por psicanálise, cultura e saúde pública.

Ana Eliza Lima
Psicanalista e psicóloga. Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Especialista em Psicologia Clínica Infantil pelo Centro Universitário CESMAC e em Psicologia Jurídica pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário CESMAC. Atua como coordenadora de Pós-graduação no CESMAC e integra o Laboratório de Psicanálise, Clínica e Estudos Interculturais (ECLIPsi). É docente no ensino superior e em cursos de pós-graduação, além de pesquisadora nas áreas de psicanálise, infância, adolescência, clínica, instituições, violência, violência policial e topologia.

Isa Gontijo
Psicanalista. Mestre (2018) e Doutora (2023) em Psicologia (Estudos Psicananlíticos) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Integra a Nova Política da Juventude da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP-MG) e Associação Mundial de Psicanálise. Atua como clínica e supervisora em consultório particular.

Aline Karoline Melo
Psicanalista e Psicóloga. Graduada e Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Docente no curso de Psicologia da UNINASSAU - Aracaju. Atuação no SUS, SUAS, Clínica-dia e na Desinstitucionalização do Manicômio Judiciário de Alagoas.

José Augusto Rocha
Psicanalista. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (IESM). Psicólogo pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
.jpeg)
Ferdinando Zapparoli
Psicanalista. Pós-doutorado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. Doutor e Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Especialista em Teoria Psicanalítica. Especialista em Transtornos Globais do Desenvolvimento. .

Ana Suy Sesarino
Psicanalista. Doutora em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela UERJ, Mestre em Psicologia pela UFPR, Especialista em Psicologia Clínica - Abordagem Psicanalítica pela PUCPR. Graduada em Psicologia. Reside em Curitiba (PR).

Keilah Gerber
Psicanalista. Doutora em Estudos Psicanalíticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Especialista em Saúde Mental pela PUC Minas. Autora do livro Fazer-se um nome: pecado e reparação em Lacan (EDUFAL). Coordenadora local da Pós-graduação em Fundamentos da Psicanálise: Teoria e Clínica do Instituto ESPE.

Melissa Barboza
Psicanalista. Doutoranda em literatura pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (Atual). Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2020). Especialista em Saúde da Mulher pelo Programa de Residência Hospitalar Multiprofissional do Hospital das Clínicas/ Universidade Federal de Pernambuco- HC/UFPE (2018). Graduada em psicologia pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2016). Autora do livro O real resiste: a defesa neoliberal contra o Acontecimento-verdade. Professora do curso de psicologia da Universidade de Maceió - Unima/Afya.

David Moreno
Psicanalista. Professor no Departamento de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba. Doutor e Mestre em Estudos Psicanalíticos pela UFMG. Psicólogo (Univalle, Colômbia). Interesses: clínica psicanalítica, violências estruturais, decolonialidade e inconsciente.

Adalberto Duarte
Psicanalista e Psicólogo; Doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas; Professor da graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Antônio Teixeira
Psicanalista e psiquiatraem Psychanalyse pela Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis, Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais
membro EBP/AMP, professor titular da FAFICH/UFMG, autor, dentre outros livros, de Le savoir pathologique, Presses Uiversitaires de Rennes, 2020

Cleyton de Andrade
Psicanalista e Psicólogo; Membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise. Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da UFAL. Coordenador do ECLIPsi - Laboratório de Psicanálise, Clínica e Estudos Interculturais.

Marilda Piccolo
Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás, onde fez também graduação em Pedagogia. Licenciada em História pela Universidade Católica de Goiás. Especialista em Administração e Planejamento para Docentes (Universidade Luterana do Brasil); em Educação a Distância (Universidade Católica de Brasília) e em Psicopedagogia, pelo Portal Educação (EAD). Foi professora da Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS) nos cursos de Licenciatura

Christian Dunker
(Conferencista convidado)
Psicanalista, Doutor e Mestre em Psicologia Experimental pela USP (Universidade de São Paulo) com pós-doutorado na Manchester Metropolitan University. Docente da disciplina EAD de Introdução à Psicopatologia.
Docente da disciplina EAD.

Gilson Iannini
Psicanalista membro da EBP/AMP. Professor da UFMG. Editor da coleção Obras incompletas de Sigmund Freud. Autor de Freud no século XXI (ed. Autêntica) e co-autor, com Christian Dunker, de Ciência pouca é bobagem (Ed. Ubu).

Vitor Burgo
Psicanalista. Especialista em Escrita e Criação (UNIFOR), Mestre em Direitos Humanos (FDV), Doutor em Ciências Jurídicas pela Universidade de São Paulo (USP).

Samuel Nantes
Psicanalista. Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). É especialista em Assistência Social e Saúde Pública, bem como em Psicologia Jurídica. Atuou como técnico de referência da Proteção Social Especial no âmbito do SUAS e como pesquisador na Secretaria Estadual de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SETHAS). Tem interesse pelas áreas de Teoria e Clínica Psicanalítica, Psicanálise e Política, Psicanálise e Filosofia Social Crítica, Saúde Mental, Psicologia e Assistência Social, Proteção Social Especial e Psicologia em interface com o sistema de justiça.

Marco Leite
Psicanalista. Doutorando em Psicanálise pela UVA. Mestre em Psicologia pela UEM. Graduado em Psicologia pela UEL. Autor dos livros "Ainda há Amor?", "Psicanálise nas redes", "Psicanálise Clínica: primeiros passos" e "Psicanálise: formação, tratamento e cura". Reside em Londrina (PR). Coordenador geral da Pós-graduação em Fundamentos da Psicanálise do Instituto ESPE.

Emmerson Correia
Psicanalista, mestre e graduado em Psicologia (UFAL). Membro do ECLIPsi - Laboratório de Psicanálise, Clínica e Estudos Interculturais. Realiza pesquisas a partir da teoria e clínica psicanalítica (Freud e Lacan) e suas articulações com Literatura, Filosofia, Estética e Política. Possui experiência em Saúde Pública e clínica psicanalítica.

Aline Accioly
Psicanalista. Doutora em Estudos Psicanalíticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Psicologia Aplicada pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU/MG). Membro da Hæresis Associação de Psicanálise (UDIA/MG). Autora do livro: Psicopatologia Psicanalítica: a partir de quando se está louco? (Editora Scriptum).

Josiane Orvatich
Psicanalista, supervisora clínica e escritora. Doutoranda em Filosofia (PUCPR). Mestre em Filosofia (PUCPR). Graduada em Filosofia (PUCPR) e Psicologia (UFPR). Especialista em Psicologia (PUCPR). Coordenadora local da Pós-graduação em Fundamentos da Psicanálise: Teoria e Clínica, turma de Curitiba, do Instituto ESPE. Diretora de publicações da Editora Sinthoma.
COORDENAÇÃO

Keilah Gerber
Psicanalista. Doutora em Estudos Psicanalíticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Especialista em Saúde Mental pela PUC Minas. Autora do livro Fazer-se um nome: pecado e reparação em Lacan (EDUFAL). Coordenadora local da Pós-graduação em Fundamentos da Psicanálise: Teoria e Clínica do Instituto ESPE.
